Cara Dri: Não vi. Caro Diogo: Lamentavelmente ainda não fui ás Berlengas embora já tenha estado na eminência de... Talvez este Verão se proporcione. Não sei onde se situa a povoação retratada mas penso ser em Itália.
Consta que Lisboa seria assim até ao séc. XIX. Não a cidade branca que se apregoua nos cartazes turísticos de hoje. Com estes tons só a zona J de Chelas que já repintaram em parte de branco.
Esta imagem é fantástica.Vou pinta-la. A luz, a cor a estrutura do acaso é magnifica. Adorei. Gosto dos seus olhos e do que eles vêm...não sei se por expressão de alma ou por acasos de olhares uma coisa é certa os seus olhos vêem e voce teve a simpatia de partilhar esse olhar... quimera
Por ter visitado as cinco , posso informar que se trata da aldeia de Manarola, que faz parte dum conjunto turístico da Liguria, chamado “ Cinque Terre”. ! Creio que não é preciso traduzir ... Para lá ir é melhor ir de comboio, que para em todas as “Terre” , a partir de Génova ou La Spézia! Ou de barco, porque não há estradas. Obra monumental dos homens que desde o ano 1000 com a enxada e a picareta , e pedras, muitas pedras, construíram uns terraços que se prolongam na orla marítima das cinco terras, a mais ou menos 500 metros acima do nível do mar ! Basta dizer que estes muros assim construídos , bem alinhados, teriam um comprimento de 6720 quilómetros, tantos como a muralha da China ! Para bem visitar as “Cinque Terre” é preciso marchar , bastante fácil, no caminho que as liga umas à outras, entre as oliveiras, as vinhas, as plantas medicinais, os agrumes, etc. Em 1997, a Unesco classificou as Cinque Terre na lista do Património Mundial da Humanidade, como paisagem cultural ! Como Guimarães ! As outras « Terre » : Monterosso, Vernazza, Corniglia e Riomaggiore !
Vi que há por lá uns barcos de pesca. Não escolheu este roteiro para ir à pesca...pois não? Não sei que peixe dará naquela costa...provávelmente não será laranja? ou multicolor?
Sim, fui à pesca das imagens ! Mas existe nesta costa a mesma variedade de peixes do resto do Mediterrâneo entre os quais o famoso salmonete ! ! Quanto à cor laranja, há muitos laranjais, precisamente, nesta região ! Trata-se dos frutos, claro está ! Berlusconni possui uma magnifica vila nesta região, em Portofino, exactamente. Mas não é um “laranja”, espero ! O Wikipedia dá todos os detalhes sobre esta região (onde colhi certos elementos) e é muito bem documentado.
Caro Anónimo: Realmente existem uns bairros sociais,em Lisboa,pintados em cores garridas. Mas dá a terem esta paisagem... Caro James: Obrigado pela busca. Eu tinha ideia que era em itália mas não sabia onde.. Cara Quimera: Acho que a escolha de fotografias para colocar num blog pessoal tem um pouco de amboas as caracteristicas que aponta: Expressão da alma e acaso dos olhares. Caro Freitas Pereira: Depois dessa esclarecedora explicação tenho de colocar essa região como prioridade para uma futura visita. Embora conheça mal Itália foi seguramente dos paises que mais me fascinou. E espero la voltar mais algumas vezes. Cara Maria Manuel: Sempre esse humor juridicamente refinado. Mas ir á pesca, de peixes ou imagens, naquela região deve ser fascinante. Cara maria: Não vi.Lamentavelmente.
Musica: Ave Maria no Morro
ResponderEliminarFilme: A cidade de Deus
dri
Fantástico! Não sei porquê, mas faz-me lembrar um pouco a ilha das Berlengas em Peniche.
ResponderEliminarCara Dri:
ResponderEliminarNão vi.
Caro Diogo:
Lamentavelmente ainda não fui ás Berlengas embora já tenha estado na eminência de...
Talvez este Verão se proporcione.
Não sei onde se situa a povoação retratada mas penso ser em Itália.
Consta que Lisboa seria assim até ao séc. XIX. Não a cidade branca que se apregoua nos cartazes turísticos de hoje. Com estes tons só a zona J de Chelas que já repintaram em parte de branco.
ResponderEliminarÉ em Italia.
ResponderEliminarJá lá passei ... no Google Earth :D
Vou ver se descubro, e venho cá depois dizer algo ... lol
ora então: É Manarola, fica na costa da Italia a sul de Genova.
ResponderEliminarGoogle Maps: http://maps.google.pt/maps?utm_campaign=pt&utm_medium=ha&utm_source=pt-ha-emea-pt-bk-gm&utm_term=google%20maps
É muito giro...pelas fotos que vi
Esta imagem é fantástica.Vou pinta-la. A luz, a cor a estrutura do acaso é magnifica. Adorei.
ResponderEliminarGosto dos seus olhos e do que eles vêm...não sei se por expressão de alma ou por acasos de olhares uma coisa é certa os seus olhos vêem e voce teve a simpatia de partilhar esse olhar...
quimera
Por ter visitado as cinco , posso informar que se trata da aldeia de Manarola, que faz parte dum conjunto turístico da Liguria, chamado “ Cinque Terre”. ! Creio que não é preciso traduzir ...
ResponderEliminarPara lá ir é melhor ir de comboio, que para em todas as “Terre” , a partir de Génova ou La Spézia! Ou de barco, porque não há estradas.
Obra monumental dos homens que desde o ano 1000 com a enxada e a picareta , e pedras, muitas pedras, construíram uns terraços que se prolongam na orla marítima das cinco terras, a mais ou menos 500 metros acima do nível do mar ! Basta dizer que estes muros assim construídos , bem alinhados, teriam um comprimento de 6720 quilómetros, tantos como a muralha da China !
Para bem visitar as “Cinque Terre” é preciso marchar , bastante fácil, no caminho que as liga umas à outras, entre as oliveiras, as vinhas, as plantas medicinais, os agrumes, etc.
Em 1997, a Unesco classificou as Cinque Terre na lista do Património Mundial da Humanidade, como paisagem cultural ! Como Guimarães !
As outras « Terre » : Monterosso, Vernazza, Corniglia e Riomaggiore !
Caro freitaspereira:
ResponderEliminarTivesse eu 1/3 das suas possibilidades, e também conheceria estes retratos...
Assim sendo...olho prá penha!
Vi que há por lá uns barcos de pesca. Não escolheu este roteiro para ir à pesca...pois não?
ResponderEliminarNão sei que peixe dará naquela costa...provávelmente não será laranja? ou multicolor?
"Viaggio in Italia",Roberto Rossellini,1954
ResponderEliminarPara Maria Manuel :
ResponderEliminarSim, fui à pesca das imagens ! Mas existe nesta costa a mesma variedade de peixes do resto do Mediterrâneo entre os quais o famoso salmonete ! ! Quanto à cor laranja, há muitos laranjais, precisamente, nesta região ! Trata-se dos frutos, claro está ! Berlusconni possui uma magnifica vila nesta região, em Portofino, exactamente. Mas não é um “laranja”, espero !
O Wikipedia dá todos os detalhes sobre esta região (onde colhi certos elementos) e é muito bem documentado.
Caro Anónimo:
ResponderEliminarRealmente existem uns bairros sociais,em Lisboa,pintados em cores garridas.
Mas dá a terem esta paisagem...
Caro James:
Obrigado pela busca.
Eu tinha ideia que era em itália mas não sabia onde..
Cara Quimera:
Acho que a escolha de fotografias para colocar num blog pessoal tem um pouco de amboas as caracteristicas que aponta:
Expressão da alma e acaso dos olhares.
Caro Freitas Pereira:
Depois dessa esclarecedora explicação tenho de colocar essa região como prioridade para uma futura visita.
Embora conheça mal Itália foi seguramente dos paises que mais me fascinou.
E espero la voltar mais algumas vezes.
Cara Maria Manuel:
Sempre esse humor juridicamente refinado.
Mas ir á pesca, de peixes ou imagens, naquela região deve ser fascinante.
Cara maria:
Não vi.Lamentavelmente.
Via dell'Amore (passeio marítimo)
ResponderEliminarE eu que tanto esperava por um poema....
ResponderEliminarCaro Vertigo:
ResponderEliminarNão desiluda a Maria.
Cara Maria:
Não perca a esperança