domingo, abril 15, 2012

Novo Ciclo



Publiquei este artigo na edição desta semana do jornal "Povo de Guimarães"

O Vitória inicia esta semana um novo ciclo numa história rica de 90 anos prestes a completarem-se.
Fruto de um acto eleitoral clarificador, mais nos resultados do que nas alternativas expostas aos associados por falta de comparência de uma das candidaturas aos debates democraticamente consagrados em qualquer eleição, a nova direcção do clube inicia o mandato mais complexo a que alguma vez uns órgãos sociais foram expostos.
Desde logo pela situação financeira do clube.
Um passivo que não para de crescer, atrasos salariais nunca vistos até então, decréscimo acentuado de receitas associativas e de publicidade.
Mas também por uma permanente instabilidade associativa consubstanciada em assembleias gerais polémicas, no “abandono” gradual das bancadas do nosso estádio e pavilhão, pelo não pagamento de quotizações por parte de muitos associados.
Se a isto juntarmos uma quase tradicional irregularidade desportiva, no futebol e nas modalidades, em que as “viagens “ entre 8 e 80 são cada vez mais frequentes então perceber-se-á a dificuldade de que se vai revestir este início de mandato.
Há que pagar dividas.
Renegociar o passivo.
Constituir a SAD.
Formar equipas competitivas à altura do que é tradicional no Vitória.
Unir os sócios e trazê-los de volta aos nossos espaços de competição.
É um desafio imenso que só poderá ser vencido com uma enorme entreajuda entre associados, órgãos sociais, funcionários, atletas e técnicos para que do esforço comum resulte um Vitória mais forte, mais competitivo e mais respeitado por todas as instâncias desportivas e não só.
E depois há os outros desafios:
Assumir uma luta sem quartel pela verdade desportiva nas competições, pela isenção no tratamento de que somos alvo perante outros agentes desportivos, na exigência de direitos e deveres iguais para todos os participantes nos campeonatos.
Assumir opções claras em matérias tão importantes como a negociação dos direitos televisivos, o patrocínio das provas e o sorteio livre dos campeonatos sabendo que nos vamos defrontar com poderosos interesses instalados e que visam favorecer sempre os mesmos em todas as circunstâncias.
Exigir o respeito que nos é devido.
Desde o sermos chamados pelo nosso nome ao sermos reconhecidos como um dos principais clubes desportivos do país.
Organizar todo o futebol do clube com novos parâmetros, nalguns casos pondo fim a hábitos com muitos anos, que uniformizem tudo que é futebol numa mesma estrutura com um organograma claro e responsáveis bem definidos.
Reorganizar as modalidades, criando duas SDUQ’s para voleibol e basquetebol que lhes permitam uma organização profissional (para fazerem face aos campeonatos profissionais que disputam), e possibilitando a todas elas uma forma de organização que lhes garanta a auto-suficiência em termos financeiros.
Reforçar um dos nossos grandes trunfos, a ligação umbilical a Guimarães, transmitindo a ideia de um clube com sólidas raízes que estruturam o seu ser e lhe permitem a ambição de se expandir para fora dos seus espaços geográficos e competir em mercados diferentes pela exigência e competitividade.
Até pela característica única de ser, de longe, a “marca” mais conhecida de Guimarães e aquela que maior apetência conhece por parte de vastos mercados de consumidores.
Estabelecer uma nova política de relacionamento com os outros clubes do concelho, nomeadamente aqueles que disputam provas connosco, fazendo percetível as mútuas vantagens de um bom relacionamento e ultrapassando definitivamente um tempo em que o Vitória viva de costas voltadas para muitos dos seus congéneres vimaranenses.
Explicar até á exaustão, caso seja preciso, as vantagens que o clube terá na constituição de uma SAD que lhe permitirá o saneamento financeiro, a aposta em equipas competitivas e a desoneração do património sem por em causa o clube ou a vontade dos sócios na condução dos destinos deste.
Olhar para os sócios.
Ouvi-los, dialogar com eles, abrir novos canais de comunicação para que o associado do Vitória sinta que tem com quem falar e que a sua opinião é valorizada a cada momento.
Desenvolver o projecto “Vitória Social” com vista a proteger os sócios mais carenciados, aumentar exponencialmente o número de associados e tornar atraente para as famílias o projecto Vitória.
Há muito para fazer no Vitória Sport Clube.
Esta semana começa um novo ciclo.
Em que órgãos sociais e associados, todos juntos, poderão construir um futuro que povoa de há muito os nossos melhores sonhos vitorianos.

18 comentários:

Palmira disse...

O Luís já deu as “táticas”, agora, é “só” aplicá-las em cada “jogo”!

Para que VENÇA SEMPRE o VITÓRIA!

Vistobranco disse...

SR,Cirilo.Penso que o sorteio da bola ou algo do género se podia realizar nas entradas em dia de jogo, tanto no estádio como em todas as modalidades, a reverter para os mesmos,pequenas migalhas que fazem muito jeito,pensem nisso para bem do nosso clube.

Anónimo disse...

Uns faltaram recusaram os debates, outros optaram pela falta de respostas nas sessões de esclarecimento.
Continuamos à espera de que SAD é que querem, é que agora já são direção...
Então as SDUQ's já servem para alguma coisa!!!? Há uns tempos atrás não...
Onde estão as acções? Vai-se continuar nos textos bonitos? Onde está a resposta ao braga?
Comecem é a trabalhar e deixem-se de floreados...

iur.vsc disse...

Caro Luis Cirilo,
Normalmente gosto de ler os seus artigos acerca do nosso Vitória. Concordo consigo na maioria das vezes, pois vê-se que é um grande Vitoriano, que ama este clube. Provavelmente votaria em si se se tivesse candidatado sozinho, como esteve para acontecer. Indiretamente votei, pois o meu voto foi para a lista A, e admito que o facto de estar ligado ao futebol como diretor, me influenciou. Certamente muitos como eu têm fortes expetativas no seu trabalho, e anseiam por ver novamente o nosso Vitória com boas equipas, a lutar por algo mais, a chamar gente ao estádio. Todos o sabemos que o levar gente ao estádio é fundamental no Vitória. É uma imagem de marca que está a desaparecer. Mais coisas teria para dizer, mas penso que fica o essencial. Só espero, muito sinceramente, que não nos desiluda. O trabalho que tem pela frente não será fácil, bem sei, mas finalizarei utilizando uma expressão sua bem conhecida: "Depos falamos..."

Anónimo disse...

Agrada-me bastante as ideias defendidas no seu texto publicado.

Agora é preciso passar das palavras aos actos...Desde logo uma coisa que acho que deveria acontecer já no próximo sábado: era importante desde já a direcção entrar em contacto com a Sporttv e exigir que já no jogo de sábado com o Leiria apareça no ecrã V.S.C e não V.Guimarães.

Em termos de plantel (e esta é simplesmente a minha opinião), acho que é altura de reformular o plantel dando a oportunidade (titularidade) a jogadores jovens como Amorim, Ricardo, João Ribeiro, Vitor Bastos, Paulo Oliveira e muitos outros que estão emprestados ou são segundas escolhas do treinador.

Se a ideia não é para apostar neles então tem que se negociar e propor-se a rescisão de contracto (não podemos esquecer que temos 52 jogadores a receber ordenado). Reduzir neste sentido, também é poupar muito dinheiro - acho eu...

E muitas outras coisas são precisas fazer, mas sei que a vossa lista sabe bem que medidas tomar. Agora é preciso é tomá-las.

E fico à espera se sábado quando chegar a casa do estádio após assistir ao jogo, me possam dizer que finalmente apareceu na Tv a dizer V.S.C.

Boa sorte neste trabalho que se afigura árdua mas que no final pode ser vitorioso.

HC

Palmira disse...

No que diz respeito ao comentário de um tal "anónimo":

Já outros, escrevem, escrevem ... mas, nada de útil ... e nem têm a coragem de assinar tais palavras!

O Vitória é muito mais que isto, se realmente é Vitoriano, deixe-se de quizilas ... e apoie o Vitória!

luis cirilo disse...

Cara Palmira:
Eu apenas dou ideias,muitas das quais já constavam do programa eleitoral, mas a sua concretização depende de todos.
Caro vistobranco:
É uma ideia em que vale a pena reflectir.
Caro Anónimo:
Anda distraido e mal informado.
As SDUQ são para o voleibol e basquetebol não para o futebol.
Quanto ao trabalhar dispenso o seu conselho. Há muito que estamos a trabalhar. Por aquilo que queremos fazer e pela pesadissima herança que nos deixaram.
E ninguém ficou sem resposta nas sessões de esclarecimento.Se não as percebeu ou não quis perceber é problema seu.
Caro iur.vsc:
O trabalho de recuperar o Vitória da desgraçada situação em que o deixaram é de todos. Orgãos sociais e associados. E o regresso destes ao estádio em elevado número é importantissimo para essa resuperação. Vamos trabalhar intensamente para que isso aconteça.
Caro HC:
Os jovens oriundos da nossa formação são parte essencial do prjecto desportivo. Sabe-o o treinador Rui Vitória e sabe-o o futuro director desportivo.
Quanto á sporttv são vicios antigos. Vamos ver o que s epode fazer para os educar.
Cara Palmira:
Há uma pequena franja,alguns nem sócios são, que só estão bem a criticar,a por defeitos e a dizerem mal. Aqui e noutros espaços. A maioria de forma anónima porque a coragem de dar a cara não se compra na farmácia. Não nos desviarão um milmetro do nosso caminho.

Anónimo disse...

Apesar de não constar como nome oficial, levar "Guimarães" após "Vitória" não me choca nada, ao contrário, parece, de tantos associados. É uma questão menor. Afinal de contas, Guimarães é a cidade do Vitória, e não me parece que haja outro clube d terra na Liga ou na Orangina. "Vamos ver o que se pode fazer para os educar", disse Luís Cirilo. Umas reguadas, senhor professor? Lol Não me parece que na Sport TV ou nos jornais estejam muito preocupados com essa questão.

Marco Talina disse...

Não vou comentar o seu 1º e 2º parágrafo, já "fede" a conversa sobre as eleições. Vocês foram eleitos e são os novos Orgãos Sociais do clube. Chega de tretas acerca das eleições... já não deviam ser para aqui chamadas.
Quanto ao resto, apenas algumas considerações: a situação financeira do clube já era do V/ conhecimento. Mesmo aquelas situações que foram novidade, para alguns dos novos Orgãos Sociais, não as eram para muitos outros, que passaram dos O.S. anteriores para estes novos. Já sabemos (uns com mais informações que outros) que a situação é aterradora. Chega de estar sempre a "lembrar" como se daí pudesse minorar algum sentimento de revolta que assola os comuns associados do n/ VSC. Se os novos O.S. do clube conseguirem tirar o clube desta situação, irão ser erguidas algumas "estátuas".
Quanto à instabilidade associativa, ela há-de sempre existir... o que tem feito falta de há algum tempo a esta data, é a existência de um "timoneiro" que reuna o máximo de consenso possível... infelizmente a fraturação no universo vitoriano já vem de há uns anos a esta parte e tem por base exactamente esse ponto: a desunião começa no/(s) "timonneiro/(s)"...
Quando o Sr. Luis Cirilo diz "
Unir os sócios e trazê-los de volta aos nossos espaços de competição", só pode estar a pensar em alguns sócios... porque se se sente incomodado por alguns comentários menos favoráveis, a sua nova condição de Vice-Presidente deveria fazer com que fosse mais comedido nas suas respostas. Se assim fosse, acredito que com o tempo, começasse a "unir" os sócios, agora o que tenho assistido é a uma crescente crispação que só levará a uma maior "desunião". Tenho pena que se fale em união e se ajude a cultivar a desunião: somos todos vitorianos, não acredito que a maioria dos vitorianos que não acreditam no V/ projecto, não queiram estar enganados... eu quero. Agora, não são obrigados a confiar "cegamente" sem verem provas dadas...
Se as coisas são feitas em anonimato, aí eu até posso concordar que não lhes responda, agora responder, da forma que o faz, só está a cultivar o mal.
Outras pessoas existem, que dão a cara, mas que deveriam tb ter outro cuidado: o pertencerem aos O.S. do clube obriga-os a um "estofo psicológico" que nem todos têm, e por vezes, damos a cara, reagimos da forma como agimos na n/ vida pessoal, mas no VSC isso não é possível a todos... ensine por favor a essas pessoas que os comuns sócios do VSC são imprevisiveis...
Quanto ao esclarecimento da SAD... espero por esclarecimentos até à exaustão... uma vez que até agora não fiquei esclarecido e com perguntas por responder... Termino da mesma forma que o Sr. Luis Cirilo: Esta semana começou um novo ciclo... e as novas exigências que um universo vitoriano farto de "asneiras" vai tentar combater desde a primeira hora.
O vosso sucesso é o sucesso do VSC... as vossas asneiras serão a ruína do VSC, percebe o pq de tanta "turbulência"?

Anonimus disse...

E ...


Às vezes é melhor ser surdo, cego e muito louco para não entender as coisas!

...Eu assino em baixo

luis cirilo disse...

Caro Anonimo:
Se calhar não gostava que lohe trocassem o nome. Mas como é anónimo e nem nome tem não vale apena perder mais tempo.
Caro Marco Talina:
Se "fede" a eleições não é seguramente culpa minha ou da direcção eleita. Porque nós, como é nosso dever depois de tomarmos posse,estamos a trabalhar. Infelizmente ao ler alguns comentários neste blogue( não estou a falar do seu sejamos claros), no facebook ou no fórum da AVS parece que ainda estamos em acérrima campanha ou pior do que isso.
Porque há gente sem educação, carácter ou seriedade que se compraz em caluniar e insultar (ao abrigo do anonimato como é óbvio)de forma miserável pessoas que apenas se propuseram tirar o clube da maior crise da sua História.
Está enganado quando diz que a situaçãoo financeira já era do nosso conhecimento.
Não era.
Porque ela é bem pior do que supunhamos e todos os dias caem "esqueletos" dos armários.
Não sei a que se refere quando fala em crispação.
Se acha que nas minhas funções se inclui o ser miseravelemnte insultado e caliniado em vários sitios está enganado bem como algumas pessoas que vieram para a direcção está enganado.
Não me calo.
Sabe porquê?
Por respeito á esmagadora maioria dos sócios que tendo votado A ou B ou nem tendo votado não gostariam de ver dirigentes refèns dos insultos de meia duzia de individuos que ñão respeitam nada nem ninguém.
Aqui e noutros espaços tenho mantido muitos debates,alguns bem "acesos", porque nunca me furtei a debater com os vitorianos.
Como muito bem sabe até por experiência pessoal.
De resto devo dizer que não pecebo o proque da turbulência.
Tomamos posse há seis dias! Acha justo avaliar seja o que for num prazo desses?
Caro Sócio 1017:
Tomara eu perceber o seu comentário quanto mais responder-lhe.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Há três comentários que não publiquei porque não tenho obrigação na minha página de dar azo à malcriadice, á insolência e à calunia pura e simples.
Não publiuei esses nem publicarei nenhuns que fujam a regras de decência e boa educação.
Mas ainda assim vou comentar o pouco que se aproveita de cada um deles.
Ao Anónimo(claro...) que vem falar do chat da AVS devo dizer-lhe que as respostas foram dadas.
Quanto ao resto cresça e apareça porque garotos mal educados que os aturem os paizinhos deles.
Ao JJSousa 2012 apenas digo o seguinte:Não me lembro de alguma vez lhe ter pedido para ler este blogue. Por isso se não gosta...desapareça.
Os comentários que faz ao resto são dignos de um canalha sem educação nem principios.
Vitória até morrer merece,apesar de tudo, as seguintes explicações.
Discorda da cerimónia de tomada de posse porque teve pompa e circunstância nas suas palavras.
Está enganado.
Teve apenas a dignidade adequada a um clube como o nosso.
Claro que se tivessemos feito a tomada de posse escondidos numa sala da sede seriamos igualmente criticados.
Importa é dizer mal.
Questiona para que são precisos quatro directores mais um vice para a área financeira.
Eu respondo.
para ajudarem a tirar o Vitória da situação miserável em que está.
São 5 pessoas altamente qualificadas que estão a trabalhar arduamente dia e noite para ajudarem o clube. Sem ganharem um cêntimo!!! Mas ainda são acusadas por isso.
De facto a demência com que alguns olham para o clube parece não ter limites.
Promiscuidade na escolha dos novos directores?
Partindo do duvidoso principio de que sabe o que quer dizer o termo mal estavamos no dia em que um presidente e os seus vices não pudessem escolher quem vai trabalhar com eles.
Quanto ao resto nem vou perder tempo a comentar.
Porque é de tão baixo nível que nem vale a pena perder um minuto que seja.
Só lhe digo que se para alguns os fins justificam os meios para mim não.
E, já que me gosta de citar,também lhe digo que estou farto de explicar o que mudou de janeiro para agora.
Mas já que não quer perceber ficará na ignorância.
Problema seu.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Não vem muito a propósito , mas já agora, se o poder fazer, gostava de saber a sua opinião:

- não lhe parece que um factor que tem contribuido de um modo decisivo para o decréscimo das assistências está relacionado com os horários dos jogos. Quantos foram este ano à 2ª e à 6ª feira? É possível reverter essa situação?
- Para quando nas entradas do estádio a existência de um bengaleiro para as pessoas poderem deixar o guarda-chuva? Conheço muita gente que não vai ver jogos, em dia de chuva, por causa desta simples razão.

Por fim, gostei muito da ideia do regresso do sorteio da bola, faz-nos viajar no tempo:)

Abraço

Anónimo disse...

Está enganado quando diz que a situaçãoo financeira já era do nosso conhecimento.
Não era.
Porque ela é bem pior do que supunhamos e todos os dias caem "esqueletos" dos armários.


mas entao esta a espera de que para responsabilizar a direcçao anterior

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Tem toda a razão.
É assunto em agenda para colocar à LPFP e à sporttv.
Quanto aos bengaleiros não sei se a ideia é exequivel.
Mas vou transmiti-la a quem de direito.
Caro Anónimo:
A seu tempo se verá o que fazer nessa matéria.São assuntos que exigem muita prudência no interesse exclusivo do clube.

Ricardo Silva disse...

Caro Luis,por causa de pseudo socios e adeptos como o sr marco talina ou o anonimo,e que temos o nosso clube nesta situacao!Tenho 40 anos de vida e 30 de associado, vi 3 presidentes e todos eles foram despedidos com,"fulano vai pro caral...Vi uma imensidao de treinadores,e todos foram despedidos com a mesma "letra"...Agora ha alguns iluminados que dizem que nao precisamos de sad porque o VITORIA e nosso...E nosso mas temos um passivo brutal!!!Enao fomos nos quem fez o passivo!!!Mas o VITORIA E NOSSO....So nao temos e dinheiro...Mas e nosso...Podemos e ir cantar isso pra segunda b!!!Desejo-lhe imensa sorte e paciencia pois competencia e VITORIANISMO eu sei que voce tem e tenho a conviccaao que voces vao conseguir!!!Quanto aos mediocres que escrevem por ai deixe-os andar,acabarao por lhe dar palmadas nas costas!Um grande abraco e viva o VITORIA!!!

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Agradeço as suas palavras e o seu apoio.
De facto há algumas,felizmente muito poucas, manifestações de intolerância que são dificeis de compreender.
Pegamos no clube numa siuação dificilima, todos os dias encontramos novos problemas, mas estamos a fazer o máximo para resolver tudo a contento do clube.
É verdade que só hoje pagamos o primeiro salário em atraso mas desde a tomada de posse já evitamos,pelo menos,que o clube fechasse as portas.
Um dia creio que a História nos fará justiça.
E os vitorianos também.