Devo dizer que em quase 50 anos a seguir o Vitória raramente tive tanto orgulho numa equipa, num treinador e num trabalho como aquele que vem sendo desenvolvido no basquetebol vitoriano nos últimos quase dez anos.
E esse trabalho tem rostos bem definidos.
Na direcção da modalidade o de Pedro Guerreiro como líder de uma equipa de seccionistas discretos, competentes e extremamente dedicados ao clube.
Na direcção técnica aquele que é de longe o melhor treinador português e cuja permanência no Vitória é um "milagre" anualmente repetido que muito se deve ao gosto que Fernando Sá ganhou pelo nosso (e dele) clube e ao sonho de ver o Vitória ser campeão nacional.
E vai conseguir!
A equipa não é só a deste ano mas num sentido mais global todas as equipas que Fernando Sá comandou nestes nove anos e que já nos deram duas taças de Portugal, um troféu "António Pratas" e um vice campeonato nacional entre outros triunfos de menor relevo.
Mas o que mais agradeço, enquanto vitoriano, a Fernando Sá é para além das grandes alegrias desportivas que nos tem proporcionado o conseguir alimentar-nos um sonho sem limites nem receios.
Ele quer ver o Vitória ser campeão nacional e admite-o com frontalidade, coragem e rejeitando totalmente qualquer vassalagem à lógica dos chamados "grandes" de que enferma o nosso desporto e a nossa comunicação social.
Costumo dizer que Fernando Sá é o Mourinho do basquetebol de tal forma está avançado no treino, na concepção de jogo, na capacidade de tirar "tudo" dos seus jogadores, na forma de descobrir e moldar talentos.
Mas também na forma de comunicar.
De transmitir ambição, de manifestar convicção, de elevar a fasquia até ao limite.
De entender o clube que treina, os adeptos para quem fala, o ADN Vitória na sua plenitude.
Como pode um vitoriano não ter imenso orgulho nele quando o ouve dizer("à Mourinho") que quer ser campeão com o Vitória este ano e se tal não for possível será para o ano?
Sou do tempo em que a contratação de José Maria Pedroto para o futebol revolucionou por completo o clube e fê-lo dar um salto em frente.
Acredito que Fernando Sá, no basquetebol, está a ter um efeito idêntico na revolução de mentalidades que está a fazer e no mostrar todos os dias que o primeiro passo para ganharmos é acreditarmos que podemos ganhar.
E esse efeito terá de ser transversal e estender-se a todas as modalidades incluindo o futebol.
Não tenho nenhuma duvida em afirmar que José Maria Pedroto e Fernando Sá foram os dois treinadores mais importantes para o Vitória nestes 50 anos de memórias que tenho do clube.
Pedroto não ganhou troféus mas mudou mentalidades, resstruturou o futebol, lançou as bases dos sucessos que viriam depois.
Fernando Sá ganha troféus, revoluciona mentalidades, transmite ambição e permite-nos sonhar.
Lidera em todas as frentes.
E como é bom termos lideres que nos fazem sonhar!
Depois Falamos.
10 comentários:
Sem dúvida Sr Cirilo, quem nos dera tanto a nível de directores como a nível de treinadores ter pessoas deste "calibre" no Futebol. Uma Homenagem mais do que justa a toda uma equipa que lidera o nosso Basket e ainda mais a um Grande Treinador e Grande Homem acima de tudo. Não é de cá mas tem mais espírito que muitos que cá andam desde sempre.... Bem haja!!
Sou também um grande admirador do Fernando Sá.Esta espécie de desportistas é cada vez mais rara,porque encarnam o verdadeiro espírito do desporto, que é a superação constante o ultrapassar barreiras o lutar sempre pela vitória a progressão continua.
Depois claro um discurso compativel sem ser arrogante nem basófias que contagia não só o balneario mas os adeptos e toda a máquina que gira à volta.
Assim tivessem outros esta mentalidade no nosso club, em vez de virem sempre com o choradinho das dificuldades.
J.M.
Caro Anónimo:
Apenas lhe digo que se há modalidade onde o ADN Vitória vai de dirigentes a jogadores,com especial relevância no treinador(e seus colaboradores), é o basquetebol.
São o nosso maior orgulho actual.
Caro J.M.
Tem toda a razão.
É uma mentalidade ganhadora e que transmite ambição todos os dias.
Espero, sabendo que não é infelizmente nada provável,que fique cá mais dez anos no mínimo.
caro Luis Cirilo,como sabe sou Benfiquista mas sou um apreciador do trabalho do Fernando Sá que no eu entender é o melhor treinador da liga.
PS fala-se nos mentideros que fernando sá tem apalavrado com os dirigentes do porto um mudança para o clube azul e branco e com ele seguem pedro pinto, João Balseiro e Marcel Momplasir. indo uma catrafada falam, em 4, de jovens do porto para o vitória
mas coninuamos a ter melhor equipa e vamos ser tetra campeões
Excelente post, sr. Campos! O dia chegará. O título será nosso.
Quem dera que tenha razão, caro Cirilo, por oposição às premonições avançadas pelas cartas da maya.
No restante, admiro a paciência que continua a manifestar ao tolerar comentários de anónimos a soldo, que por aqui aparecem com a designada urticária pré-eleitoral.
Bem haja,
Caro cards:
Era só mesmo o que nos faltava ver repetir no basquetebol a triste receita do futebol. Embora tenha consciência que segurar Fernando Sá se torna ano após ano mais difícil.
Quanto a terem melhor equipa é algo que faz parte da sua fé. Respeito.
Caro Anónimo:
Isso acredito. E será fruto de gente com rosto e perfeitamente identificada no post.
Caro JRV:
Tem razão. De facto tenho demasiada tolerância para com alguns "croqueteiros" que aqui aparecem para provocar e nada mais. Mas vou publicando os comentários que são publicáveis (alguns como imaginará não são e por isso vão directos para o lixo)porque é bom que aqueles que aqui vem de boa fé. para debaterem o que interessa,vão tomando consciência da laia de gente de que alguns gostam de andar rodeados.
Caro Liis Cirilo não se esqueça que Fernando sá era o capitão do porto quando o Carlos Lisboa era o capitão do benfica.
Se a qualidade de lisboa como treinador fosse equivalentqe à de jogador...
Mais cedo ou mais tarde Fernando Sá vai para o Prto é o seu clube, portanto acredito nos mentideros se for campeão (espero que näo) sai de certeza se levar outra bicicleta como no ano passado, (como espero) também sai.
Caro cards:
Apenas de acordo quanto a Carlos Lisboa. Grande jogador mas apenas razoável treinador.
Se Fernando Sá tivesse um orçamento que fosse um terço do do SLB em 10 campeonatos o Vitória ganhava ao Benfica...dez!
Assim, mesmo com a brutal diferença de orçamentos, espero que ganhe este.
Quanto à continuidade dele no Vitória parece-me um dado adquirido. Ele está embrenhado num projecto que quer vencedor. Há valores, e pessoas, que estão acima do dinheiro e muito acima da pobre mania dos chamados" grandes"
Enviar um comentário