O titulo deste post não se refere aquelas atracções de feira conhecidas por este nome ou sequer a um dos livros de Enid Blyton da série "OS Famosos Cinco" que os da minha idade liam na infância com deleite.
Refere-se mesmo ao panorama ferroviário deste país.
Que passou 150 anos a construir linhas férreas e a levar o comboio a todo o país e os últimos trinta a destruir criminosamente(sem aspas) tudo que tinha feito.
Os governos da democracia,com efeito, tiveram como única preocupação as linhas de Sintra,de Cascais,do Norte e pouco mais deixando quase ao abandono ou encerrando muitas das outras.
Sempre com as nunca cumpridas promessas ás populações de bons transportes rodoviários alternativos e a não perda de acessibilidades e mobilidade.
Falso.
E a desertificação do interior, nomeadamente do interior norte,tem tudo a ver com a perda das linhas de comboio, das ligações centenárias ao litoral, de um serviço público ferroviário indispensável.
O comboio é hoje o meio de transporte mais seguro, mais ecológico, mais racional em termos de economia.
Por isso países que não são governados por cérebros idênticos aos que nos governaram nos últimos 30 anos continuam a apostar no transporte ferroviário,na construção e modernização de linhas férreas.
Por cá foi (é ?) a loucura do TGV.
Custos custos, sem proveito para a esmagadora maioria dos portugueses, dariam para modernizar toda a ferrovia nacional e reabrir linhas encerradas cuja falta é bem sentida pelas populações.
Espanta-me,sinceramente, que se tenham encerrado linhas com o argumento de que são deficitárias( mas o serviço público também não é para dar lucro) e é necessário racionalizar os custos da CP.
Outra mentira imensa.
Porque nos últimos 30 anos fecharam-se muitas linhas (como a da foto que ligava Amarante ao Arco de Baúlhe)e a CP cada vez dá mais prejuízo.
Pode até dizer-se,com ironia,que quantas mais linhas a CP fechou mais prejuízo deu.
Creio que no dia, lá chegaremos, em que ex governantes venham a ser chamados á responsabilidade por decisões que contribuíram para o estado do país não devem ser esquecidos aquele que no governo(e na CP) deram decisivo contributo para que Portugal seja cada vez mais um país de comboios fantasma.
Depois Falamos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
é bom ser politico em Portugal
http://aeiou.expresso.pt/veja-os-rendimentos-de-15-politicos-portugueses-antes-e-depois-de-passarem-pelo-governo-grafico-animado=f680329
Engraçado Cirilo que quando é para falar na crise são os ultimos 6 anos, sendo que os culpados sao mesmo os dos ultimos 37 anos, para falar na questao da extinçao das linhas ferroviarias, onde neste caso só houve um culpado, voltas a falar nos ultimos 30 anos.
O unico culpado desta extinçao só tem um nome: o mestre do Betão, Cavaco Silva, e isso meu caro nao podes negar.
Caro Ricardo:
Já vi.
É absolutamente espantosa a forma como enriqueceram rapidamente.
E também,já agora, o que alguns recebem em empresas públicas ou semi públicas.
Caro Alexandre:
Não é bem assim.
Porque as razões próximas desta crise são os seis anos de Sócrates mas há outras razões que já vem do tempo de Guterres.
Quanto aos comboios é evidente que os governos de Cavaco Silva tiveram muitas responsabilidades no encerramento de vias férreas.
Como tiveram os anteriores e alguns posteriores.
Creio que esse erro monstruoso começou no tempo do bloco central aó por volta de 1983.
caro Luís cirilo enviei-lhe um emai sobre os transportes ferreos, não dá minha autoria mas do dr garcia Pereira, espero q leia no seu email
http://www.tvi24.iol.pt/empresas/ascendi-estradas-de-portugal-portagens-mota-engil-trafego-agencia-financeira/1288008-1728.html
e
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/5315435.html
com estes dois poupavamos muitos mil milhões.
Caro Ricardo:
Já li. E estou de acordo em muita coisa.
Pois poupavamos.
Se poupavamos...
enquanto a corja do ps e do psd estiverem no poder, nós estamos entregues á bicharada.
Caro Ricardo:
Convem recordar que essa "corja" não chegou ao poder por ter caido do céu.
Foi pelo voto livre e democrático dos portugueses.
Que nunca deram a vitória eleitoral a outro partido que não esses dois. E não foi por não existirem mais...
Comboio fantasma, é o "nosso", caro Luis Cirilo.
Apesar de nova estação, remodelação da linha, novas composições e mais algo de bom, uma viagem até S.Bento, demora quase 1.30 h...
o hitler tb foi eleito...
Caro Anónimo:
Estou de acordo. Para essa viagem tudo que sejam mais de 45 m é um exagero.
E todos ganhavam, a começar pela CP,com viagens mais rapidas.
Caro Ricardo:
Já ouvi dizer.
Enviar um comentário