Páginas

quarta-feira, maio 28, 2008

Diário de Noticias


Publiquei este artigo na edição de hoje do Diário de Noticias.

UMA OPÇÃO CLARA


No próximo sábado o PSD escolhe o seu candidato a primeiro ministro.
É exactamente isso, nem mais nem menos, que está em jogo.
E não estando em causa as qualidades pessoais de cada um dos candidatos á liderança, atendendo até á subjectividade que avaliações dessas acarretam, importa que os militantes concentrem as suas atenções no essencial:
Qual dos candidatos está em melhor posição para derrotar Sócrates.
Acredito que é Pedro Santana Lopes.
Por várias razões.
Desde logo porque é um ganhador.
Que em circunstâncias difíceis e extremamente desvantajosas não hesitou em ir ao combate, em dar a cara pelo partido (mesmo sem estar em total sintonia com os lideres de então) e ganhou.
Duas câmaras que o PSD nunca tinha ganho.
E soube pôr essas vitórias ao serviço do colectivo.
Como se viu com a consequente queda do governo de Guterres.
Depois porque quinzenalmente tem oportunidade de demonstrar no Parlamento a bondade das propostas politicas do PSD em confronto com o governo.
E tem-no feito com inteligência, sensatez, acutilância e indiscutível brilho.
Mas também porque tendo sido líder,e tendo a humildade de voltar a disputar a liderança, tem-no feito numa postura de total respeito pelos seus antecessores e pela História do PSD.
Sem precisar, nem querer, de denegrir o partido para ganhar as duvidosas simpatias dos comentadores do “regime”.
Finalmente apoio-o por questões de lógica politica e coerência pessoal.
Em Setembro os militantes escolheram de forma clara o caminho que queriam para o partido.
Ideias, projectos, programa.
Pedro Santana Lopes corporizou ao longo deste tempo, de forma reconhecida como “de uma lealdade irrepreensível”, essa vontade expressa pelos militantes.
Quem, como eu ,esteve desde o inicio no projecto de mudança protagonizado por Luís Filipe Menezes, e que visava dar mais poder ás bases, tem de estar neste lado da barricada.
Sob pena de contribuir para a criação de novos “pântanos” !

Depois Falamos

quarta-feira, maio 21, 2008

Razões de um apoio



Decidi apoiar a candidatura de Pedro Santana Lopes á liderança do PSD.
Com respeito e consideração pelos outros candidatos mas considerando que PSL tem condições mais vantajosas para poder enfrentar,e derrotar,José Sócrates em 2009.
Pela experiência,pelo carisma,pela oportunidade de quinzenalmente no Parlamento poder confrontar o primeiro ministro com os falhanços do governo, com as promessas de 2005 não cumpridas,com o degradar da qualidade de vida dos portugueses.
Demonstrando,no sitio próprio,que é a alternativa.
Mas também pelas ideias que norteiam a sua candidatura e pelo projecto que tem para Portugal.
E o que está em causa,a 31 de Maio,mais do que escolher um lider para o partido é apresentar aos portugueses uma opção ganhadora a Sócrates e ao seu deprimente governo.
Uma opção assente noutras ideias,noutra forma de fazer politica,noutro modo de entender Portugal.
Creio que Pedro Santana Lopes é a opção certa para este momento da vida do PSD e do país.
Por isso o apoio.
Depois Falamos

domingo, maio 18, 2008

Orgulho Vitoriano


Esta foto é da tribuna de Wembley onde os jogadores do Portsmouth acabavam de receber a Taça de Inglaterra na tarde de ontem.
Que é como se sabe o mais antigo e prestigiado troféu de clubes no mundo inteiro.
O jogador mais á direita na foto é o vimaranense e vitoriano Pedro Mendes que ao serviço de um clube de meio da tabela conseguiu juntar ao seu palmarés este importante titulo.
Palmarés onde já consta uma Liga dos Campeões.
Pedro Mendes é um desportista em que todos os vimaranenses e vitorianos devem ter o maior orgulho.
Porque é de cá,é dos nossos,gosta da nossa Terra e do nosso Vitória.
E a prova está na foto;subiu á tribuna de Wembley com o cachecol do Vitória ao pescoço.
É também por isto (e relembro Fernando Meira o ano passado festejando o titulo alemão também com cachecol do Vitória) que somos um clube diferente.
Porque um vitoriano é vitoriano em qualquer lugar e em qualquer circunstãncia.
Pedro Mendes,ontem,deu mais uma bela prova disso.
E como soube bem ver o nosso emblema na mais mitica tribuna do mais mitico estádio do futebol mundial.
Depois Falamos

quarta-feira, maio 14, 2008

Arrogância Parola !


Ponto prévio:defendo claramente a legislação anti tabagista aprovada pelo actual governo que entendo defender os direitos de quem não fuma.
Concordo com a proibição de fumar nos lugares públicos,com a obrigatoriedade de espaços de restauração terem locais próprios para fumadores e com as coimas a aplicar a quem não respeite a lei
E do governo da república espero que faça cumprir a Lei.
Esta e todas as outras.
Soube-se agora que sua excelência o primeiro ministro,mais o ministro da economia,se entretiveram a fumar numa viagem de avião.
Para além da óbvia indignação pela arrogância parola de quem se acha acima da Lei,e por algumas divagações teóricas sobre o que aconteceria numa democracia com mais qualidade,fica uma enorme interrogação á volta de tudo isto.
Vi na televisão as cinicas explicações dadas por Socrates sobre o assunto nomeadamente o arzinho pseudo simpático com que anunciou a decisão (que o país ansiosamente aguardava !!!) de que vai deixar de fumar !
Depois ouvi umas declarações do presidente de uma qualquer associação anti tabagista a louvar o exemplo que o senhor primeiro ministro dava a todos os fumadores.
E pergunto-me se tudo isto não será mais uma grande manobra de propaganda e não a gaffe que parecia ser...
Depois Falamos

terça-feira, maio 13, 2008

sexta-feira, maio 09, 2008

Reflexão


Costumo dizer que a unica vantagem que a idade nos traz é a experiência e mais nenhuma.
No PSD,e ao fim de 33 anos de casa,a experiência então é um dado fundamental para interpretar uma série de fenómenos.
Um deles,muito tipico de campanhas internas,é os apoiantes das candidaturas afunilarem as vistas e entrarem num delirante "...este é o único,ou a única,que pode unir o partido e levá-lo ás vitórias,bla,bla,bla..." como se á esquina da eleição estivesse o tão tipico "Glória ou Morte "!
Existem muitas e saudáveis formas de apoiar candidaturas sem a necessidade mesquinha de reduzirem as outras quase que a uns intrusos a quem só por caridade se dá o direito de concorrerem contra o "unico ou a única" a quem os deuses já reservaram o trono !
E isso é um fenómeno que abrange todas as candidaturas e que apenas contribui para reduzir a imagem do partido perante o exterior.
Manuela Ferreira Leite,Neto da Silva,Patinha Antão,Pedro Passos Coelho e Pedro Santana Lopes(por ordem alfabética para não ferir susceptibilidades) são candidatos dignos,prestigiados e merecedores da consideração de todos os militantes do partido pela coragem de assumirem candidaturas em tempo tão dificil.
Independentemente do que vier a ganhar todos eles são importantes quadros que o partido não pode desperdiçar nem apoucar na praça pública.
Espero,sinceramente,que os seus apoiantes concentrem esforços na valorização das qualidades de cada um e não no denunciar dos defeitos que cada qual,como normais seres humanos ,tem.
Porque "único", no PSD ,apenas foi Francisco Sá Carneiro !
Depois Falamos

Comunicado do VSC


A direcção do Vitória,treinador e capitão de equipa divulgaram o comunicado que se segue em resposta aos disparates do presidente do sindicato dos jogadores.

Direito de Resposta
Ao abrigo do direito de resposta consignado nos art.sº 24º e seguintes da lei de imprensa, vem o Vitória Sport Clube requerer a v. Exa. Que em relação a uma notícia divulgada na imprensa de hoje, 8 de maio de 2008, e da autoria do Dr. Joaquim evangelista, Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, reponha a verdade sobre os factos divulgados, com idêntico destaque dado à noticia em causa, relativa a salários em atraso dos jogadores de futebol.
Para conhecimento dos senhores associados, adeptos e público em geral, o Vitória Sport Clube, o seu treinador da equipa de futebol profissional, Manuel Cajuda e o seu capitão de equipa, Flávio Meireles, esclarecem:
- Foi com enorme perplexidade que hoje assistimos à divulgação de uma lista da autoria do Presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Dr. Joaquim Evangelista, na qual constam os clubes da Liga com salários em atraso a jogadores. Entendeu aquele dirigente sindical incluir na referida lista, entre outros, o Vitória Sport Clube, dando ainda ênfase de que apenas o Benfica e o Futebol Clube do Porto têm os salários do mês de Abril pago.
Ora, independentemente da bondade daquilo que o sr. Presidente do Sindicato escreve e diz, o Vitória Sport Clube paga os seus salários todos os meses até ao dia 8 do mês seguinte a que respeita, tal como aconteceu neste mês de Abril, em que no dia de ontem foi dada a ordem de transferência bancária para ser pago hoje os salários da sua equipa de futebol profissional, ou seja, dos seus técnicos e jogadores.
Não teve ainda aquele dirigente a preocupação de perguntar ao Vitória Sport Clube, na pessoa do seu Presidente ou a outros responsáveis se efectivamente havia algum “atraso” no pagamento dos seus salários. Entendeu antes aquele “sindicalista” apontar o dedo ao Vitória Sport Clube como um dos clubes devedores, fazendo-o através dos órgãos de comunicação social, deixando assim cristalizada a mensagem de que afinal o Vitória Sport Clube também é um clube devedor e que, portanto, é incumpridor, o que é mentira.
Ao actuar da forma irresponsável atrás descrita o Dr. Joaquim Evangelista ofendeu o bom nome do Vitória Sport Clube, a imagem do Vitória Sport Clube, pôs em causa a verdade desportiva do Vitória Sport Clube, procurando assim prejudicar os interesses do nosso Clube através de factos difamatórios.
Por último, gostaríamos ainda de realçar que face à noticia e à forma como o sr. Presidente do Sindicato divulgou a lista dos clubes devedores, ficamos com sérias dúvidas sobre quais os interesses que aquele dirigente sindical defende; de uma coisa temos a certeza: não são os interesses da verdade, nem do engrandecimento do nosso futebol e muito menos dos nossos jogadores, que o Vitória Sport Clube se orgulha ter nos seus quadros.
Por todo o exposto, o Vitória Sport Clube irá accionar judicialmente aquele dirigente sindical.

A DIRECÇÃO DO VITÓRIA SPORT CLUBE

MANUEL CAJUDA TREINADOR DO VITÓRIA SPORT CLUBE

FLÁVIO MEIRELES CAPITÃO DO VITÓRIA SPORT CLUBE

Evangelistas e afins


Ao futebol português acontece tudo.
Agora a dois dias da ultima jornada,em que ainda existe muita coisa em jogo,vem o presidente do sindicato dos jogadores lançar achas (algumas bem mentirosas)para a fogueira dizendo que só Porto e Benfica tem salários em dia.
É mentira,Vitória e Sporting entre outros já desmentiram,mas tem objectivo: tentar destabilizar as equipas que lutam pela champions com o slb.
Numa altura em que devia ser dada tranquilidade a todos os intervenientes dos jogos decisivos,vem um "papagaio" destes criar problemas.
Não vai ter sorte nenhuma.
Para além de se cobrir de ridiculo.
Paciência,pode ser que á imagem do seu antecessor no cargo (António Carraça),e como paga do frete,lhe arranjem um tachito lá para as bandas da Luz.
Depois Falamos

quinta-feira, maio 08, 2008

quarta-feira, maio 07, 2008

Completar a obra


O sujeito da foto chama-se Jorge Sousa.
Pela cor da camisola até podia parecer jogador do...Belenenses !
Mas não é.
Embora no passado domingo bem se tenha esforçado por ajudar os de Belém a vencerem.
Aos 14 um animal chamado rodrigo alvim teve uma das entradas mais violentas que me lembro de ver em campos de futebol sobre Carlitos.
Que saiu em maca.
O desavergonhado da foto mostrou-lhe cartão amarelo.
A seguir Ghilas faz um golo limpo que ele invalida por fora de jogo assinalado pelo seu capanga que acompanhava o ataque do Vitória.
Que não contente com a gracinha ainda é apanhado pelas cãmaras de televisão a piscar o olho a alguém...
Que não do Vitória seguramente !
Aos 88 minutos Ghilas é derrubado na área do Belenenses.
Grande penalidade em qualquer campeonato sério.
Mas a Bwin Liga não é séria.
Nem podia ser com árbitros destes.
Depois de tanta asneira esperar-se ia que este senhor fosse posto de quarentena.
Qual quê.
Acaba de ser nomeado para o benfica-Setúbal um dos jogos decisivos para o apuramento para a Champions.
Ou seja ,depois de tudo ter feito para derrotar o Vitória agora vai completar a obra ?
Velar para que o slb ao menos ganhe o seu jogo ?
Os vitorianos tem de encher o D.Afonso Henriques no domingo.
Porque a tramoia está montada e o inefável Benquerença não oferece as minimas garantias.
Anda ai um sujeito a clamar pela intervenção da PJ no futebol para desviar as atenções dos adeptos do seu clube (aliás cada dia mais indignados) da sua monstruosa incompetência enquanto gestor desportivo.
Pois venha a PJ.
E se for em dia de assembleia geral da liga e/ou de acções de formação do quadro de árbitros da primeira e segunda categoria tanto melhor.
Resolvem logo dois terços do problema...
Depois Falamos

terça-feira, maio 06, 2008

34 aninhos


Este post corresponde a um raro momento de interactividade deste blog.
Conversando com a minha amiga Isabel,grande social democrata de Bragança,ela fez-me o reparo via MSN de que neste blog não se comemorava devidamente o aniversário do PSD.
Pelo menos um bolinho...
Tem razão.
E ,depois de intensa pesquisa no google, este foi o bolo mais alaranjado que consegui encontrar,atendendo até a que a hora vai adiantada e o dia de aniversário esta a terminar.
Assim sendo os meus votos,que considero partilhados pela Isabel,para que o PSD tenha muitos anos de vida,ao serviço dos portugueses , de Portugal, e de preferência no governo.
E oxalá nos próximos anos para além do aniversário também possamos festejar vitórias eleitorais.
Acredito que sim.
Depois Falamos

Reflexão


O PSD vive um momento de fazer opções.
Com clareza,responsabilidade,sentido daquilo que é melhor para o partido.
Contudo,e com 33 anos de casa,há coisas que ainda me fazem confusão.
Uma delas, ao arrepio da boa tradição do partido durante muitos anos,é a recusa das estruturas intermédias fazerem opções e divulgarem-nas.
Veja-se o caso dos presidentes de distrital que ou não tomam posição ou só a tomam em nome individual.
Como se para as estruturas fosse absolutamente indiferente a vitória de qualquer um dos 5 candidatos.
Que não são iguais.
Em perfil,curriculum,posicionamentos,ideias e programas.
Sou do tempo em que,com toda a naturalidade,as disttritais tinham posições claras e atitude consequentes.
Agora vive-se outro tempo;o das posições dúbias,do apoia que não apoia,do preservar todas as possibilidades não vá o "diabo tecê-las..." !
Não gosto disto.
E ainda gosto menos das declarações de alguns responsáveis que recusando-se a assumirem apoios (publicamente, entenda-se, porque em privado é um frenesim...) ainda assim dizem que dão liberdade de voto aos militantes do respectivo distrito.
Dão o quê ?
Liberdade de voto ?
Aos militantes ?
Mas como podem dar o que não é deles ?
Não saberão que o feudalismo acabou ?
O voto livre e secreto do militante para a escolha dos seus dirigentes é um património inalienável de cada um.
Enquanto cidadão e militante.
E o poderem votar todos para a eleição do lider foi uma conquista arrancada a ferros a elites e barões.
Que preferiam os congressos electivos cheios de inerências e votos,aí sim,cacicados ao limite.
Neste tempo de escolhas decisivas não será mau que cada militante se lembre que se pode votar em qualquer um dos cinco candidatos é porque houve quem lutasse por isso.
E quem lutasse,e lute,contra isso.
Depois Falamos

segunda-feira, maio 05, 2008

"Chalanadas"

O Miguel Salazar é um dos mais notáveis cartoonistas vitorianos,e vimaranenses,dos últimos vinte e tal anos.
É também meu amigo há mais tempo do que isso !
Da sua pena tem saido alguns dos mais notáveis "bonecos" respeitantes ao Vitória,seus jogadores ,técnicos e dirigentes que me recordo de ver.
Desde,pelo menos,o longinquo ano de 1985 e um célebre caricatura do Paulinho Cascavel.
Claro que como vitoriano "doente" (no Vitória graças a Deus somos todos "doentes" pelo clube) vive o dia a dia com intensidade,entusiasmo e também revolta.
A revolta normal do adepto de um clube que anda a lutar com armas desiguais por um lugar na "Champions".
Orçamentos,valia do plantel,árbitros,"sistema",comentadores televisivos,jornais desportivos,enfim toda essa galeria de horrores programada para servir a santissima trindade SLB,FCP,SCP.
Por isso nos indignamos.
Especialmente quando indigentes mentais como o sr Vieira ou o sr Chalana andam com o "choradinho" miserável de que o Vitória anda a ser levado ao colo pelos árbitros.
O último clube que em Portugal se pode queixar disso é o SLB que há mais de 50 anos é ,de longe,o clube mais favorecido pelos árbitros.
Depois porque basta atentar nos três ultimos jogos do Vitória para perceber a mentira que se quer espalhar.
Prejudicado em Coimbra,goleado pelo Porto mas com três erros graves do árbitro a condicionarema evolução do resultado e ontem escandalosamente prejudicado no Restelo,é assim a vida do "levado ao colo".
Que se fosse tratado com imparcialidade já teria garantido o 2º lugar.
Por isso nos indignamos.
E por isso o Miguel fez o excelente cartoon que me deu o previlégio de publicar acima.
Depois Falamos

sábado, maio 03, 2008

Canalhice

Nos tempos em que fui deputado existiu sempre um hábito parlamentar que me pareceu muito mal definido e susceptivel de provocar alguns embaraços e confusões.
Os votos de pesar !
Compreendendo aqueles que reportavam a dignatários do Estado,em funções ou que por elas tivessem passado,sempre achei que todos os outros acarretavam uma enorme margem de subjectividade que os tornava potenciais armas de arremesso politico e partidário.
Mas enfim era e é um hábito da casa.
Esta semana,a propósito de um voto de pesar apresentado pelo CDS relativo ao falecimento do cónego Eduardo Melo,a instituição parlamentar bateu no fundo.
Pelo menos,sejamos justos,a esquerda parlamentar com honrosas excepções.
Primeiro com a inimaginável atitude de votarem (PC,BE, a aberração "Os Verdes"e alguns socialistas)contra.
Contra um voto de pesar pelo falecimento de um ser humano !
A isto se chama canalhice no pior sentido do termo.
Depois com o abandono da sala durante o minuto de silêncio no que,infelizmente,foram acompanhados por alguns deputados do PSD.
Não cabe aqui discutir os méritos e deméritos que o cónego Melo acumulou durante a sua vida e que o levariam,ou não,a merecer um voto do Parlamento.
Eduardo Melo Peixoto foi um homem de bem,que serviu a Igreja e as muitas instituições a ela ligadas com total entrega,dedicação e empenho.
Não cometeu crimes,não foi deles acusado,não deu motivos a que se pusesse em causa a sua honradez e seriedade.
Em determinada fase muito conturbada do país terá defendido aquilo em que acreditou.
O que muitos fizeram de um e outro lado da barricada.
Os votos de pesar são intrinsecamente dirigidos ao ser humano que parte e não ás causas ou ideologias que professou.
Perante a morte todos merecem o respeito e a solidariedade devidas a alguém que termina o seu percurso de vida.
Num Parlamento em que a esquerda está farta de apresentar e votar favorávelmente votos de pesar pelo falecimento de ditadores dos PALOP ou do antigo Leste europeu,não teve a mesma esquerda o gesto digno de votar no mesmo sentido pelo falecimento do cónego Melo.
Que não matou,não torturou,não fez desaparecer opositores.
Não construiu prisões politicas ou campos de concentração.
Não mandou ninguém para o exilio nem privou ninguém da liberdade.
Repito:
O voto do PC,BE,Verdes e alguns socialistas foi um voto imbuido da mais pura canalhice.
Que envergonha o Parlamento.
Mas não atinge a memória de quem partiu.
Porque felizmente o cónego Melo,como a generalidade dos portugues,acreditava noutros valores,noutra elevação,noutra postura perante a vida.
E a morte.
Depois Falamos.



quinta-feira, maio 01, 2008

Reflexão


Esperemos,sem desesperar,que a disputa pela liderança do PSD não se transforme num verdadeiro "saco de gatos".
A qualidade pessoal dos candidatos tranquiliza-nos quanto a essa possibilidade;alguns dos apoios é que nem tanto...
E por agora...por aqui me fico !
Depois Falamos.

Salamanca,USA


O titulo pode parecer provocatório,ou ignorante conforme as perspectivas ,mas tem explicação.
Antes de mais convém dizer que Salamanca é uma das cidades mais encantadoras de Espanha e aquela,para lá de Vigo,de que tenho memórias mais remotas e simultâneamente encantadoras.
Remontam a 1975,num passeio a Madrid do liceu de Guimarães,em que á ida e á volta a pernoita se fez naquela cidade.
Sim,porque nesse tempo chegar de autocarro á capital de Espanha demorava bem dia e meio tal a qualidade das estradas de um e outro lado da fronteira.
Adiante que não é própriamente desse memorável passeio que se trata neste post.
Posteriormente e ao longo dos anos voltei muitas vezes a Salamanca sempre com um encanto renovado,sempre com a descoberta de novos interesses nessa cidade que com toda a justiça é considerada património mundial.
Muito por força da sua "Plaza Mayor",acima retratada,que considero a mais imponente e bela de toda a Espanha.
Onde como é sabido não faltam belissimos espaços desses.
Pois um destes dias fui ao cinema ver um filme assaz curioso: integralmente passado em Salamanca tem como enredo o atentado a um presidente americano durante uma cimeira internacional.
Ou seja um tradicional filme americano completamente passado num cenário que me é profundamente familiar.
Plaza Mayor,Catedral,Casa das Conchas,ruelas do centro histórico.a torre do chaveiro,enfim tudo a transmitir uma sensação de conhecimento e reconhecimento.
Já não vou a Salamanca há algum tempo.
Mas foi agradável revisitá-la assim.
Depois Falamos