Páginas

terça-feira, setembro 30, 2008

É isso

Imagem: http://vitoriasempre.net
Muito feliz esta imagem de abertura do site da Associação Vitória Sempre.
Porque tem alegria,convicção e esperança.
E sintetiza aquilo que todos os vitorianos exigem e esperam da equipa.
Exigem que lute por ganhar e esperam que passe a eliminatória.
Compreendendo que a segunda expectativa é dificil não passa pela cabeça a ninguém que primeira não seja cumprida.
Com respeito por um contendor forte,com o fair play que nos é exigido para retribuir aquele com que nos receberam,com a boa educação de não transformar um desafio de futebol numa sessão de achincalhamento do adversário.
Mas sempre com alma que nos é caracteristica.
"Porque aconteça o que acontecer somos Vitória até morrer."
E esse cântico tão comum aos vitorianos é o espirito com que todos temos de ir ao D.Afonso Henriques.
Acreditando que é possivel.
Depois Falamos

Nova Iorque,Anos 30

Foto: Charles C. Ebbets
Fotografia tirada durante a construção do Rockefeller Center em 1932.
As medidas de segurança,como se nota,eram tão peculiares que esta (a mais célebre) e outras fotografias foram divulgadas precisamente para forçar as autoridades a agirem.
Em qualquer circunstância é uma fotografia extraordinária.
Depois Falamos

Lata !

Já todos sabemos que o Governo socialista tem muita lata !
Pelo menos tanta como falta de vergonha.
Ambas,a lata e a falta de vergonha,sustentadas numa enorme máquina de propaganda que vende aos portugueses a peregrina ideia de que tudo corre bem com o "Socratismo" e se não corre melhor é porque culpa do PSD.
Que nos últimos treze anos esteve três incompletos no governo.
Adiante.
Pois agora a tal máquina conseguiu a proeza de se ultrapassar a si própria.
Depois de o Ministério das Finanças ter andado a divulgar a lista das empresas com dividas ao Estado,medida em si bastante discutivel,resolveram agora divulgar a lista das que são credoras do Estado.
Ou seja,aquelas que forncem á suposta pessoa de bem (ESTADO) e depois ficam eternidades á espera de resolver.
A máquina de propaganda rápidamente tentou transformar isto numa prova de transparência e equidade no tratamento das Empresas.
Tanto divulgam as que tem a pagar como as que tem a receber.
Mas como muito bem dizia o Presidente da CIP,Francisco Van Zeller,porque razão o Estado não se limita a pegar num cheque e pagar o que deve em vez de andar com atitudes destas que deixam tudo na mesma.
Bela pergunta para um debate quinzenal com o eng Sócrates !
Depois Falamos

Revoluçao Autárquica


O Jornal "Público" referia um destes dias que nas próximas eleições autárquicas vão candidatar-se pela ultima vez,por força da limitação de mandatos,122 presidentes de câmara do PSD,77 do PS e 21 da CDU.
Partindo do principio,que a estatistica tem confirmado,que esmagadora maioria deles será eleita de novo (até pelo facto psicológico tão português de ser a ...ultima vez) assistiremos em 2013 á renovação em 70% dos municipios portugueses.
É uma autêntica revolução.
Que a par da lei das quotas,que vale já nestas eleições de 2009,obrigará os partido a um trabalho profundo de escolha de candidatos e equipas.
Na óptica do PSD,de longe o maior partido do poder local, significa que detendo sozinho ou em coligação 159 Câmaras vai ter de escolher 149 candidatos a câmara detidas por outras forças politicas, reconfirmar a candidatura de 37 presidentes de cãmara que vão "sobreviver" a 2013 e ainda escolher criteriosamente os 122 número dois dos presidentes em fim de ciclo.
Claro que estes números são indicativos porque o partido vai ganhar algumas cãmaras e perder outras , presidentes existirão que podendo recandidatar-se não o farão,mas grosso modo será dentro disto.
E isso significa muito trabalho,muita prudência e enorme sensatez.
A nivel nacional,distrital e concelhio.
E bem andou a presidente do partido ao alertar as estruturas para a necessidade de escolherem bem os tais número dois.
Porque é uma escolha com reflexos no presente mas também no médio prazo.
Já em relação aos municipios com presidentes de cãmara do PS em fim de ciclo (77 recordamos) o PSD tem que definir muito bem a estratégia de conquista.
Lutando por ela em 2009 mas percebendo que provavelmente só terá grandes hipóteses de se concretizar em 2013.
Mas ,respeitando as diversidades concelho a concelho,uma coisa me parece clara:
Só será possivel ganhar em 2013 quando se jogar para ganhar já em 2009.
Porque do terreno que for possivel recuperar já pode depender o assalto vitorioso ao castelo na eleição seguinte.
Em linguagem militar como é evidente.
Agora se o partido, e especialmente os muitos calculistas que por ai andam,olharem para 2009 como uma formalidade a cumprir e 2013 como o tempo de aparecerem as "grandes vedetas" vão existir autarquias em que nem daqui a 20 anos o PSD chegará ao poder.
Porque o adversário também pensa,também tem estratégia e,essencialmente,tem na mão o poder que queremos conquistar.
E é muito mais fácil preparar um sucessor do que criar uma alternativa a muitos anos de poder consolidado.
Depois Falamos

domingo, setembro 28, 2008

A cada um a sua Barraca


Declaração de Manuela Ferreira Leite em Braga(acerca do comicio do PS)

"...Se me lembrasse de dar uma festa de grande opulência no meio de um bairro de barracas seria uma enorme afronta a quem lá vivia e foi aquilo que o primeiro ministro fez.."

Multiusos de Guimarães

Com localização privilegiada numa das entradas principais da cidade, na Veiga de Creixomil, junto à Variante Urbana, o Multiusos de Guimarães foi construído com uma polivalência que lhe permite acolher grandes competições desportivas, congressos, feiras, exposições, concertos musicais e outros espectáculos.
Em cinco anos de actividade mais de 1,2 milhões de pessoas participaram em 239 eventos. O Multiusos contribui para o desenvolvimento e afirmação da Cidade de Guimarães, declarada Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2001 e nomeada Capital Europeia da Cultura em 2012.

Freguesia de Creixomil

Situa-se na periferia ocidental da cidade e fica rodeada pelas freguesias de Azurém, S. Paio e S. Sebastião a nordeste, Fermentões a norte, Silvares a noroeste, S. Tiago de Candoso a poente, Mascotelos a sul e Urgezes a nascente estendendo-se de forma suave até às margens do rio Selho ocupando uma superfície de 2,92 km2. Creixomil é, por excelência, a porta da cidade, na medida em que é nesta freguesia que se encontra o nó da variante e da circular urbana, por onde flúi o trânsito das quatro entradas da cidade. A localização de Creixomil faz com que a cidade se desenvolva no seu sentido, pelo que actualmente Creixomil é um misto de cidade moderna e casario rural, tendo a seus pés uma extensa e fértil veiga que para além da criação de gado, continua a abastecer a cidade com os seus produtos hortícolas.
Em Guimarães não existem barracas,nem bairros de lata nem os fenómenos infelizmente tão frequentes na área metropolitana de Lisboa.
O pavilhão Multiusos de Guimarães,um dos melhores do país e onde o PSD recentemente realizou um congresso,não fica pois em nenhum gueto cercado por barracas.
No Vale do Ave existem dificuldades,existe pobreza, e problemas sociais é verdade,mas os seus habitantes não vivem em bairros de barracas nem cercados por nenhum tipo de miserabilismo.
Entende-se a imagem que se quis passar mas infelizmente há exemplos que não são exemplares.
Foi o caso deste dado pela lider do PSD.
E o que está atrás escrito,para que fique bem claro,sê-lo-ia de igual forma se o lider do partido se chamasse Luis Filipe Menezes,Luis Marques Mendes,Pedro Santana Lopes,José Manuel Durão Barroso ou qualquer um dos que os antecederam.
Porque antes da politica partidária está a cidadania.
E cá por Guimarães somos muito ciosos da nossa Terra.
Depois Falamos

sexta-feira, setembro 26, 2008

Rir

Não há nada como uma boa gargalhada para descontrair, aliviar o stress e melhorar a disposição do mais comum dos mortais.
Então se em vez de uma forem três muito melhor.
Tive a sorte,sim porque também é preciso sorte,de ontem á noite ao ver o jornal das 24 horas da RTP/N ter tido a oportunidade de dar três valentes gargalhadas.
Ou duas mais um sorriso !
A primeira quando vi Marcelo,na apresentação do livro de Marques Mendes,dizer que toda aquela gente estava ali também para pedir desculpa da votação de há um ano !
Leia-se vitória de Luis Filipe Menezes nas directas de 28 de Setembro.
Definitvamente Marcelo não consegue digerir,isso sim,o ter-se enganado rotundamente em todas as previsões que fez sobre o resultado dessas directas.
Vai daí,bem no seu estilo, põe os outros a pedir desculpa !
Segundo momento de respeitosa boa disposição quando vi Manuela Ferreira Leite falando aos jornalistas em Braga,referir-se ao comicio do PS dizendo "...aqui em Guimarães...".
Não tem mal,não ofende,mas conhecendo bem a rivalidade entre Guimarães e Braga perceber-se á que um vimaranense se ria e um bracarense não ache grande piada.
Terceiro momento,de franca hilariedade,quando vejo a peça da chegada de MFL ao hotel em Braga e entrada na sala onde se desenrolou a reunião.
É todo um monumento ao estado a que isto chegou.
E na frase anterior não me refiro em nada á presidente do partido que fique bem claro.
Abençoada RTP/N que permite estes momentos de boa disposição.
Depois Falamos

Tartaranhão do Brejo


Um leitor e comentador habitual deste blog,José Rialto,enviou-me a foto deste pássaro com o compromisso de uma vez publicada explicar qual a semelhança que tem com o presidente de um determinado clube de futebol.
Achei o desafio interessante, o passaro (que por cá se chama águia sapeira) engraçado e daí que a publicação está feita.
Falta o resto...
Depois Falamos

quinta-feira, setembro 25, 2008

Organizem-se...


Apenas um apontamento:
O vice presidente Paulo Mota Pinto propõe um referendo ao casamento de homossexuais.
O lider parlamentar,Paulo Rangel, diz que isso está totalmente fora de agenda.
O secretário geral,Luis Marques Guedes,diz que o partido ainda não tem posição sobre o assunto.
Esclarecedor.
E muito motivador para as bases.
Claro que trapalhadas...eram os outros !
Depois Falamos

Associação Vitória Sempre

A convite do Pedro Cunha, da Associação Vitória Sempre ,faço parte de um grupo de 5 bloggers vimaramenses e vitorianos que semanalmente,e á vez,vão escrevendo sobre assuntos relacionados com o clube.
Já agora ,e para memória futura,aqui deixo os nomes e blogs dos referidos companheiros de escrita:
Carlos Ribeiro do http://ovimaranes.blogspot.com/
Pedro Ribeiro do http://paixaovitoriana.blogspot.com/
Paulo Gonçalves do http://colunacomvistasobreacidade.blogspot.com/
Guima do http://bancadanascente.blogspot.com/

Esta semana o meu texto foi sobre sócios,SADs e a forma como vejo o futuro do Vitória em termos de organização do seu futebol.
Aqui fica.

CLUBE DE SÓCIOS ?
Não vale evidentemente a pena traçar exaustivamente, num artigo com este âmbito, o que tem sido a História dos clubes de futebol em Portugal.
Como nasceram, como se desenvolveram, como se fundiram, transformaram em SAD ou até desapareceram.
Há para todos os gostos.
Mas se nos quisermos centrar naquilo que foram os últimos anos concluiremos que existe uma real desorientação nos caminhos a seguir.Essencialmente devido aos problemas financeiros que o futebol moderno ( e nalguns casos as gestões antigas) traz e á falta de preparação da maioria dos dirigentes para entenderem os novos problemas que se lhes põe.
E cuja solução passa muito por gestões profissionais, modernas e avaliadas por objectivos.
Que é o que em Portugal nenhum dirigente, nenhum presidente quer.
Seja nos clubes seja nas SAD.
Pelo contrário, uma vez eleitos ,existe uma tendência inultrapassável para considerarem o clube como seu, a gestão como demasiado complexa para o associado comum entender, as decisões tomadas como imunes a qualquer contestação.
Em bom rigor não é possível definir uma linha clara de separação entre clubes e SAD.
Até porque em alguns casos no clube e na SAD o presidente é o mesmo.
Olhemos então para o Vitória.
Que é o que mais nos interessa.
Sem a mínima pretensão a fazer a história do clube mas reportando-me aos quase quarenta anos de sócio, já conheci no Vitória vários presidentes, vários estilos de gestão, vários condicionalismos na escolha do dirigente máximo.
Desde os tempos da têxtil pujante em que sobressairam homens como Casimiro Coelho Lima, António Rodrigues Guimarães ou Antero Henriques Júnior, aos tempos de uma relativa abertura a dirigentes em que o “peso” da carteira não fosse importante como Fernando Roriz (o presidente com quem pela primeira vez disputamos o titulo) ou Gil Mesquita, depois a longa presidência de Pimenta Machado e os anos recentes de Vítor Magalhães e Emílio Macedo.
Há, e já sei que vem aí polémica, um traço comum em todos estes presidentes.
Eleitos pelos sócios não foram por eles escolhidos !
Em tempos diferentes, com relações de poder diversas, foram sempre escolhidos por forças dominantes e apresentados á massa associativa como a melhor solução para o Vitória.
E alguns foram-no mesmo !
Num primeiro tempo, e recordo que me reporto aos últimos quarenta anos, eram as chamadas elites vimaranenses, que iam escolhendo os presidentes embora aqui e ali com uma “ajudinha” dos sócios como, por exemplo, com caravanas automóveis que iam a Pevidém pedir ao indigitado para aceitar a presidência.
A seguir deu-se uma relativa “democratização” (chamo a atenção para a relatividade dos conceitos neste contexto) com as presidências referidas de Roriz e Mesquita.
E entra-se no ciclo Pimenta Machado.
Que começa por também ele ser escolhido pelas tais elites (tinha feito parte de direcções anteriores) numa lógica de continuidade e simultânea renovação mas rapidamente se autonomiza delas.
E durante vinte anos governa o Vitória contra tudo e contra todos (elites, Câmaras, etc) com base numa relação directa com os associados que ,com e sem oposição, o reelegem sucessivas vezes com maiorias claríssimas.
Paradoxalmente essa que foi a sua força durante muitos anos esteve também na origem de um fim de ciclo desagradável e que é do conhecimento de todos.
Porque o facto de gozar da confiança de uma esmagadora maioria dos sócios foi criando um sentimento de poder absoluto e impunidade, a par de um afastamento de forças vivas do concelho cuja importância era inegável, que no dia em que as coisas descambaram (também por não ter saído a tempo e horas) revelou uma solidão que viria a tornar-se fatal.
Nesses vinte anos muita coisa mudou em Guimarães.
Mais do que no Vitória.
E o presidente que veio a seguir já não foi escolhido pelas elites, já não adveio de uma relação umbilical com os sócios mas teve a sua origem num “Bloco Central” de interesses entre a Câmara socialista e o sector dominante do PSD de Guimarães.
Com uma persistente e bem articulada campanha de promoção por parte dos órgãos de comunicação do grupo Santiago !
Só podia acabar como acabou…
Não é este o espaço adequado para análises políticas mas é para mim óbvio que hoje qualquer potencial presidente (salvo um improvável Abramovich) precisa da bênção do poder autárquico para se tornar presidente de facto.
Porque o poder político está hoje para o associativismo, e não apenas o desportivo, como no passado estiveram as referidas elites.
É, gostemos ou não, a lógica actual das coisas.
Concluindo que o artigo já vai longo.Emílio Macedo, como o seu antecessor embora felizmente diferente em muitas coisas, é também ele produto de escolhas feitas no recatos dos gabinetes.
Já não os gabinetes dos conselhos de administração de empresas têxteis mas sim os do edifício de Santa Clara.
E daí que, por não ter uma história vitoriana muito longa (o antecessor nem tinha história nenhuma bem pelo contrário…) e dado que a sua eleição se deveu muito a ser a melhor solução entre as que apareceram e não a um legitimo entusiasmos associativo, enfrenta hoje alguns problemas de relacionamento com os sócios.
Que foram habituados a desconfiar dos últimos anos de gestão de Pimenta e a partir daí passaram a desconfiar de todas as gestões.
Nomeadamente quando há transferências de jogadores.
E Emílio Macedo ,cuja experiência de dirigismo vem do Sandinenses clube que ajudou a fundar e ao qual pagava do seu bolso as despesas ,não se achando portanto no dever de dar explicações (o que é perfeitamente compreensível) convive mal com esta realidade de permanente exigência associativa.
Creio que com ele ou outro qualquer o problema não tem solução neste quadro associativo devido a uma contradição insanável:
Porque quem paga 11 euros por mês, mais a cadeira, não pode ter acesso a toda a informação e querer mandar no clube mas também quem é eleito pelos sócios não tem o direito de lhes esconder informação.
A solução passará pela criação de uma SAD.
Mas de uma verdadeira SAD (não as aberrações que por ai andam com a eventual excepção do Sporting), com dirigentes nomeados pelos accionistas, com objectivos globais de gestão bem definidos e remunerações, ou despedimentos, condizentes.
O que poderá libertar o clube em definitivo de élites e do próprio poder politico.
Confesso que a mim me custa a ideia de ver a gestão do futebol vitoriano passar a ser feita por uma Sociedade Anónima .
Sem os sócios (excepto os que forem accionistas) terem uma palavra a dizer.
Mas em bom rigor é apenas formalizar, racionalizando, aquela que já é uma situação de facto.
Porque clubes de sócios, na alta competição, são raridades históricas de passado glorioso, presente incerto e sem futuro promissor.

terça-feira, setembro 23, 2008

Sabemos e não Sabemos...


Neste momento algo conturbado que inesperadamente o Vitória atravessa os associados e simpatizantes, face ao volume informativo (ou falta dele) ,vão tendo alguma dificuldade em discernir o que realmente se passa.
Assim numa tão simples quanto ligeira sistematização dividimos os assuntos em três grandes grupos.
O que sabemos,o que não sabemos e o que gostariamos de saber:

O que sabemos (via Emilio Macedo e Manuel Cajuda):
  • Que há dezoito meses estavamos na II Liga
  • Temos melhor equipa que na época passada
  • Que o Assis e o L.Filipe substituem bem o Alan e o Ghilas
  • O Geromel foi muito bem vendido
  • Face á valia dos substitutos rápidamente os sócio vão esquecer o Geromel
  • O protocolo com o SLB foi muito bom para o clube
  • Os nossos direitos estão acautelados
  • Vamos ser os "testas de ferro" do SLB nalgumas aquisições
  • Que para o ano vamos ter equipa B
  • Vamos ter mais dois pavilhões e uma piscina
  • Que o Fajardo merece toda a confiança para marcar penaltys
  • E o Desmarets pontapés de canto
  • Que o não apuramento para as competiçoes europeias não será um fracasso
  • O Vitória não precisa dos jogadores do Porto para nada
  • Que entramos em campo,contra o Nacional,com um nunca visto 4-5-1

O que não Sabemos

  • O teor do protocolo com o SLB
  • O valor real das transferências de Geromel,Rabiola e Pélé
  • As razões da saida de Paulo Pereira do departamento de futebol
  • Porque, e por quem, foi contratado o director de comunicação
  • Porque está a equipa tão nervosa
  • Porque súbitamente Manuel Cajuda passou a cometer erros pouco habituais
  • Porque foi emprestado Targino que neste plantel podia trazer,ao menos,velocidade.

O que gostavamos de saber

  • Porque se passa agora o tempo a falar do lugar onde estavamos á ano e meio e não á,por exemplo,quatro meses.
  • Porque razão se temos melhor equipa jogamos muito pior
  • Porque é que se o Assis e o L.Filipe são tão bons estava o SLB "mortinho" por se ver livre deles.
  • Porque razao a venda do Geromel está tão envolta em mistério
  • Era se nos vamos esquecer dele rápidamente não seria melhor que os substitutos jogassem um bocadinho mais
  • Se o protocolo com o SLB é tão bom...porque não podemos conhecê-lo
  • Se futuramente algum clube acreditará,face ao interesse do Vitória,que o jogador é mesmo para nós ou estamos a funcionar como "testa de ferro" do SLB
  • Se a equipa B vai ser feita apenas com os jovens que o SLB não quiser levar
  • Se o Fajardo merece tanta confiança para penaltys não seria melhor explicar-lhe que convinha a bola entrar
  • E o Desmarets com treino especifico não conseguiria,uma vez por outra,fazer um cruzamento bem feito.
  • Se o não apuramento europeu não é fracasso então é o quê
  • Se não precisamos dos jogadores do Porto era destes do SLB que precisavamos
  • Se é á defesa,em casa,com o Nacional que preparamos um jogo de ataque como tem de ser com o Portsmouth
  • Se alguma vez se viu reforçar uma equipa á porta da Champions com suplentes do Maritimo , lesionados/dispensados do SLB e brasileiros de valor incógnito.

Mas o que na realidade todos queremos saber é como isto vai acabar.

Porque já andam outra vez por aí fantasmas de um passado bem recente em que uma equipa que iniciou a época na Uefa terminou-a na Vitalis.

E esta insistência em lembrar onde estavamos dezoito meses atrás começa a irritar.

Porque nenhum vitorianos se esqueceu disso nem da forma como lá fomos parar.

Depois Falamos

domingo, setembro 21, 2008

Guimarães,PSD e PS


O pavilhão multiusos de Guimaraes esteve na rota dos dois maiores partidos politicos portugueses nos ultimos tempos.
Primeiro com a realização do congresso do PSD e agora com o comicio de reentrê do Partido Socialista.
Eventos de cariz necessáriamente diferente mas que afirmaram Guimarães como um municipio com capacidade para receber grandes realizações partidárias.
Do que se passou ontem não conheço,como é óbvio,reacções dos participantes mas recordo-me que no congresso do PSD muitas foram as pessoas que se mostraram encantadas com a cidade,o concelho,a Penha e o próprio pavilhão.
Muitos,com largos anos de experiência,referiram até que o partido nunca tinha realizado um congresso num espaço tão bom.
Como vimaranense naturalmente que fico satisfeito quando vejo apreciações positivas á minha Terra.
E estou certo que ontem terá sido também essa a reacção dos milhares de pessoas que se deslocaram a Guimarães para participarem no comicio socialista.
Desde manhã cedo era fácil perceber nas ruas da cidade e nas imediações do pavilhão a presença de gente de todo o país.
Autocarros de Lisboa,Alentejo,Trás os Montes,Ribatejo,Porto, e a habitual e bem nutrida frota de Cabeceiras de Basto (desta vez sem a possibilidade de reencontrarem...António Costa que não esteve no comicio) davam um colorido muito próprio a esta organização do PS.
E Sócrates teve o que queria:
Imagens televisivas de uma multidão entusiasmada,palco para uma entrada á Obama ou Mc Cain,notáveis (regionais)do partido a formarem uma guarda de honra e a possibilidade de estribado nos milhares de presentes poder dirigir uns remoques ao estilo de fazer politica da actual liderança do PSD.
E,subliminarmente,poder suscitar a comparação com a reentrê do maior partido da oposição algures em Castelo de Vide.
Pessoalmente,conhecendo bem a forma como o PS no distrito de Braga mobiliza os seus militantes,nunca tive dúvidas que o comicio seria um sucesso de presenças.
Mas a principal ilacção que tiro,e me preocupa,é que a sair de um ano politicamente muito mau para o Governo o PS parece estar com uma dinãmica de mobilização e vitória.
Razão terá,pois,Pedro Passos Coelho quando diz que o PSD tem de acelarar algumas coisas.
Tem mesmo.
Depois Falamos

quinta-feira, setembro 18, 2008

Reflexão


Prefiro homens que sonham com Ferraris do que aqueles que glorificam um dos ideólogos do "Cavalo de Troia".

quarta-feira, setembro 17, 2008

É fartar vilanagem...

O cartaz já é antigo mas a situação infelizmente continua actual !
Os portugueses são,seguramente,o povo mais martirizado da Europa em termos de uso de automóvel.
Combustiveis carissimos,seguros idem,portagens é o que sabemos,imposto automóvel uma autêntica barbaridade,entre outros factores que fazem do carro cada vez mais um luxo.
Em Maio,Junho,Julho com o petróleo a aumentar nos mercados até valores supriores aos 140 dólares por barril ,as gasolineiras que operam em Portugal faziam repercutir esses aumentos no preço dos combustiveis que chegaram a subir meia dúzia de vezes por mês.
De vez em quando,para tentar enganar,lá desciam uns cêntimos logo compensados por nova subida.
Um autêntico assalto legal ao bolso dos cidadãos !
Nas ultimas semanas o petróleo está em queda e hoje,no mercado de Londres por exemplo,estava a 92 dólares o barril.
Alguém deu por ela dessa abrupta descida nas gasolineiras ?
Qual quê,a BP segura da sua impunidade até aumentou a gasolina mais um cêntimo !
Isto é um verdadeiro escândalo !
Naõ existindo para mim a minima dúvida que estamos perante uma "cartelizaçao" proibida por lei mas praticada impunemente,com sobranceria e arrogância,pela GALP,BP,REPSOL e afins.
Que ainda se dão ao luxo de dizerem,como se fossemos todos um bando de ignorantes,que as descidas não se reflectem de imediato nos preços por causa das compras feitas antecipadamente,bla,bla.
Quem nos defende ?
O governo lava as mãos como Pilatos e põe o mais inofensivo dos seus ministros a dizer que espera (veja-se bem ,espera...) que as gasolineiras desçam os preços.
Como se o governo nada tivesse a ver com o assunto !
Na oposição o assunto parece não ser relevante.
Encantadas as gasolineiras enchem o saco !
Os portugueses,esses...gemem !
Depois Falamos

terça-feira, setembro 16, 2008

LFM X MRS


Ouvi com atenção, no passado domingo,a análise da situação política feita por Marcelo Rebelo de Sousa na RTP.
Concordando ou não com o formato do programa onde um político no activo tem 45 minutos semanais,sem contraditório,para expôr as suas ideias e fazer o que politicamente lhe convém e não negando a Marcelo a inteligência e a sagacidade que são comummente reconhecidas,é importante descodificar algumas das suas frases.
Pelo menos como eu as interpreto.
Quando MRS valoriza o reaparecimento de Luis Marques Mendes (com o lançamento de um livro) considerando que pode desviar as atenções de Manuela F.Leite e desvaloriza as declarações públicas de Luis Filipe Menezes de critica ao rumo do partido,é sinal de que está a pensar exactamente o contrário !
Não negando importância a Marques Mendes todos sabem, a começar por MRS,que ele por diversas razões não constitui qualquer tipo de ameaça a Ferreira Leite no actual contexto.
Como todos também sabem,novamente a começar por MRS,que já uma vez contra o poder,a comunicação social e os prognósticos dos comentadores (novamente a começar por Marcelo)Menezes ganhou o partido numa situação de crise despoletada pela inopinada saída de Marques Mendes da liderança.
É verdade,embora alguns não se recordem,que tambémMarques Mendes (na terminologia de MRS) atirou o "poder pela janela".
E daí que MRS não subestime a "ameaça".
Aliás ao considerar a ideia de um congresso no inicio do ano como "absurda" mais não faz do que admitir que o receio é real.
Ninguém ataca com tanta virulência uma hipotese que não se tema como concreta.
Se fosse tão absurda assim...nem falava nela.
Agora questão final: Tem Marcelo,que abandonou o partido a seis semanas de umas europeias,sem deixar lista de candidatos,estratégia e meios,moral para vir falar de quem saiu muito a tempo de tudo poder ser feito com a atempada preparação ?
Tem Marcelo,que nestes nove anos decorridos não se calou um minuto,autoridade para criticar quem se limita a manifestar a preocupação pelo rumo desalentador que o partido leva e as sondagens confirmam ?
Penso que não.
E por isso seria bom que aceitasse o desafio de Luis Filipe Menezes para um debate a sério sobre a situação no PSD.
Para que os militantes de uma vez por todas percebessem quem tem razão.
E para poder dizer olhos nos olhos tudo aquilo que se compraz a afirmar no programazinho semanal sem hipótese de ser contrariado.
Mas duvido...
Depois Falamos

Maquiavel em Democracia

Oferecido por um amigo, atento a estas coisas da política ,este livro de Edouard Balladur revela-se um verdadeiro achado.
Escrito numa linguagem simples,directa e profundamente pragmática é um verdadeiro manual de actuação para os politicos que desejem ter sucesso (que são quase todos...),vencer eleições e governarem bem.
Balladur,ex primeiro ministro e um dos politicos mais respeitados de França,traduz nesta obra toda a experiência adquirida em mais de 5o anos de vida politica.
Atentemos em dois pequenos excertos do livro:

"...Nada é mais grave para quem pretende estar á frente dos destinos de um povo do que parecer fora de moda.Isso ameaça o seu prestigio e credibilidade...".

"...Mas é necessário não desiludir demasiadamente os partidários fieis e não lhes dar a sensação de menor importância,considerando o seu apoio como devido e automaticamente garantido em quaisquer circunstâncias.A decepção e o vexame podem ser catastróficos,se não se tiver isso em conta.As pessoas detestam ser desprezadas...".

É de facto enriquecedor o pensamento político traduzido neste livro por Edouard Balladur.
Falando do que sabe.
Vale a pena ler.
Depois Falamos

domingo, setembro 14, 2008

Répteis e Cª...


Pacheco Pereira tem uma coluna semanal,na revista "Sàbado",apropriadamente denominada "A lagartixa e o jacaré".
E apropriadamente porque em termos alegóricos faz uma perfeita simbiose da forma de estar na politica do seu autor.
Que como o jacaré ataca de surpresa vindo de onde menos se espera,abocanha e nunca mais larga a vitima,e é absolutamente incapaz de travar um combate frontal em terrenos idênticos para predador e presa.
Joga sempre na vantagem de se mover num meio onde quem é atacado não tem a mesma facilidade de movimentação.
Tem também um notável instinto de sobrevivência a exemplo da lagartixa que para sobreviver não se importa de prescindir de partes de si própria (normalmente a cauda mas não só...) que posteriormente regenera reaparecendo novinha em folha.
Pacheco,qual lagartixa,também prescindiu do marxismo,do leninismo,do esquerdismo,do soarismo,do cavaquismo,do barrosismo,sempre em nome da sobrevivência da sua carreira politica e dos proventos enquanto comentador.
É uma notável mistura das caracteristicas de dois répteis, lagartixa e jacaré,que povoam a Terra há milhões de anos.
Pois este distinto inscrito no PSD,e conselheiro próximo da lider,resolveu esta semana num daqueles programas em que vai debitando teoria,criticar a câmara de Gaia.
Com uma argumentação pobre,notória falta de argumentos e sobra de acinte e má fé.
Não farei aqui a defesa minima do que foram os três mandatos de Luis Filipe Menezes em Gaia.
A obra está á vista e as votações dos gaienses atestam sobejamente a satisfação popular.
Por mais que a vontade do povo cause nauseas nestes intelectuaizinhos de meia tigela !
Registo apenas que se o ilustre inscrito tinha vontade de criticar um municipio podia muito bem ter escolhido uma câmara socialista.
O que em altura pré eleitoral seria sempre um pequeno serviço prestado ao partido no qual se inscreveu vá-se lá saber porquê.
Por exemplo a Câmara de Lisboa onde se vai jogar muito do futuro próximo da politica em Portugal.
Mas sobre Lisboa não tem Pacheco opinião tão critica como sobre Gaia.
Pior: quando Jorge Coelho abandonou o programa "Quadratura do Circulo" foi Pacheco um dos responsáveis pela escolha de ...António Costa para o substituir.
Ou seja,o futuro candidato do PSD a Lisboa bem pode agradecer a Pacheco Pereira o facto de António Costa ter,pelo menos,uma hora semanal de televisão com todas as vantagens inerentes.
É assim que este inscrito serve o partido que tão generosamente lhe tem dado tanto.
De uma coisa pode Pacheco ficar certo: O PSD vai voltar a ganhar Gaia por muito que isso lhe desagrade.
Fico apenas curioso de saber que Câmara vai ajudar Pacheco a ganhar.
Como de costume desconfio que ...nenhuma !
Depois Falamos


sexta-feira, setembro 12, 2008

Leis de Lellos ?


O Partido Socialista nunca teve especial apreço pelo voto dos emigrantes.
Pelo contrário tem toda uma história de falta de colaboração na criação de condições para que as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo pudessem expressar o seu voto nas eleições.
Nomeadamente nas presidenciais em que só muito recentemente os emigrantes tiveram direito a participarem na eleição do presidente do seu país.
Essa posição de sempre dos socialistas teve muito a ver,seguramente,com o facto de as comunidades emigrantes serem pouco propensas a confiarem os seus votos ao PS.
Sendo certo que nos últimos anos existiram excepções a verdade é que em termos históricos médios o PS sofreu enormes derrotas nas eleições nos circulos da Europa e Fora da Europa.
Indigna mas não admira,pois,que venha agora o PS querer impôr uma autêntica aberração legislativa como o é a proposta de lei apresentada por José Lello (tinha de ser um "cromo" como este...)no sentido de acabar com o voto por correspondência para os emigrantes que tem funcionado bem ao longos destes trinta anos de vida democrática.
Substituindo-o pelo voto presencial.
Num tempo em que tanta gente não atravessa a rua para ir votar o PS quer pôr os emigrantes,já sacrificados em tanta coisa,a percorrerem centenas de quilómetros para irem exercer o seu direito de voto.
Sabendo os socialistas que o fecho de consulados e embaixadas a que se assistiu nos últimos anos ainda agrava mais o problema.
É um escândalo e uma vergonha para o nosso país.
Que ainda vai contribuir para um maior afastamento dos emigrantes (e dos descendentes então nem se fala)de Portugal.
De facto os socialistas,obcecados pelas suas engenharias eleitorais,não respeitam nada nem ninguém.
Embora hipócritamente encham a boca com a defesa dos interesses dos emigrantes a verdade é que este projecto de lei é um enorme retrocesso nos seus direitos civicos.
Já sabemos que vergonha é termo cujo significado José Lello e o PS desconhecem por completo.
Esperemos que o Presidente da República lho venha a explicar devagarinho que é para eles perceberem.
Como no caso das leis de segurança interna...
Depois Falamos

quinta-feira, setembro 11, 2008

O PSD e os Afectos


Luis Filipe Menezes deu á Sic Noticias,na passada segunda feira,uma entrevista profundamente ideológica.
Com diagnóstico das situações,com ideias claras sobre as soluções,com propostas concretas para aplicar.
Podendo ou não gostar-se não se pode é negar que o anterior lider do PSD tem um pensamento politico estruturado sobre as várias áreas da acção política.
E durante 45 minutos,sem cábulas nem textos,disse ao país qual deve ser o caminho a trilhar pelo PSD e por Portugal.
Repito:gostando-se ou não das ideias apresentadas elas são um contributo importante para uma discussão que o partido tem de fazer mais cedo ou mais tarde.
E num partido de cujo ADN não constam os silêncios,os dogmas ou os tabus foi um sinal claro de que é possivel fazer diferente.
Mas nem é sobre a parte ideológica pura que este post se debruça.
É sobre um pequeno pormenor,que a esmagadora maioria nem terá notado,mas que faz toda a diferença.
Porque corresponde ele sim aquilo que faz do PSD um partido tão português e tão diferente.
Falava L.F.Menezes dos muitos quilómetros que tinha feito enquanto lider para estar próximo dos militantes quando referiu um problema de saúde súbito que tinha atingido o seu ex motorista a quem mandava um abraço e desejos de rápido restabelecimento.
É o PSD dos afectos no seu melhor.
O partido reformista mas também personalista com a preocupação das pessoas em primeiro lugar.
Luis Filipe Menezes sempre cultivou a afectividade como um valor importante do partido,como traço de união entre os militantes,como forma de se diferenciar de outras organizações politicas.
Não vejo nos actuais dirigentes,de Manuela Ferreira Leite a Aguiar Branco,de António Borges a Rui Rio a adopção de uma atitude igual.
Aproveitarem uma entrevista em directo (ou em diferido) na Sic Noticias para terem um gesto de afecto e consideração por um funcionário do partido com um problema de saúde.
E não se leia isto como uma critica que não o é.
São apenas diferenças de estilo e de visão social.
E de entendimento sobre o que é a matriz genética do PSD.
Depois Falamos

Deco...lândia !

Fui um dos 35.000 que ontem á noite em alvalade assistiram aquilo em que o futebol é pródigo.ou seja,uma equipa jogou a outra ganhou.
Portugal jogou bem,ás vezes muito bem,controlou o jogo e criou sobejas oportunidades para construir um resultado tranquilo e até algo escandaloso.
Perante uns dinamarqueses que não sendo pera doce estão bem longe dos tempos de Schmeichel,dos irmãos Laudrup ou de Elkjaer Larsen,durante 85 minutos (pese embora um ameaço inicial dos vikings) só "deu" Portugal.
Sem Ronaldo,provavelmente o melhor jogador mundial da actualidade,e sem Quaresma ainda assim a selecção portuguesa conseguiu ,para além de praticar bom futebol,criar um conjunto de oportunidades que Simão,Nani,Danny e o pelos vistos "vitalicio" Nuno Gomes se encarregaram de desperdiçar de forma inglória.
Mesmo assim,com o balde de água fria dos minutos finais,valeu a pena ir a Alvalade.
Mais que não fosse pela espantosa exibição de Deco,de novo a jogar ao seu melhor nivel,que encheu o estádio com uma exibição verdadeiramente notável.
Quando de grande penalidade fez o 2-1 pensou-se que era o justo prémio para tão grande exibição.
Depois acabou por não ser assim.
Infelizmente.
Mas creio existirem boas razões para estarmos optimistas para os próximos jogos.
A jogar este futebol,com o reforço de Ronaldo e Quaresma,Portugal voltará a assumir o seu lugar de grande favorito deste grupo.
É certo que há problemas para resolver e na baliza estará o maior de todos.
Mas acredito em Carlos Queiroz e na sua capacidade para liderar esta equipa.
E espero que tenha a humildade suficiente,ao contrário do antecessor,para reconhecer um ou outro erro e corrigi-lo.
Ontem a entrada de João Moutinho não foi a melhor opção.
Como não terá sido a permanência de Pedro Mendes e Fernando Meira na bancada.
Ambos tem argumentos suficientes para caberem naqueles dezoito.
Mas se nos lembrarmos que Scolari com Ronaldo,Figo,Rui Costa,Deco,Ricardo Carvalho,Pauleta,etc conseguiu perder com a Grécia duas vezes em quinze dias se perceberá que não há lugar a saudosismos !
Depois Falamos

terça-feira, setembro 09, 2008

O PSD e o Kosovo.

Não,não é sobre a "balcanização" do PSD que este post se debruça.
É sobre História e memória que convém andarem ligadas sob pena de se cometerem erros de dificil reparação.
Qualquer pessoa razoávelmente informada e com gosto pela História europeia sabe que a zona dos Balcãs foi,nos ultimos cem anos,um autêntico barril de pólvora onde inclusivê tiveram lugar algumas das mais devastadoras guerras que o continente conheceu neste periodo de tempo.
Foi por isso que a declaração unilateral de independência do Kosovo,sob inspiração americana e das potências dominantes da União Europeia,causou a maior preocupação em todos aqueles que conhecem a História europeia e,essencialmente,tinham noção do quanto humilhante era para a Rússia essa declaração.
Por outras palavras ficava de imediato pendente uma resposta russa.
E diz-nos a memória,e a História,que os russos não costumam usar punhos de renda nas suas retaliações.
A prova foi feita agora na Geórgia.
Onde as declarações unilaterais de independência da Ossétia do Sul e da Abecásia apanharam Estados Unidos e União Europeia com pouca moral para poderem contestar.
Porque toda a gente percebeu que era parte da resposta russa á provocação do Kosovo.
É por isso que em nome da memória,mas também da Verdade,importa relembrar agora a posição tomada pelo PSD liderado por Luis Filipe Menezes aquando da declaração unilateral da independência do Kosovo.
Recomendando ao governo a maior prudência na questão e defendendo o não reconhecimento da independência naquelas circunstâncias.
Caiu o "Carmo e a Trindade" nos bem pensantes do partido entre os quais alguns dos actuais dirigentes.
Que heresia horrivel não alinhar com os EUA e as potências dominantes da U.E. .
Podia lá ser.
O tempo e a História vieram provar que foi a posição mais correcta.
Porque assente em estudo da História europeia,em cultura civilizacional e em conhecimento das realidades no terreno.
Hoje um lider do PSD,que é sempre um potencial primeiro ministro,tem de ser um cidadão do mundo.
Que goste de ler,de estudar,de viajar e conhecer.
Não pode ser especialista numa ou duas áreas.
Tem,com base no atrás escrito,de ser capaz de se movimentar com á vontade em todas as áreas essenciais da governação.
Porque um mundo em mudança acelarada exige uma enorme capacidade de resposta em...tempo útil.
Tem de pensar,reflectir e simultâneamente agir.
Porque a reagir ninguém ganha eleições.
Depois Falamos

Pois é...

Manuela Ferreira Leite fez um bom discurso em Castelo de Vide !
Frontal,duro,contundente para o governo.
Ao qual apenas faltou uma explicitação clara de quais os caminhos alternativos.
O que se espera de um lider de oposição.
O problema é que a noticia não foi o teor do discurso mas sim o facto de a lider ter quebrado um longo e incompreensivel silêncio que se arrastou por mais de um mês !
Não sei (se calhar sei...) de onde veio a tese do silêncio,mas era inevitável que ela só podia conduzir a isto.
Por excepcional que fosse,e não foi,o discurso ficaria sempre abaixo das expectativas geradas por tanto suspense e mistério.
E o seu conteúdo ficaria sempre em segundo plano perante a sua simples,e agora excepcional,existência.
Dificilmente poderá deixar de ser considerado como uma oportunidade perdida.
Como aliás a própria universidade de verão,por muitos méritos que tenha,foi também uma oportunidade perdida de conciliação e abrangência interna.
Estando ,e muito bem, a lider e um dos candidatos derrotados nas ultimas directas(Pedro Passos Coelho) faria todo o sentido que também Pedro Santana Lopes fosse convidado.
Porque foi lider,porque foi primeiro ministro,porque podia ter ministrado lições preciosas sobre como ganhar câmaras dificeis.
Matéria que os alunos (por força da idade) e os restantes professores (por variadas razões) desconhecem em absoluto.
Mas quem organiza,quem superintende e quem inspira entenderam que dar sinais de unidade interna não era importante.
Foi pena !
Porque não haverá segunda oportunidade.
Depois Falamos

segunda-feira, setembro 08, 2008

O Joker de Nyon

Cartoon de Miguel Salazar
Durante anos e anos habituei-me a olhar para a Uefa como um paradigma de seriedade e rigor no desporto.
Imune a pressões,imune a corrupção e jogos de influências,intransigente na defesa da verdade desportiva e da disciplina.
Tive pela primeira vez dúvidas,muito sérias aliás,na final da Taça das Taças de 1984 entre F.C.Porto e Juventus.
Disputada em...Basileia,pareceu-me muito claramente que existiam ali umas forçazinhas ocultas a ajudarem os italianos e a prejudicarem os portugueses.
De lá para cá a minha desilusão com a Uefa (e com a Fifa já agora) não parou de aumentar.
Até que voltamos a...Basileia e ao já célebre assalto á "bandeira levantada" que prejudicou o Vitória de forma incalculável.
Desportiva e financeiramente.
No dia seguinte,as palavras do presidente da Uefa Michel Platini (de quem gostei tanto como jogador como detrsto enquanto dirigente...) lamentando o prejuizo causado pareceram-me simpáticas mas com um enorme sabor a lágrimas de crocodilo.
Bastaria aliás a impunidade com que árbitro e fiscal de linha se escaparam do atropelo,sem uma reprensão,sem o afastamento das competições da Uefa,para perceber que por detrás da bandeira levantada se escondiam interesses vários.
Foi por isso que a noticia dos inquéritos levantados pela Uefa ao Vitória só dão para rir.
Por um lado porque nada de especial se passou no estádio,quando até era compreensivel que tivesse passado.
Por outro lado porque o acontecido no aeroporto(nada a não ser uns gritos e uns assobios) não me parece que seja da jurisdição dos "boys" do sr Platini.
Ou será que a Uefa também é autoridade aeroportuária ?
Finalmente ,e falando muito a sério, depois de nos terem roubado um milhão de contos (pelo menos.. mas foi mais)e destruido um sonho que tanto custou a (quase) tornar possivel que nos importam os eventuais castigos desse gang de vigaristas ?
Multas ? Descontem no milhão que nos roubaram.
Interdições do estádio ? Se levamos 5000 adeptos a Sevilha também levamos a qualquer estádio nacional pelo menos o dobro.
Afastamento da competição ? Muito incomodados.Escusamos de conviver com vigaristas e corruptos.
O sr Platini já foi jogador,treinador,seleccionador.
Agora é dirigente.
Com tanta versatilidade ainda acaba por ser convidado para o papel de Joker numa qualquer sequela de Batman.
Talentos não lhe faltam !
Com a pequena diferença de o "Joker" ser uma personagem da banda desenhada e do cinema.
Enquanto o sr Platini dirige uma organização.
Que "só" ao Vitória roubou,ou deixou que roubassem, mais de um milhão de contos !
Depois Falamos

domingo, setembro 07, 2008

Memória Futura


Aguardei alguns dias,sentado,por uma reacção formal das autoridades desportivas deste país ao roubo de Basileia que prejudicando gravemente o Vitória foi também lesivo para o futebol português.
Do responsável pelo desporto em Portugal,que noutros tempos em que lhe dava jeito se arvorava em grande amigo do Vitória,nem uma palavra.
O assunto passou-lhe ao lado.
Da Federação,entidade que superintende ao futebol em Portugal,nem um gesto não fosse o sinistro Madail perder o lugar que tanto ambiciona nos orgãos dirigentes da Uefa.
Espero,sinceramente,que nunca o obtenha.
Da Liga,entidade que organiza o campeonato e tem como fim último a defesa dos clubes seus associados,um silêncio esmagador.
Ou seja,para secretaria de estado do desporto,Federação e Liga não aconteceu nada em Basileia.
Fosse com outros bem conhecidos e era uma procissão rumo á Uefa porque Portugal estava em perigo !
Foi com o Vitória...não se fala mais nisso.
Nunca esquecerei este silêncio cúmplice com quem tanto nos prejudicou.
Sei que a generalidade dos vitorianos também não esquecerá.
Espero que a direcção do meu clube,esta e as próximas,também não o esqueçam.
Porque pela via do futebol,ou da politica,ou outra qualquer alguns destes personagens ainda vão por cá aparecer.
A pedirem votos que lhes façam falta para chegarem onde lhes interessar.
Do Vitória,dos vitorianos e porque não de todos os vimaranenses,só podem levar desprezo.
Porque na hora em que precisavamos deles preferiram contemporizar com quem nos prejudicou.
E quem não se sente não é filho de boa gente.
Depois Falamos
P.S. Importa reconhecer,saudar e agradecer a posição pública da A.F. Braga de solidariedade com o Vitória.
Ao menos essa teve a elementar dignidade de estar ao lado do clube seu filiado.

sábado, setembro 06, 2008

O camarada Peneda


Angola vive em ditadura desde,pelo menos,1992.
Altura em que se tinham realizado as últimas eleições no corolário das quais o gang criminoso no poder se entreteve a assassinar os dirigentes da Unita que viviam em Luanda.
Nestes 16 anos a alta direcção do MPLA,com o presidente Eduardo dos Santos á cabeça,entreteve-se enriquecer de forma escandalosa perante um povo faminto e mal recuperado das sequelas da longa guerra civil.
É um regime ditatorial,de partido único,que devia merecer a mais firme condenação da comunidade internacional.
A começar por Portugal.
Infelizmente ajoelhados perante os interesses económicos (e Angola nessa matéria se bem governada podia ser dos paises mais ricos do planeta)e as oportunidades de negócio nesse país riquissimo em matérias primas,os dirigentes europeus preferem assobiar para o ar e condenar ditaduras mais distantes e menos ricas.
Como a Birmânia por exemplo !
Adiante.
Ontem Angola teve eleições.
Que após tantos anos de ditadura teriam de ser encaradas pela comunidade internacional com as maiores reservas.
Reforçadas pela atitude do governo totalitário de usar a televisão pública para a campanha do MPLA ostracizando por completo as campanhas dos outros partidos.
E ,já agora,recusando vistos de entrada no país ao Expresso,Sic,Visão,Público e Rádio Renascença.
Não fosse o governo de Sócrates forte com os fracos e fraco com os fortes e já o embaixador angolano teria ouvido algumas verdades desagradáveis...
Por tudo isto,e muito mais,não admirou que logo na abertura das urnas se tenha percebido que transparentes e justas é que estas eleições não iam ser de certeza absoluta.
O que motivou protestos dos principais partidos da oposição.
E a própria chefe de missão da União Europeia declarou que a organização das eleições era um perfeito desastre.
Eis senão quando aparecem duaz vozes discordantes e atestando que tudo estava a correr bem.
O deputado do PCP António Filipe que ainda vive no pré 1989 e...o eurodeputado do PSD Silva Peneda !
Que não teve vergonha de alinhar ao lado de António Filipe e do MPLA contra todas as evidências.
Razão tinha Luis Filipe Menezes quando queria renovar totalmente a lista de eurodeputados.
Há gente no PSD para a qual já não é possivel um minimo de paciência...
Depois Falamos

quinta-feira, setembro 04, 2008

Na Mouche

Cartoon de Miguel Salazar
Complementando (agora pela via do humor) o escrito no post anterior aqui se dá á estampa mais um magnifico cartoon do Miguel Salazar.
Desta vez pegando nas palavras do benfiquista tipico que agrediu o fiscal de linha(...só corto as barbas quando o benfica for campeão...) o autor imagina o aspecto do sujeito daqui a dez anos...
Verdadeiramente genial.
Depois Falamos

SLB no seu melhor


Este fim de semana foi perfeitamente esclarecedor sobre a podridão em que vive o futebol português.
E que me levou recentemente,perante algumas indignações,a manifestar a vontade de ver o Vitória na Liga espanhola.
No estádio da Luz,pertencente ao clube mais protegido pelos vários "sistemas" que emporcalham o nosso futebol,assistimos á agressão a um fiscal de linha perpetrada por um demente (o aspecto não indicia outra coisa)que não encontrou melhor forma de descarregar a raiva que a inoperância da sua equipa lhe proporcionava.
Esperava-se punição exemplar.
No minimo interdição do recinto.
Qual quê.
Uma ridicula multa de 3500 € ou coisa semelhante.
Ficamos todos a saber que em Portugal existe tabela de preços para desacatos em recintos desportivos.
Agredir um elemento da equipa de arbitragem custa a modica quantia de 3500 € !
E como os que o rodeavam ainda aplaudiram entusiasticamente a atitude talvez fosse de lhe dar a "Águia de Ouro" por relevantes serviços prestados e no jogo com o Nápoles convidá-lo a assistir do mesmo lugar...
Já agora para percebermos se a tabela de "preços" da UEFA é idêntica.
Mas não ficamos por aqui.
Aquela espécie de jagunço chamada Luisão,useiro e vezeiro em agressões a adversários (e até a colegas na falta de adversários...)numa altura em que o jogo estava parado,sem provocação nem antecedentes,deu uma cotovelada cobarde e á traição em Sapunaru.
Atitude completamente reprovável.
O árbitro não viu mas o conselho de disciplina, com base nas imagens televisivas, aplicou-lhe dois jogos de castigo.
O Benfica,se fosse dirigido por gente que quisesse de facto moralizar o futebol,devia ter aceite o castigo e ainda acrecentar-lhe uma severa multa para o individuo perceber que as suas atitudes irresponsáveis penalizam severamente o clube que lhe paga.
Qual quê.
Aterrorizados pela falta de rendimento da equipa, e pelo próximo jogo com o Sporting,os dirigentes foram a correr apresentar recurso do castigo.
Ou seja,fomentam por actos,a indisciplina e a falta de fair play.
E depois ainda se admiram que os adeptos batam nos fiscais de linha...
Depois Falamos