Este inquérito da Intrapolls assente em votações on line tem algumas curiosidades mas não pode evidentemente ser olhado num quadro de grande rigor porque corresponde a um amostra bastante reduzida e sem grande tratamento cientifico.
Mas de alguma forma traduz, com as devidas cautelas de análise, como votariam os eleitores portugueses dos diversos partidos se votassem nas recentes eleições americanas.
E assim se constatam algumas coisas curiosas.
Eleitores do PSD de forma clara, e do PS, BE e Livre de forma esmagadora votariam Kamala Harris o que não constitui surpresa.
Eleitores do Chega na quase totalidade e do CDS numa grande maioria em Donald Trump o que também não é surpresa nenhuma.
Na Iniciativa Liberal parece existir uma certa indecisão mas há uma tendência pró Trump.
Na CDU quase 80% não votariam nem num nem noutro o que parece significar que para os eleitores dessa força política Harris e Trump são a mesma coisa.
No PAN metade votaria Kamala e a outra metade em nenhum deles o que também é um bom retrato desse partido.
Finalmente há 40% de indecisos o que também não admira face ao desinteresse que há neste país face ao que s epassa no resto do mundo em termos políticos.
Votações curiosas que mesmo olhadas com todas as cautelas atrás referidas não devem andar muito longe do que seria a realidade de uma votação dos eleitores portugueses nas eleições dos EUA.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário