quinta-feira, novembro 03, 2022

Conclusões

Em Agosto, aquando do sorteio da liga dos campeões, fiz as minhas habituais previsões quanto ao desfecho dos grupos quanto a quem passava aos oitavos de final e quem ficava pelo caminho.
É agora tempo de conferir os acertos e os erros.
No grupo A previ a passagem de Liverpool e depois de Ajax ou Nápoles. Confirmou-se com a passagem de ingleses e italianos.
No grupo B acertei no apuramento do Porto mas falhei rotundamente quanto ao Brugges que destinava ao último lugar e acabou por ser segundo. Acertei parcialmente ao referir que o Atlético de Madrid estava mais fraco do que em anos anteriores mas não supunha que a fraqueza lhe destinasse o último lugar do grupo.
No grupo C referi uma disputa que era suposto ser fantástica entre Bayern, Barcelona e Inter mas acabou por não ser tão fantástica assim porque Bayern (como era óbvio) apurou-se e foi acompanhado pelo Inter enquanto o Barcelona caiu para a Liga Europa depois de uma paupérrima fase de grupos.
No grupo D acertei ao prever que ia ser muito disputado e que o Marselha seria o menos favorito ao apuramento embora pudesse surpreender. A verdade é que foi um grupo disputadissimo até ao ultimo minnuto com qualquer uma das equipas a poder apurar-se , cair para a Liga Europa ou ser afastada das competições europeias. O Tottenham e o Eintracht foram os mais competentes mas o Sporting só se pode queixar de si próprio e, vá lá, do árbitro do último jogo. Mas aquele hara quiri de Marselha saiu muito caro.
No grupo E previ, também não era difícil, que Milan e Chelsea passariam e isso veio a acontecer.
No grupo F outra previsão acertada com Real Madrid e Leipzig a apurarem-se sem dificuldade.
No grupo G a previsão, fácil, de que Manchester City venceria o grupo e depois o apuramento seria discutido entre Dortmund e Sevilha. Veio a tocar aos alemães com maior facilidade que o suposto.
O grupo H, finalmente, onde a previsão apenas acertou em cheio no previsível último lugar do Maccabi Haifa. Previra que PSG e Juventus ficariam com os dois primeiros lugares e que o Benfica talvez pudesse discutir o segundo com os italianos mas que seria difícil. A verdade foi outra.
O PSG de facto apurou-se mas em segundo do grupo e não vencendo-o como me parecia óbvio em Agosto. O Benfica não discutiu o segundo lugar com a Juve mas sim o primeiro com o PSG e com tal sucesso que ganhou o grupo. A Juventus acabou por cair para a Liga Europa.
Em suma um conjunto de previsões com uma muito razoável dose de acertos mas também alguns falhanços de que os respeitantes ao Brugges e ao Benfica serão os mais notórios.
Mas é o risco de ter opinião antes.
Porque comentar depois não custa nada.
Depois Falamos.

Sem comentários: