Páginas
▼
sexta-feira, abril 03, 2009
Defender o Vitória.
Imagem: www.vitoriasc.pt
Esta campanha lançada pelo departamento de marketing do Vitória merece o respeito e a consideração de todos os vitorianos.
E deve ser seguida religiosamente.
Nos tempos correntes de alta profissionalização do futebol não pode ser descurado nenhum aspecto relacionado com as receitas, desde os direitos televisivos á bilheteira passando pela publicidade estática, pelo que o merchandising assume uma cada vez maior importância no orçamento dos clubes.
A nível europeu clubes como o Real Madrid ou o Milan,para dar dois exemplos de topo,chegam ao ponto de contratarem jogadores em função não só do valor futebolístico mas também das receitas adicionais que proporcionam.
David Beckham é o exemplo maior.
Daí que defender o Vitória é também só adquirir produtos oficiais do clube ou por ele autorizados.
Nas lojas do estádio, do C.C.Villa , das Caldas das Taipas ou noutros estabelecimentos licenciados para o efeito.
Com muita pena dos simpáticos vendedores ambulantes e sem pena nenhuma dos atrevidos da contrafacção a verdade é que o emblema do Vitória tem de ser defendido.
Pela direcção, mandando instaurar os competentes processos judiciais aos prevaricadores ,e pelos sócios não comprando produtos ilegais.
Todos sabemos que o emblema do Vitória vende.
E por isso é apetecível.
Mas que venda aquilo em que o Vitória á partida possa definir as margens de lucro.
E não para que os oportunistas que por ai andam usem o emblema honrado do Vitória para vender camisolas, cachecóis, bandeiras, livros,revistas,canetas e sei lá que mais.
Defender o Vitória é claramente dizer não aos que se querem aproveitar do seu prestigio, da sua empatia com os vimaranenses(e não só),do seu belo emblema ,para obterem mais valias financeiras ou de qualquer outra espécie.
Promoções de negócios ou de imagem á custa do Vitória definitivamente Não !
Depois Falamos
Apoiado!...
ResponderEliminarO marketing do vitoria quase não funciona, pena, porque como disse, é apetecível.
ResponderEliminarNão faltam casacos do Vitória a serem vendidos a preços mais baixos e de melhor qualidade. A loja do Vitória tem poucos produtos à venda, se compararmos com outros clubes de maior e de menor dimensão. Aqui, até pelo vizinho e rival Braga fomos ultrapassados. É verdade, embora a procura não seja tão acentuada como em Guimarães.
Há muito a fazer nesta matéria e o marketing muito a melhorar.
Concordo com a campanha, mas o logotipo que escolheram para a representar é muito mal escolhido. Parece uma ilustração dos papeís de deslocação dos marroquinos quando cá jogam.
ResponderEliminarGostava de ver este texto publicado em todos os sites e blogues vitorianos.
ResponderEliminarSeria um acto de coragem dos seus autores e administradores.
Estou farto de pedir, suplicar exigir-sei lá que mais-para estes textos do Luis Cirilo sejam "transferidos" para jornais da cidade. Claro, para todos os vitorianos e vimaranenses poderem ler.Cito o exemplo de Francisco Martinho (no Desportivo de Guimarães, sempre com excelentes escritos).Todos temos a ganhar,ok?
ResponderEliminarCaro José Alves:
ResponderEliminarCaro Anónimo:
Apoio os dois incondicionalmente.
Os bons escrivas devem alargar a área de informação, e a net ainda não chega a todos.
Caro Tony
ResponderEliminarNem a net chega a todos,nem os bons textos ou os bons ideais chegam a toda a net vitoriana.
Insisto na necessidade de uma certa comunhão de todos os sites e blogues sempre que haja um objectivo comum,sempre que alguém expresse ou idealize formas de contribuir para o engrandecimento do Vitória porque só assim conseguiremos ter um dia "o tal Vitória do futuro".
Acho que todos os textos de Luis Cirilo sobre o Vitória deviam ser publicados em toda a web vitoriana,assim como gostava de ler no Depois Falamos alguns dos textos mais importantes publicados no Vimaranes,no D.Afonso Henriques,no Vitória Sempre e em todos os outros sites e blogues que fazem parte da blogosfera vitoriana.
Já que ninguém nos cultiva,cultivamo-nos nós uns aos outros.
É uma questão de cultura.
A nossa cultura.
O Vitória.
Em relação ao assunto referido pelo Luis, gostava só de acrescentar uma pequena curiosidade.
ResponderEliminarO Real Madrid, apostou forte na contratação de David Beckham, fundamentalmente pela mais-valia em termos de marketing.
É que, caso não saibam, o Real Madrid, que não anda aqui a dormir, fez um estudo de mercado (antes de comprar Beckham) e concluiu que uma camisola com o nome do inglês, na altura, vendia 5 VEZES MAIS que as camisolas de Figo, Roberto Carlos, Raul, Zidane e Morientes (equipa de sonho na época) todas juntas!
É esse espírito que ainda falta, infelizmente, ao nosso Vitória!
Há tanta coisa que se podia fazer para que o Vitória fosse maior e desse mais lucro em termos de marketing, algumas delas coisas bem simples, mas parece que ninguém está interessado nisso!
E assim "lá vamos nós, cantando e rindo", achando que somos uma superpotência, quando ainda podemos e temos muitas coisas para fazer!!!
Haja vontade!
Este tema é de facto interessante! Porém, há de salientar que não é suficiente a campanha que o VSC fez. EXEMPLO: A loja do VSC on-line no site está a funcionar? Resposta:
ResponderEliminarBrevemente Disponível
Written by Administrator
Thursday, 20 December 2007
Brevemente Disponível
Isto é o que aparece no site do VSC, desde 5ªfeira dia 20 de Dezembro 2007.
Brevemente deve ser ANOS...
Todos nós sabemos que hoje em dia a internet é importante e que se consegue vender muitos produtos por esta via, coisa que no nosso clube infelizmente ainda não é possivel.
Isto é um convite para todos aqueles que a distancia pretendam adquirir produtos oficiais do VSC, o façam por outras vias.
Já nem quero falar nos preços de venda, MEU DEUS, actualmente poucos podem pagar face a crise que está instalada no nosso Pais.
Na minha opinião o que tem sido feito nesta matéria não é suficiente, eu atreveria-me a dizer que NADA FOI FEITO para travar este problema.
Amigo Luís Cirilo,
ResponderEliminarAcabo de me associar a esta campanha, tendo-a colocado no meu blogue, embora não tenha utilizado o logotipo criado para o efeito, pois de facto não o considero muito feliz...
Miguel Salazar
Insisto na ideia de publicar os bons textos na imprensa escrita, e lógicamente na web.
ResponderEliminarAcredito que o universo de leitores aumentava em muito pelas razões citadas. Sendo os textos nitidamente pedagógicos, toda a familia vitoriana/vimaranense ficava a ganhar.Alguem consegue dar o primeiro passo?
De acordo com a campanha, aliás eu só possuo de muito tempo á esta parte produtos oficiais.
ResponderEliminarQuanto aos textos, já que a qualidade parece não ser o critério principal para se escrever nos jornais da cidade (salvo honrosas excepções, uma das quais aqui referida noutro comentário), porque não a compilação e publicação dos textos em livro. Quer os textos politicos, quer os textos vitorianos seriam documentos interessantissimos de uma epoca da nossa sociedade e sobretudo de uma epoca da história do nosso Vitória (embora hoje em dia pelos vistos qualquer vitoriano de meia-tigela pode escrever um livro sobre o Vitória)
Totalmente de acordo!
ResponderEliminarMas já agora é justo dizer que a maior parte do material que os vendedores ambulantes (que costumam estar nas imediações do estádio) vendem, é também licenciado.
qualidade nos textos só a do papá...João és maroto!
ResponderEliminarCaro José Rialto:
ResponderEliminarA luta é de nós todos.
Caro Luis Gonçalves:
Tem razão. Eu próprioo que nada tenho a ver com isso gosto de,de vez em quando,espreitar lojas de outros clubes.
E vejo tanta coisa que cá er asucesso garantido.
Caro Shiver:
Concordo. Mas a campanha é boa.
Caro Jose Alves:
Importa é que as ideias passem.
Caro Anónimo:
De acordo quanto ao Francisco Martinho e a excelencia do que ele escreve.
Por mim tenho anos e anos de colaboração com a imprensa vimaranense.
A quem nunca disse não.
Caro Tony:
Pois é. Mas na net somos donos e senhores da nossa vontade.
No resto dependemos de terceiros para termos opinião publicada.
Neste momento assumi um compromisso semanal com o Correio do Minho que vou cumprir até uma das partes entender que basta.
Caro José Alves:
Se calhar o que fazia sentido era um blog sintese de toda a opinião vitoriana.
Onde qualquer um dos blogues que referiu,e outros,poderiam publicar os textos que entendessem sobre o Vitória.
Caro Saganowski:
Tem obviamente imensa razão.
E entre aquilo que se podia fazer e não faz incluo o potenciar a utilização do 3º equipamento.
Será que alguém se sente estimulado a comprar uma camisola (ainda por cima numa cor tão original) que nunca é usada ?
Bastaria definir,como o Sporting por exemplo,que o 3º equipamento seria usado na Taça de Portugal á excepção da final em que as camisolas brancas seriam obrigatórias.
Agora um equipamento para um jogo (como este ano) não lembra a ninguém.
Caro Diogo:
Tem razão.
Também já constatei isso.
Aí seria de porem os olhos nos sites dos grandes clubes europeus para verem como se faz.
Mas no Vitória as coisas são lentas.
Caro Miguel:
Importante é mesmo a campanha.
O logotipo não é de facto feliz.
Caro João:
De facto escrever,ou mandar escrever pouco importa,sobre o Vitória tornou-se tarefa fácil.
Mas ainda bem porque também assim se vai aferindo da qualidade dos escribas ou mandantes de escriba.
Acredito que um destes dias vão aparecer mais livros sobre os anos mais recentes da história vitoriana.
E bem precisos são para repôr a verdade tão maltratada ela anda.
Caro C:
Sei que sim.
E nada tenho contra a maioria deles que tentam ganhar a vida o melhor que podem.
Mais me aborrece o á vontade com que se usa o emblema vitoriano para outros fins.