terça-feira, maio 21, 2024

Diferença

São muitas e grandes as diferenças entre os partidos com representação parlamentar que concorrem às eleições europeias do próximo dia 9 de Junho.
Que vão da direita radical representada pelo Chega até á extrema esquerda do BE e do Livre, passando pela esquerda radical da CDU, pelo esquerda do PS, o centro da AD e a direita liberal da Iniciativa Liberal.
Mas para lá de todas a diferenças políticas e ideológicas há uma outra diferença, do meu ponto de vista reprovável mas eles lá sabem, que deixa sete candidaturas de um lado e uma sozinha do outro.
Que são as peças de campanha, especialmente os outdoors pela importância de que se revestem, usados pelas diferentes candidaturas.
Nas candidaturas da AD, PS, IL, BE, Livre, CDU e PAN aparecem os respectivos cabeças de lista e por isso lá vemos Sebastião Bugalho, Marta Temido, Cotrim de Figueiredo, Catarina Martins, Francisco Paupério, João Oliveira e Pedro Marques enquanto na candidatura do Chega aparece o líder André Ventura e não o cabeça de lista Tânger Correia.
O que pode induzir muitos eleitores em erro porque votando no Chega, isso não muda, pensam que estão a votar em André Ventura quando na verdade estão a votar em Tânger Correia.
Cada partido usa as estratégias e as tácticas eleitorais que muito bem entende, isso já se sabe, mas dentro do principio lógico de que as campanhas são para esclarecer os eleitores e não para os confundir  deviam evitar-se manobras como esta que não prestigiam nem os partidos que as usam nem as campanhas em que participam e ainda podem ser vistas como uma falta de respeito pelos eleitores.
Depois Falamos.

Nota: Claro que no que falta de campanha ainda podem aparecer outdoors com o cabeça de lista do Chega. Será desejável que asism suceda mas isso não invalida o que está escrito sobre o que se tem passado até ao momento.

Sem comentários: