terça-feira, janeiro 15, 2013

Rali de Portugal (2)


Volto ao tema Rali de Portugal (ex TAP e ex Vinho do Porto) para falar brevemente sobre os carros que nele vi e que mais me impressionaram ao longo desses anos em que fui espectador ao vivo da prova considerada nesse tempo a "melhor do mundo".
Depois ainda escreverei um terceiro texto sobre os pilotos fica já o aviso.
Vamos aos carros.
Sendo certo que estou muitíssimo longe de ser um especialista na matéria, e muito menos nas diversas categorias em que se dividiam os automóveis em competição, diz-me a memória (todos estes textos são escritos sem recurso a qualquer tipo de "cábula") que as principais máquinas competiam no chamado grupo 4 e depois existiam as cilindradas mais baixas que competiam para classificações próprias.
Nesses carros de topo (ainda não existiam os grupo B que eram autênticos Fórmula 1 dos ralis)qual foi aquele que mais me impressionou?
Os Fiar Abarth ? Os Ford Escort? Os gigantescos Mercedes SL 450? os Lancia Delta Integrale? Os Peugeot 205 ? Os Lancia rally 037? Os Talbot Lotus?
Todos eles.
Mas os meus preferidos eram mesmo os que ilustram este post.
o Lancia Stratos e o Audi Quattro.
O Lancia Stratos era um autêntico monstro das estradas.
Pelo aspecto,pela potência, pela força e pelo som do motor que á distância já infundia respeito.
Conduzido por Sandro Munari vi-o fazer grandes classificativas em asfalto onde era praticamente imbatível.
Já nas de terra as coisas mudavam de figura.
E o Audi Quattro.
Que com o sistema inovador da tracção ás quatro rodas revolucionou por completo o mundo dos ralis de que se tornou primeira figura durante alguns anos.
Fez a sua estreia, extra competição, num rali do Algarve e fascinou de imediato todos os espectadores pelas inovações técnicas de que era portador.
Lembro-me bem de algumas classificativas em que ele conduzido por Walter Rorhl e Michele Mouton parecia voar sobre a terra em comparação com os seus concorrentes.
Bons tempos...
Depois Falamos

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