Emil Nolde 1867-1956 Pintor expressionista alemão. Um dia escreveu :"Cores,o material dos pintores.Cores na sua essência,a chorar e a rir,sonho e felicidade,quentes e sagradas,como canções de amor e de erotismo,como cânticos e magníficos corais.As cores vibram como o argênteo repicar dos sinos e com tonalidades brônzeas.São os arautos da felicidade,da paixão e do amor,da alma,do sangue e da morte."
E o filme é
"Morte em Veneza" Luchino Visconti, 1971. Magnífica interpretação de Dirk Bogarde acompanhada por Gustav Mahler
Caro Luis Melo: Palavras para quê ? É (Sócrates) um artista português. Caro Jose Alves: Há-os mais feios... Cara Maria: Sendo você a "responsável" pela introdução da rubrica "Pintura" neste blog acho muito bem que nos vá dando estas notas sobre os pintores. É uma área,confesso,de que não percebo quase nada. O filme é excelente.
Bela ideia esta da pintura! E com direito a comentários de quem se vê que sabe do que fala. Sim, senhor. Ora, façam o favor de continuar, que nós agradecemos.
Olhe que só sei umas coisitas. Espero bem que mais gente se pronuncie.Não é preciso ser "doutor"para ver e opinar.A Arte deve estar ao dispor de toda a gente,só assim terá sentido.
"The Mask"(1994), de Chuck Russell, com Jim Carrey. O Nelson-Alkins Museum of Art fica um bocadinho longe, mas não me importava de lá ir ver o quadro. Lembro-me de que já uma vez fui de Amsterdam a Haia de propósito para ver o "Vista de Delft" de Vermeer, a conselho de uma amiga muito sabedora destas coisas de Arte. E se valeu a pena! Estava capaz de lá voltar...
Como ´´galego`` que sou na matéria fui investigar e fiquei a saber que: ´´Emil Nolde`` nasceu como ´´Emil Hansen`` perto de uma aldeia chamada ´´Nolde``, na fronteira da Alemanha com a Dinamarca, foi um dos primeiros ´´Expressionistas``, membro do ´´Die Bruke``, considerado um dos grandes pintores do sec. 20 da pintura a Oleo e Aguarela. É conhecido pela sua vigorosa e expressiva escolha de cores, amarelos dourados e vermelhos, como mostra alias a pintura em causa. O seu trabalho reflete um interesse maior pelas flores, sendo considerado um admirador de Vincent Van Gohg.
Quanto a uma sugestão cinefola, a imagem fez-me lembrar um filme recente, realizado por Mel Gibson, ´´Apocalipto``, pelas suas cores e ´´caras`` pintadas.
Cara Mimi: Filme intenso esse. Como todos os de Kubrik. Quanto á Pintura é uma ideia da Maria. Que acolhi com gosto a ver se apreendo alguma coisa da matéria. Cara Maria: Aí estou a apreender. E estou de acordo com o seu comentário á Mimi. Caro Anónimo: Não sei. Você suspeiota de alguém ? Cara Mimi: Eu de arte percebo pouco e por isso não lhe garanto que algum dia fosse de propósito de um sitio a outro para ver uma tela. Um museu isso sim. Já o fiz várias vezes. Caro cb: Aí está uma investigação criteriosa. Estou a apreender consigo com a Maria e a Mimi. O filme ainda não vi. Caro I love Guimarães: Tudo que sirva para divulgar a nossa Terra é sempre bem vindo. Cara mimi: Amen.
Cara Mimi eu tambem acho mas... Deixe-me dizer-lhe que já aprendi umas ´´coisas`` desde que por aqui passo(recente), acima de tudo a ´´filtrar`` o que interessa ou não.
Candidatos ao parlamento europeu?
ResponderEliminarEmil Nolde 1867-1956
ResponderEliminarPintor expressionista alemão.
Um dia escreveu :"Cores,o material dos pintores.Cores na sua essência,a chorar e a rir,sonho e felicidade,quentes e sagradas,como canções de amor e de erotismo,como cânticos e magníficos corais.As cores vibram como o argênteo repicar dos sinos e com tonalidades brônzeas.São os arautos da felicidade,da paixão e do amor,da alma,do sangue e da morte."
E o filme é
"Morte em Veneza" Luchino Visconti,
1971.
Magnífica interpretação de Dirk Bogarde acompanhada por Gustav Mahler
Caro Luis Melo:
ResponderEliminarPalavras para quê ?
É (Sócrates) um artista português.
Caro Jose Alves:
Há-os mais feios...
Cara Maria:
Sendo você a "responsável" pela introdução da rubrica "Pintura" neste blog acho muito bem que nos vá dando estas notas sobre os pintores.
É uma área,confesso,de que não percebo quase nada.
O filme é excelente.
"Eyes Wide Shut" (1999), de Stanley Kubrick, com Nicole Kidman e Tom Cruise e uma Nova-Iorque fora de horas.
ResponderEliminarBela ideia esta da pintura! E com direito a comentários de quem se vê que sabe do que fala. Sim, senhor. Ora, façam o favor de continuar, que nós agradecemos.
ResponderEliminarE pensando em música, o humor mordaz de Camile Saint Saëns em "O Carnaval dos Animais".
ResponderEliminarAcrescento
ResponderEliminarA pintura chama-se "Masks" e encontra-se no Nelson-Alkins Museum of Art no Missouri.
É um óleo sobre tela
Mimi
ResponderEliminarOlhe que só sei umas coisitas.
Espero bem que mais gente se pronuncie.Não é preciso ser "doutor"para ver e opinar.A Arte deve estar ao dispor de toda a gente,só assim terá sentido.
Quem será o das barbas que observa a mascarada...?
ResponderEliminar"The Mask"(1994), de Chuck Russell, com Jim Carrey. O Nelson-Alkins Museum of Art fica um bocadinho longe, mas não me importava de lá ir ver o quadro. Lembro-me de que já uma vez fui de Amsterdam a Haia de propósito para ver o "Vista de Delft" de Vermeer, a conselho de uma amiga muito sabedora destas coisas de Arte. E se valeu a pena! Estava capaz de lá voltar...
ResponderEliminarComo ´´galego`` que sou na matéria fui investigar e fiquei a saber que: ´´Emil Nolde`` nasceu como ´´Emil Hansen`` perto de uma aldeia chamada ´´Nolde``, na fronteira da Alemanha com a Dinamarca, foi um dos primeiros ´´Expressionistas``, membro do ´´Die Bruke``, considerado um dos grandes pintores do sec. 20 da pintura a Oleo e Aguarela.
ResponderEliminarÉ conhecido pela sua vigorosa e expressiva escolha de cores, amarelos dourados e vermelhos, como mostra alias a pintura em causa.
O seu trabalho reflete um interesse maior pelas flores, sendo considerado um admirador de Vincent Van Gohg.
Quanto a uma sugestão cinefola, a imagem fez-me lembrar um filme recente, realizado por Mel Gibson, ´´Apocalipto``, pelas suas cores e ´´caras`` pintadas.
Muito bem, CB! Quando não sabemos, informamo-nos, pois claro. Pena haver para aí tanta gente convencida de que sabe tudo mas que só diz disparates...!
ResponderEliminarCara Mimi:
ResponderEliminarFilme intenso esse.
Como todos os de Kubrik.
Quanto á Pintura é uma ideia da Maria.
Que acolhi com gosto a ver se apreendo alguma coisa da matéria.
Cara Maria:
Aí estou a apreender.
E estou de acordo com o seu comentário á Mimi.
Caro Anónimo:
Não sei. Você suspeiota de alguém ?
Cara Mimi:
Eu de arte percebo pouco e por isso não lhe garanto que algum dia fosse de propósito de um sitio a outro para ver uma tela.
Um museu isso sim.
Já o fiz várias vezes.
Caro cb:
Aí está uma investigação criteriosa.
Estou a apreender consigo com a Maria e a Mimi.
O filme ainda não vi.
Caro I love Guimarães:
Tudo que sirva para divulgar a nossa Terra é sempre bem vindo.
Cara mimi:
Amen.
Cara Mimi eu tambem acho mas...
ResponderEliminarDeixe-me dizer-lhe que já aprendi umas ´´coisas`` desde que por aqui passo(recente), acima de tudo a ´´filtrar`` o que interessa ou não.
Caro cb:
ResponderEliminarExcelente.
Também eu.
Eu não suspeito, eu tenho a certeza e nunca me engano! Onde é que eu ouvi algo parecido. Alguém me anda a imitar...
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarPois anda.
Quem será ?