Uma interessante viagem esta que Jaime Nogueira Pinto proporciona pela vida cruzada de cinco ditadores europeus com papel relevante nos seus países, naturalmente, mas também na História da Europa entre o inicio do século e o fim das respectivas ditaduras.
É a narrativa das vidas pessoais e políticas de cada um, a forma como chegaram ao poder e o mantiveram, os fins de vida e dos regimes que tão profundamente marcaram.
Tem também algumas curiosidades.
Achei especialmente interessante, até porque dela nunca tinha ouvido falar, a curiosidade de Hitler e Estaline terem residido em Viena simultaneamente ,e durante alguns meses, pouco antes do começo da Guerra de 14-18.
Mas tem também outros pontos curiosos.
Como o dos ditadores ibérico terem morrido no poder (pelo menos Salazar achava que ainda era presidente do conselho), de Franco ter sido o único que viu respeitado o sucessor que designou (o rei Juan Carlos) , de Estaline ter morrido abandonado por todos e com grandes responsabilidades dos que lhe eram próximos enquanto Hitler e Mussolini tiveram mortes violentas e em volta das quais continua a haver muita especulação.
Estaline era o mais velho dos cinco e Franco o mais novo enquanto Hitler e Salazar eram da mesma idade e mais novos que Mussolini.
Hitler e Mussolini morreram no mesmo ano(1945), Estaline oito anos depois em 1953, enquanto Salazar em 1970 e Franco em 1975 foram os últimos a morrer com a curiosidade de o espanhol sendo o mais novo de todos e o último a chegar ao poder foi também o último a deixa-lo.
Talvez o mais interessante do livro seja, porém, o percebermos que a forma como conquistaram o poder e o mantiveram ao longo de muito tempo revelou princípios e ideias que inspiraram gerações e gerações que lhes sucederam e ainda hoje povoam alguns dos piores pesadelos das sociedades democráticas.
Em suma um livro muito interessante.
Depois Falamos.
2 comentários:
Já dei uma vista de olhos. Estudá-lo mais tarde. É um mostra da história da Europa do séc. XX -a interacção democracias ditaduras.
Cara il:
Isso mesmo
Enviar um comentário