quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Enzo

Há que dizer sem qualquer reserva que o Benfica fez um extraordinário negócio.
Vender por 121 milhões de euros um jogador que não vale metade e que no passado Verão tinha comprado por dez é algo de quase único nos anais do futebol e que marca pela positiva o mandato de Rui Costa.
Porque em bom rigor quem é futebolisticamente Enzo Fernandez?
Na Argentina era um jovem prometedor que o Benfica comprou , sabe-se agora, baratíssimo e que na Luz fez três meses e tal de boas exibições e demonstrando uma inegável qualidade e assumindo uma certa liderança do meio campo benfiquista.
Foi entre Agosto e Novembro.
Porque o Enzo que veio do Mundial pouco mais fez do que banalidades.
No Mundial esteve em excelente plano, foi campeão do mundo como titular da Argentina e até eleito pela FIFA o melhor jogador jovem do torneio mas manda a verdade que se diga que lá apenas teve dois ou três jogos  cujo nível médio de dificuldade é equiparável ou até superior à realidade que vai encontrar na Liga inglesa onde a competitividade é inigualável.
E já se sabe que na Liga portuguesa qualquer jogador do Benfica, Porto ou Sporting que tenha um mínimo de qualidade brilha. Nos relvados e/ou nas páginas dos jornais afetos a esses clubes e nos bem mandados cartilheiros dos programas televisivos.
Foi um grande negócio repito.
Na vertente financeira, antes de mais, mas também na defesa do grupo de trabalho.
Porque se livraram de uma maçã podre que veio do Mundial com o único objectivo de sair do clube o mais depressa possível.
E isso foi patente na brutal queda do nível exibicional e na rábula do fim de ano na Argentina que um golo a uma equipa da terceira divisão e um hipócrita bater no peito foi encenação bastante para alguns benfiquistas( incluindo treinador e estrutura do clube) tudo lhe perdoarem e considerarem que o assunto estava resolvido e o jogador de alma e coração na equipa.
Santa ingenuidade.
Viu-se agora que estava tão solidário com o clube que fez dele gente e com os os colegas que tanto o ajudaram que recusou a possibilidade de assinando pelo Chelsea fica no Benfica até final da época ajudando o clube na luta pelos seus objectivos.
Vai agora para outra realidade.
Um nível competitivo brutal, uma exigência profissional elevada, adeptos que exigem o máximo e não vão em fitas.
E agora se perceberá em termos definitivos que jogador Enzo Fernandez é.
Se aquele pelo qual o Benfica pagou dez milhões se aquele que vendeu por 121.
Seguramente haverá um ponto de encontro entre ambos.
Veremos de qual está mais perto.
Depois Falamos.

Sem comentários: