A longa,e cada vez mais mal contada,história do novo aeroporto de Lisboa tem agora um novo protagonista.
Convém relembrar que se trata de um assunto que está para ser decidido,que teve recuos e avanços (nomeadamente no governo PSD/CDS) mas que o actual executivo quer decidir nesta legislatura.
Existe uma opção pela Ota,que só o governo defende,altamente polémica por questões ambientais,de solos,de distância a Lisboa e,essencialmente,por ser uma opção mal explicada.
Tão mal,aliás,que levou o próprio ministro Mário Lino a dizer que construir o aeroporto naquele local era"...uma questão de honra..."
Claro que o vai ser porque tem de ser é o pior dos argumentos.
Porque remete para a arbitrariedade e não para a opção racional e fundamentada.
Estava-se neste relativo impasse,quando aparece um estudo da CIP a defender a solução Alcochete com base em permissas muito mais racionais.
Melhores terrenos,muitissimo mais baratos porque são públicos ao contrário da Ota onde a especulação imobiliária não terá limite,mais perto de Lisboa,melhores acessos,outras possibilidade de expansão futura,enfim muito mais vantajoso do que a hipótese Ota.
O governo,apanhado com as calças na mão (passe a expressão) e percebendo que Alcochete batia a Ota em todos os capitulos,tratou de arranjar uma manobra evasiva que lhe permittisse manter a hipótese inicial em que tanto aposta vá-se lá saber porquê...
E então mandou o LNEC fazer um estudo completo sobre as várias hipóteses.
E eis senão quando esse portentoso estudo descobre que há uma determinada ave,chamada apropriadamente maçarico de bico direito, que tem rotas de voo sobre a zona do aeroporto e pode constituir perigo para a aviação.
Mas como por acaso nesta época do ano, em que o estudo está a ser feito, a avezinha anda por outras paragens não se pode ter a certeza.
Dai que na duvida,e porque o governo quer decidir já e uma obra pequena como esta não pode esperar uns mesinhos para perceber se o passaroco voa por ali ou não (claro que isto parece gozo...mas não é) mais vale ir para a Ota.
Por uma questão de segurança claro.
Que por mero acaso é a solução que interessa ao governo...
Em Portugal já estavamos habituados a que culpa fosse sempre do mexilhão.
Agora,pelos vistos,passou a ser do maçarico !
É a chamada inovação "socrática"...
Depois Falamos
7 comentários:
A decisão sobre esse pouso de pássaros de ferro é só água! Distribuida por todo o bloco central e não se fala mais disso. Verdade, verdadinha, é que a hipótese Alcochete, mesmo sendo a terra do barrete de campino, deve ser analisada e ponderada, acho mesmo até que é a única hipótese sensata. Concordo plenamente consigo quando diz que esta decisão pode ser fruto da culpa do maçarico, o que para o país será péssimo.
A sorte é não poder arrancar o aeroporto, não vale a pena andar a brincar porque em 2008 inicia-se um novo período de recessão na economia europeia e mundial (e quem não tem dinheiro não tem vícios).
Como diz o ditado popular"Quem com os braços não pode, com os dentes acode". Assim vai o nosso Governo no caso da OTA, de tudo se servirá para que o aeroporto seja ali instalado, vá lá saber-se porquê?
Como diz o ditado popular "Quem com os braços não pode, com os dentes acode". Assim faz o nosso Governo no caso da OTA, de tudo se servirá para que o aeroporto ali seja instalado,agora até o passáro já serve de desculpa, uma coisa é certa, não falta capacidade de imaginação ao nosso Ministro, só falta dizer a verdade, afinal qual a verdadeira razão da OTA???
Tudo isto acontece porque no nosso governo o que há é uma ninhada de maçaricos!!!
As rotas migratórias passam no vale do Tejo -Alcochete e OTA.
Por isso os dois lugares são iguais em termos de perturbar a natureza, etc e tal.
Quanto ao comentador que ão sabe porque diabo querem a Ota, eu explico -os terrenos são de um consórcio de destacados fundadores e membros do PS. Com o conluio da CM Alenquer conseguiram comprar ou aterrorizar até à dessitência os terrenos necessários ao aeroporto. Ou seja os PS's vão vender ao governo PS...Quem paga somos nós os maçaricos que não os exterminamos.
Falando um pouco mais a sério... Lisboa precisa, urgentemente, de mais espaço. Não me interessa que seja na Ota ou em Alcochete, em qualquer dos casos vão acontecer várias derrapagens, erros de cálculos, e vai custar 4 ou 5 vezes mais. Quero apenas um terminalzinho mais humano do que aquele da Portela.
Se bem que Ota tem mais a ver com os nativos. Ota...rios. Assim a malta já sabia ao que vinha ; ))))
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