domingo, junho 16, 2024

Intrujice

Há nas redes sociais, servindo interesses que nada tem de claros nem de positivos, uma indústria da intrujice cada vez mais sofisticada e portanto cada vez mais perigosa pela facilidade com que induz as pessoas em erro.
Estas duas imagens são demonstrativas disso.
Nelas aparecem as fotografias de duas personalidades bem conhecidas como o são Ricardo Costa, director da SIC e imão do ex primeiro ministro António Costa, e Rita Matias deputada do Chega acompanhadas por frases que lhes são atribuídas.
Mas que são falsas.
Porque pese embora o requinte com que criam a confusão, misturando situações e frases que poderiam ser deles com outras que nunca seriam, a verdade é que são falsas e não passam de abomináveis produtos dessa indústria da intrujice que se desenvolve cada vez mais sem que pareça possível travá-la e menos ainda por-lhe cobro.
Qual o objectivo?
Desde logo ridicularizar as duas personalidades, criar polémica em seu torno, fomentar antipatias aos que não a tinham e reforçar a daqueles que por qualquer razão já não gostavam deles.
Mas não é dificil perceber que o objectivo é mais vasto e passa por descredibilizar a comunicação social e a política , já de si tão fragilizadas, fazendo passar a ideia de que nada nem ninguém se aproveita e que ambas são uma bandalheira sem fim.
Neste caso as vitimas são Ricardo Costa e Rita Matias.
Mas já houve outros e seguramente outros haverá.
O mundo está mesmo perigoso.
Depois Falamos.

Sem comentários: