Páginas

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Os "Meus" Estádios

Esta é uma imagem que só os da minha geração, ou mais velhos, conhecem.
Mostra um tempo em que o Vitória tinha dois estádios (embora apenas um da sua propriedade) ao lado um do outro e nos quais desenvolvia toda a sua actividade futebolistica.
Da formação à equipa profissional.
Em primeiro plano o Municipal ainda em fase de construção (actualmente D. Afonso Henriques embora apenas o local seja o mesmo...)e logo atrás a Amorosa onde o clube jogou durante quase duas décadas.
Foi nestes dois recintos que conheci o Vitória e aprendi a gostar dele.
Morava então em casa dos meus avós,na agora alameda Alfredo Pimenta então rua dr Alfredo Pimenta, e do andar de cima via-se o relvado do estádio municipal dado que a bancada nascente ainda não existia e o formato do recinto era tipo "Jamor" com um bancada central e dois topos.
Via-se o relvado, os jogadores a correr, mas claro que não se via o jogo propriamente dito.
Mas para um míudo de quatro ou cinco anos já era um deslumbramento "ver" o Vitória.
Claro que há um "antes" para isso.
Que era, ainda o municipal não era utilizado, ver ao domingo à tarde os vitorianos passarem à porta de casa a caminho da Amorosa dado que era por aquela rua o acesso principal ao estreito caminho(que se vê na fotografia)que  levava à Amorosa.
Recordo-me bem de quanto "chateava" o meu Pai e o meu Avô para me levarem ao futebol mas tinha pouca sorte porque ainda era muito novo.
Mas o dia chegou.
E lá fui com eles, entusiasmadissimo, ver o Vitória-Porto que marcou a despedida da equipa principal do velho estádio (na época seguinte já jogaria no municipal) e lembro-me bem que o Vitória ganhou.
E tive a sorte, face a isso, de poder dizer que ainda vi o Vitória jogar na Amorosa.
Lá voltei nos anos seguintes, centenas de vezes, para ver jogos da formação, da equipa de reservas ou os treinos da equipa principal quando o mau estado do relvado do municipal não permitia que lá se realizassem.
Lá estive, com imenso entusiasmo, na inauguração da iluminação que permitiu que as camadas jovens pudessem treinar à noite em melhores condições bem como a realização de alguns jogos em horário nocturno.
Recordarei sempre com saudade aquelas manhãs de domingo, em que ao contrário da semana não custava nada por a pé(!!!), em que se ia para a Amorosa pelas 9 horas e lá se ficava toda a manhã a ver jogos de iniciados, juvenis e juniores. Depois almoçar a correr porque ás 15h jogava a equipa sénior no municipal.
O municipal era outra história.
Desenhado por quem percebia pouco de futebol, tinha as bancas muitíssimo longe do relvado e de todas elas se via mal o jogo.
Em cimento, excepto a parte de cima da central e os camarotes que eram em madeira,totalmente descobertas eram realmente muito desconfortáveis e nada propicias a ver bem um jogo de futebol curiosamente ao contrário da Amorosa de onde se via bem de qualquer bancada ou até do peão.
Até porque entre elas e o relvado ainda existia a pista de cinza onde de vez em quando se faziam umas provas de atletismo e várias vezes chegadas de etapas da volta a Portugal em bicicleta.
E entre a pista e a bancada ainda havia um fosso que era suposto ser cheio de águas mas que nunca teve mais que terra, ervas, a água da chuva e centenas de...rãs cujo coaxar ainda se ouvia nos momentos mais calmos do jogo!
Depois veio õ primeiro melhoramento sério no inicio dos anos 80 especialmente na bancada central, as obras para o mundial de sub 20 de 1991 com a passagem dos balneários para a zona actual saindo das profundezas da bancada nascente e nova bancada de topo e finalmente as obras do euro 2004 que lhe deram a configuração actual.
Mas nunca tive duvidas que Amorosa e o velho municipal foram as minhas escolas de vitorianismo.
Tão boas que o que lá aprendi me acompanhará, seguramente, por toda a vida.
Depois Falamos.

3 comentários:

  1. Disfarce, disfarce.
    Tenho a certeza absoluta que o Vitória não ganha ao Nacional.
    No ano passado levaram 1-3 e este ano... isso já é confidencial.
    ANÓNIMO

    ResponderEliminar
  2. SÓCIO SÓCIO MUITO PREOCUPADO9:57 da tarde

    Sabe-se lá que raio de relação é que o Vitória tem com o Nacional! Talvez pelo treinador do Nacional ter sido ex- no Vitória. A verdade é que vai sendo tradição o Nacional vir cá ganhar a Guimarães. Pelos vistos, as viagens da ilha para cá levantam a moral! Reparei que desde há vários dias o ambiente estava propício. O nosso treinador a fazer uma antevisão do tipo choradinho, com a saída de 3 centrais, e já me estava a querer parecer que o Vitória desistiu dos cinco primeiros lugares. Assim, muito dificilmente o Vitória acabará apurado para disputar a Europe League. Tudo isto é muito estranho. Hoje, contactei várias pessoas e algumas quiseram apostar comigo somas avultadas em como o Vitória não ganharia ao Nacional. O que cara ALHO quer isto dizer SENHOR LUÍS CIRILO? COMEÇA A SURGIR UMA FALANGE DE SÓCIOS EM GUIMARÃES COM DOTES DE FUTUROLOGIA!? DIGA-ME PORQUE EU NÃO ENTENDO NADA DAQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR!...

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo:
    E tinha razão.
    Não ganhamos.
    Caro Sócio muito preocupado:
    Apenas lhe posso dizer que somos dois a não entender muito do que se está a passar.

    ResponderEliminar