Não me vou estar a repetir, porque já não vale a pena, mas quero precisar as razões pelas quais me parece um "drama" se ela não se mantiver na II liga para a qual foi projectada e onde melhor pode servir os interesses globais do clube.
Sem precisar de pensar muito, de tão óbvio que é, adiantarei uma dúzia de razões pelas quais seria melhor que esse "drama" não se verificasse:
1) A II B é uma divisão menos profissional. Estádios,árbitros,balneários são piores que na II liga. Atrasa a integração dos jovens nas divisões profissionais.
2) O futebol da II B é diferente da II liga e muitisisimo diferente do praticado na divisão principal. Em bom rigor torna muito mais difícil a ascensão de um jovem á equipa principal.
3)É muito mais difícil subir da II B á II liga do que manter-se. Para ficar basta classificar-se nos primeiros 19 lugares. Para subir tem de ser o primeiro na série e depois ficar nos dois primeiros do play off.
4)Para jogar com sucesso na II B são precisos jogadores experientes, matreiros com hábitos dessa divisão. Prejudica o projecto desportivo conforme idealizado e roubam espaço aos jovens talentos da nossa formação.
5)Uma equipa a jogar na II B é muito menos atractiva do que na II liga. E isso pode dificultar a captação de jovens talentos para o clube que actualmente vêem na nossa equipa B uma porta aberta para a A. Ou pensam que o Hernâni, por exemplo, preferiu o Vitória ao Braga por qualquer outra razão?
6) A descida de divisão vai significar um enorme passo atrás para muitos dos nossos actuais jogadores que ainda não subirão na próxima época á equipa A. De estarem á porta do topo passarão para o "inferno" de uma II B.
7) Com a equipa B na II B não vai ser nada fácil convencer jogadores da A a irem lá jogar quando for preciso. Nem que seja para adquirirem a melhor forma. É ,aí sim, uma despromoção tremenda.
8) A II B tem muito menos visibilidade que a II Liga. Não há hipótese de negociar qualquer receita de televisão e torna-se muito mais difícil a obtenção de patrocínios para a equipa.
9) A jogar na II B é muito difícil que um jovem esteja preparado para a qualquer momento jogar pela A como aconteceu esta época,até agora, a uma dúzia deles. Ou seja, a A perde o "air bag" que lhe pode ter salvo a vida este ano.
10)Jogando na II B os jovens terão menos visibilidade e por isso terão menos oportunidades de jogarem nas selecções nacionais e consequentemente valorizarem-se e valorizarem os activos do clube.
11) Num clube com as dificuldades financeiras do nosso uma descida de divisão tornará os jovens talentos mais permeáveis aos "cantos de sereia" que já hoje os perseguem por todo o lado. O argumento será sempre que eles são demasiado bons para jogarem numa II B. E são!
12) Com a equipa B na II B o clube perde dimensão competitiva face aos outros clubes que possuem equipas B na II liga o que significa que alguns "fossos" se vão alargar.
Creio que são razões suficientes, embora haja mais, para que se faça tudo o que seja possível para evitar a descida de divisão.
E esse esforço não só ainda é possível como depende apenas da gestão desportiva que se faça do grupo de jogadores ao serviço do Vitória Sport Clube.
Nunca como agora foi tão decisivo afirmar a importância da "floresta" como um todo em detrimento da valia individual de cada "árvore".
Depois Falamos
P.S. Há uma outra razão, (quase) só sentimental, para desejar que se faça tudo pela manutenção da B.
É que é uma vergonha uma equipa do Vitória descer!
Seja em futebol, basquetebol,voleibol,pólo aquático, ténis de mesa, natação, kickboxing, atletismo,ciclismo, judo, boxe ou futebol de praia.