O jogo de hoje, visto a partir do sofá graças a uma gripe "amiga", suscitou-me algumas interrogações sobre aspectos diversos da equipa do Vitória.
Que são apenas interrogações e não qualquer tipo de crítica às opções do treinador Rui Borges.
E as interrogações são estas:
1) Percebo que com Bruno Varela titular na liga e na na liga conferência "sobre" para Charles a Taça de Portugal. Até aí percebo. Mas não percebo que um guarda redes entre em campo com uma máscara de protecção como se não houvesse mais ninguém para a posição. Se sofreu um traumatismo que o obrigou a recorrer à máscara parece-me que faria mais sentido ficar de fora a recuperar em vez de correr o risco de agravar o problema. Já para nem falar do estorvo que deve ser jogar com aquilo na cara.
2) Marco Cruz, vindo do Sporting B, continua ausente de todas as convocatórias em todas as competições desde o já longinquo dia 21 de Agosto. Jogou um minuto face ao Floriana em Malta, ainda em Julho, e depois disso foi 5 vezes para o banco sem nunca ser utilizado. Nem na equipa A nem na equipa B ao menos para ter competição. Sendo um médio ala esquerdino e sabendo-se que é um sector em que estamos carentes é estranha esta falta de oportunidades. Ou estranho será ter sido contratado?
3) Bruno Gaspar foi titular, Alberto Baio e Miguel Maga estiveram no banco. Não serão laterais direitos a mais para um jogo? Quando, ainda por cima, Zé Carlos foi titular e também ele faz bem o lugar de lateral direito como provou na época passada.
4) Face a uma crise goleadora evidente nos nosso pontas de lança Nélson Oliveira (4 golos em 23 jogos) e Jesus Ramirez (1 golo em 24 jogos) não seria de dar mais tempo de jogo a José Bica que é um jovem com talento a precisar de minutos? Ou então dar oportunidade aos dois para jogarem simultaneamente para ver se a alteração táctica traz golos em vez de se repetir jogo após jogo a troca de um por outro sem resultados visíveis?
5) A época é longa e começou cedo por causa das pré qualificações da Liga Conferência, o Vitória está em três frentes, as soluções nalgumas posições são escassas como é por demais evidente. Não seria de um agora e outro depois ir chamando alguns jovens talentos da equipa B e dos sub 19 como Rodrigo Duarte, Diogo Sousa ou Miguel Nogueira por exemplo. Para ficarem no banco e irem a jogo se fosse conveniente de forma a irem-se integrando na primeira equipa?
Em suma algumas interrogaçõe suscitadas pelo jogo de hoje e pelo que tem sido as últimas semanas do Vitória nas várias competições em que está envolvido.
Depois Falamos.