Embora gostasse de ver as transmissões da NBA (mas também quem não gostar de basquetebol aquele nível não gosta de desporto!) não ligava positivamente nenhuma ás provas nacionais nem nunca a prática da modalidade me tinha atraído nos meus tempos de juventude.
As minhas modalidades eram o futebol e o andebol.
A primeira porque quase todos os jovens gostam dela e a segunda pela forte tradição que tem em Guimarães e pelo facto de na minha juventude frequentar meios a ela muito ligados.
Foi, aliás, a única modalidade que joguei enquanto atleta federado.
A minha primeira ligação ao basquetebol, e muito esporádica, foi na fundação do BCG de que cheguei a fazer parte do primeiro conselho fiscal.
Mas não era a minha "praia" decididamente.
Só em 2008 voltei a "olhar" para o basquetebol com a alegria e o deslumbramento de ver o Vitória (que tinha, e bem, "absorvido" o BCG) vencer a taça de Portugal frente ao F.C.Porto, então uma potência na modalidade, enquanto a equipa vitoriana estava na II divisão!
Não há coincidências nem acasos no basquetebol.
É uma modalidade onde ganha quem joga melhor e uma equipa da II divisão ganhar ao FCP uma final revelava um trabalho extraordinário de preparação da equipa e de mentalização dos jogadores.
De lá para cá nunca mais perdi o basquetebol do Vitória de vista.
E habituei-me a apreciar e valorar o magnifico trabalho do Fernando Sá ( a quem chamo de há muito o Mourinho do basquetebol) construindo e reconstruindo equipas, sem orçamentos comparáveis ao dos adversários, sempre com um discurso mobilizador e uma qualidade de treino e de direcção da equipa que não tem paralelo em Portugal.
Assim se explica, a titulo de exemplo, que nos três últimos encontros com o Benfica (clube hegemónico na actualidade do basquetebol) o Vitória tenha ganhos dois de forma clarissima.
A final da taça de Portugal e o jogo da primeira volta do actual campeonato em que esteve sempre á frente do marcador de principio a fim.
Perdeu a final da supertaça, por quatro pontos, mas com uma exibição magnifica de garra e pundonor que levou a equipa a entrar no ultimo período a vinte pontos do adversário e a pouco segundos do fim perdia apenas por dois pontos (uma posse de bola) e quase conseguia vencer.
Mas é justo, para além de Fernando Sá e dos jogadores como é evidente, destacar outras pessoas que trabalham diariamente para que o basquetebol vitoriano seja um sucesso.
António Lourenço, Pedro Guerreiro e Fernando Monteiro (entre outros que trabalham num anonimato ainda maior)são um trio de responsáveis a quem o clube muito deve por todos estes sucessos que o basquetebol tem trazido ao Vitória e que promete continuar a trazer.
Esta época o Vitória está a fazer uma excelente liga alternando o comando da mesma com o Benfica cujo orçamento para a modalidade é cerca de vinte vezes superior!
Ganhá-la é muitíssimo difícil para não dizer impossível.
Mas há uma coisa que seremos certamente.
Campeões no querer, na ambição, na garra, no respeito pela camisola.
E se ficarmos em segundo lugar, e portanto vice campeões, seremos os verdadeiros campeões da realidade do basquetebol português que não comporta megalomanias orçamentais em casa superior ao milhão de euros como o do nosso principal adversário.
Hoje sou um entusiasta da modalidade.
Graças ao basquetebol do Vitória.
Depois Falamos
2 comentários:
Se há exemplo de profissionalismo, vontade de ganhar, vestir orgulhosamente as cores do Vitoria é, o Basquete.
No último jogo frente ao Maia não existe palavras para descrever o que passou. ( no site da F.P.B está lá o jogo se alguém quer rever ).
Sendo eu um ex atleta da modalidade é com espanto que vejo uma equipe entrar em campo ... Descontraída, a sorrirem, a camaradagem entre atletas e equipa técnica, uma verdadeira união já comentada por muitos apreciadores da modalidade por todo país.
O Vitoria conquistou a presença na Taça da Liga, vai a fase final da Taça de Portugal em Fafe!, não perder, e está a fazer um campeonato de luxo!
Vamos todos apoiar o que de mais bonito o Vitoria nos oferece! Força Vitoria!
Pedro Coelho
Caro Pedro Coelho:
É um grupo de trabalho que reflecte aqueles que devem ser alguns dos grandes valores do Vitória.
Enviar um comentário