segunda-feira, dezembro 07, 2020

Acessível

A FIFA sorteou hoje os grupos de apuramento para o Mundial do Catar de 2022.
Com os jogos dos dez grupos a serem disputados entre Março e Novembro de 2021 apuram-se os vencedores de cada grupo havendo depois um play off entre os dez segundos classificados mais duas equipas oriundas dos vencedores de grupos da liga das nações que não tenham obtido apuramento vencendo grupos de qualificação  ou apurando-se para os play off para apuramento das restantes equipas da quota europeia que contempla treze selecções.
E registe-se desde ja o esforço a que os jogadores vão ser sujeitos , pelo menos os das selecções de topo, que em 2021 para lá das competições nacionais e europeias de clubes tem ainda os jogos de apuramento para o Mundial, a fase final do Europeu de 2020 entre 11 de Junho e 11 de Julho e no caso de quatro selecções a final da Liga das Nações lá para o Outono.
A ganância que anda em volta do futebol, de confederações a federações passando por patrocinadores e clubes, está a esticar a corda dos limites da resistência humana a limites perigosos porque os jogadores tem de fazer cada vez mais jogos por época com o consequente encurtamento dos períodos de repouso e o aumentar exponcial do risco de lesões e coisas piores.
Quanto ao sorteio de hoje em que Portugal foi cabeça de série há que dizer que em teoria foi bastante benéfico para a legítima ambição de o nosso país vir a esta rpresente no Catar.
A Sérvia é uma selecção com bons jogadores mas má equipa e com a qual Portugal tem um saldo positivo como ainda recentemente se viu na fase de apuramento para o Europeu de 2020.
A República da Irlanda não é adversário que inspire qualque temor, embora mereça respeito como qualquer outra. e Portugal bastará estar ao seu nível para não ter problemas nos dois jogos.
O Luxemburgo, que já não é tão fácil como anos atrás, está a anos luz de Portugal e serão jogos em que não havendo  facilidades ou excessos de confiança serão triunfos garantidos.
Finalmente o Azerbaijão, que por alguma razão estava no pote cinco, terá como maior das dificuldades uma longa viagem d emais de seis mil quilómetros para cada lado com o desgaste que isso sempre provoca em jogadores que por natureza já andam sobrecarregados de viagens.
Vamos ver também quais serão as datas dos jogos porque implicarão condicionantes várias, nomeadamente climatéricas e de desgaste dos jogadores para aqueles que se realizarem na fase final da presente temporada, que poderão aqui ou ali aumentar o grau de dificuldade deste ou daquele jogo.
Mas à partida foi um bom sorteio para Portugal.
Os jogos confirmarão, assim se espera, essa avaliação.
Depois Falamos.

Sem comentários: