Durante anos e anos habituei-me a olhar para a Uefa como um paradigma de seriedade e rigor no desporto.
Imune a pressões,imune a corrupção e jogos de influências,intransigente na defesa da verdade desportiva e da disciplina.
Tive pela primeira vez dúvidas,muito sérias aliás,na final da Taça das Taças de 1984 entre F.C.Porto e Juventus.
Disputada em...Basileia,pareceu-me muito claramente que existiam ali umas forçazinhas ocultas a ajudarem os italianos e a prejudicarem os portugueses.
De lá para cá a minha desilusão com a Uefa (e com a Fifa já agora) não parou de aumentar.
Até que voltamos a...Basileia e ao já célebre assalto á "bandeira levantada" que prejudicou o Vitória de forma incalculável.
Desportiva e financeiramente.
No dia seguinte,as palavras do presidente da Uefa Michel Platini (de quem gostei tanto como jogador como detrsto enquanto dirigente...) lamentando o prejuizo causado pareceram-me simpáticas mas com um enorme sabor a lágrimas de crocodilo.
Bastaria aliás a impunidade com que árbitro e fiscal de linha se escaparam do atropelo,sem uma reprensão,sem o afastamento das competições da Uefa,para perceber que por detrás da bandeira levantada se escondiam interesses vários.
Foi por isso que a noticia dos inquéritos levantados pela Uefa ao Vitória só dão para rir.
Por um lado porque nada de especial se passou no estádio,quando até era compreensivel que tivesse passado.
Por outro lado porque o acontecido no aeroporto(nada a não ser uns gritos e uns assobios) não me parece que seja da jurisdição dos "boys" do sr Platini.
Ou será que a Uefa também é autoridade aeroportuária ?
Finalmente ,e falando muito a sério, depois de nos terem roubado um milhão de contos (pelo menos.. mas foi mais)e destruido um sonho que tanto custou a (quase) tornar possivel que nos importam os eventuais castigos desse gang de vigaristas ?
Multas ? Descontem no milhão que nos roubaram.
Interdições do estádio ? Se levamos 5000 adeptos a Sevilha também levamos a qualquer estádio nacional pelo menos o dobro.
Afastamento da competição ? Muito incomodados.Escusamos de conviver com vigaristas e corruptos.
O sr Platini já foi jogador,treinador,seleccionador.
Agora é dirigente.
Com tanta versatilidade ainda acaba por ser convidado para o papel de Joker numa qualquer sequela de Batman.
Talentos não lhe faltam !
Com a pequena diferença de o "Joker" ser uma personagem da banda desenhada e do cinema.
Enquanto o sr Platini dirige uma organização.
Que "só" ao Vitória roubou,ou deixou que roubassem, mais de um milhão de contos !
Depois Falamos
O Sporting tem dado várias sentenças em campo. A propósito de um mal resolvido Apito Dourado, o Sporting, desde então, ganhou todos os jogos contra o Porto, excepto o tal jogo do atraso fantasma para o Stojkovic.
ResponderEliminarO Sporting, enquanto Clube de Portugal, tem o dever de ganhar os dois jogos contra o Basileia, para remediar a injustiça que os donos do futebol, com sede na Suiça, cometeram ao seu Vitória.
Em relação ao roubo, em si, subscrevo, na íntegra, este seu post. Parece-me que chegou a hora do futebol se modernizar e a introdução do vídeo iria beneficiar a verdade desportiva. Se esse senhor Platini lutasse, verdadeiramente, pela verdade no futebol, em vez de querer mais dois árbitros, devia propor a introdução do vídeo. Mas ele não quer. Sabe-se lá porquê.
Quem perde, infelizmente, continua a ser, muitas vezes quem é melhor em campo. O Vitória, em campo, foi melhor. Fez os golos suficientes para estar na LC. Mas não está porque jogou contra uma equipa suiça.
Curioso é que o Porto, que tentou comprar árbitros, está. O Vitória que merecia, porque além dos jogos contra o Basileia, fez um campeonato notável no ano passado não está.
O futebol é de quem tem dinheiro e é comandado na Europa por uma série de enormes aldrabões.
Já disse por aqui que de futebol nada entendo, mas li/ouvi nos media que houve marosca da grossa nesse jogo do Vitória.
ResponderEliminarJá não é a 1º vez que equipas portuguesas, incluindo a selecção são vítimas do 'sistema'. Lembrem-se do jogo contra a Itália para o mundial dos EUA, em que a organização americana dizia antes do jogo decisivo, que preferia a Itália? Pois havia muitos emigrantes italianos nos States e encheriam os estádios, coisa que a meia dúzia de portugueses não conseguiriam. Então não é que os árbitros marcaram não sei quantos penáltis a favor dos esparguetes e como eles os falhavam, mais outro e outro. Foi uma vergonha, mas ninguém a teve!
Só há uma maneira de resolver isto: daqui a uns tempos, sem que ninguém dê por nada, caçar o árbitro e dar-lhe uma 'tareia de caixão à cova'. Assim aprendiam a ter respeito e não repetiam a brincadeira. Ninguém podia dizer nada -já se tinha passado muuuuuito tempo- e a criminalidade aumenta pela Europa. Não é o que diz o 'n/ querido' Pinto de Sousa e 'irmões'?
Caro Cirilo, problema resolvido! Pois, a 'tia' Manuela -essa mesma- não é a única que é de famílias de terroristas...
Subscrevo inteiramente. Assim se vê a pequenez do português que só bate palmas a 3 clubes. Uma vergonha!
ResponderEliminarFosse o caso com uma equipa espanhola, de que dimensão fosse, e todo um país levantava a sua voz...
Caro Cirilo:
ResponderEliminar-então agora só nos (seus leitores assiduos) presenteia com considerações acerca do mundo futebolês? Então e o nosso PSD? Andará V. Excelência entretido por outros lados?
Mais uma excelente obra do nosso amigo Miguel...com a crítica a dar em cheio no bobo da corte, de seu nome Platini!!!
ResponderEliminartemos que mandar esta caricatura para a UEFA!!
ResponderEliminarCaro António:
ResponderEliminarTem razão em muito do que diz embora eu ache que o Porto foi campeão por ser,de longe,a melhor equipa.Já este ano acho que o titulo vai ser muito mais disputado dado que o Sporting fez excelentes contratações e tem assim mais soluções no banco.
Infelizmente o Vi´tória este ano não me parece que vá ter hipóteses de igualar a excelente carreira do ano passado.
Espero sinceramente que o SCP dê duas valentes tareias nos corrutos do Basileia.
Porque se o patife do fiscal de linha foi corrompido alguém corrompeu.
Provavelmete com a concordância da própria Uefa.
Caro Anónimo:
Acho que nos apetece a todos seguir a sugestão que deu.Claro que não pode ser,mas não duvido que muita da violência no futebol é induzida pelas vigarices a que vamos assistindo.
Caro ap:
Pois é isso.Mas nao era preciso ser uma equipa espanhola.Bastava que fosse um dos três grandes...passivos.
Até directos faziam nos telejornais.
Cara Maria:
Neste blog vou escrevendo um pouco sobre tudo.Umas vezes tem mais futebol,outras mais politica,outras tem assuntos totalente diferentes.
E sabe que para um vitoriano o Vitória é parte importante da vida.
Caro Rui:
O Miguel Salazar tem de facto talento imenso para o desenho mas também para o humor.
Digo-te,não por ser amigo dele há mais de trinta anos mas por ser verdade,que é um dos mais talentosos cartoonistas de Portugal.
Tomaram muitos jornais nacionais poderem contar com os seus cartoons.
Caro Anónimo:
Já mandei !
Para a Uefa e outros sitios.