Páginas

segunda-feira, setembro 24, 2012

Estatisticas

As estatísticas valem o que valem já todos sabemos.
Especialmente quando aplicadas ao estudo de números que deviam ser supostamente medidos com base em critérios idênticos mas na verdade não são.
Por exemplo o número de espectadores numa competição profissional de futebol.
Em que à partida, mas não á chegada (em Portugal claro…), a contabilidade devia ser feita apenas em função do número de assistentes que pagam para entrar num jogo de futebol (lugares anuais, bilhetes, etc.) e não daqueles que entram por outras formas totalmente gratuitas.
Seja de porta aberta seja através de bilhetes oferecidos em supermercados e outras “avenidas” como forma de disfarçar a real falta de fervor clubístico em volta de uma qualquer agremiação.
E olhando para as estatísticas dos campeonatos profissionais da 1ª e 2ª ligas, ao fim de 4 jornadas numa e 7 na outra, podemos constatar o seguinte:
O Vitória A é quarto em número de espectadores apenas suplantado por Benfica, Porto e Sporting.
O normal ao fim e ao cabo.
Já o Vitória B, que efectuou fora de portas os seus 3 primeiros jogos caseiros convém recordar, ocupa um excelente 12º lugar em termos totais das duas ligas tendo atrás de si seis equipas da primeira divisão e à sua frente apenas o Benfica B das que competem no mesmo escalão.
E com um atraso em relação à formação B do Benfica de apenas 200 espectadores.
Caso para dizer que não fosse o temporal de ontem e o Vitória já seria o clube da 2ª liga com mais espectadores.
Sem borlas, sem convites, sem portas abertas.
Preferimos ser grandes com base na realidade.
Depois Falamos

24 comentários:

  1. Boa noite Dr Luis Cirilo.
    Apenas uma opiniao como e do conhecimento publico as bancadas do D.Afonso têm estado aquem das expectaivas. Concordo em absoluto com os preços dos bilhetes que vao para braga. Mas sendo certo que daqueles lados vem pouca gente nao seria boa opçao por bilhetes de acompanhante a 5€ para os socios do vitoria. Seria uma maneira de obter mais receita e chamar mais publico ao estádio e quiçá angariar mais sócios e ao mesmo tempo mais gente a remar e a criar uma atmosfera de apoio à equipa. Seria bom para todos visto a crise em que o pais vive e a zona de guimaraes nao lhe foge. Apenas uma opiniao/sugestao. Saudaçoes vitorianas

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o anonimo das 7 e 33 acho que o departamento de marketing do vitoria com esta massa associatiiva devia aproveitar e gerar receita. Todos juntos por um vitoria melhor.

    ResponderEliminar
  3. "Sem borlas, sem convites, sem portas abertas...", mas com lugares anuais de borlas até aos 14 anos e o ano passado com lugare anuais de borla até aos 18 anos. Assim, até o carcavelhinhos vende ( "oferece") lugares anuais...

    " O normal ao fim e ao cabo" - vá lá dar uma olhadela às estatisticas das ultimas duas épocas e veja quem foi o 4º clube com mais espectadores em Portugal...

    Vanglorizar-se à 4ª jornada pelo número de espectadores quando até já receberam o sporting em casa...Enfim, se o ridiculo pagasse imposto.. e ainda por cima vindo do vice-presidente do clube.


    ResponderEliminar
  4. Caros Anónimos:
    são sugestões uteis a que o Vitória procurará corresponder.
    caro Ricardo Gomes€:
    o quarto clube em termos de estatisticas reais é o Vitória de há muitos anos a esta parte.
    Ou acha que alguém leva a sério os números do estádio municipal de Braga em jogos de campeonato?
    Em matéria de ridiculo você,de facto.não recebe liçoes de ninguém.

    ResponderEliminar
  5. Vocês é que tem lugares anuais de borla ( entrada gratuita para todos os jogos do campeonato) e os números dos outros é que não são reais?!

    Sabe o que eu chamo a tudo isso caro luis cirilo: inveja!

    Até a vossa maior "bandeira" ( a das assistências) perderam para o eterno rival. E não venha com histórias pois a partir do momento em que vocês tem lugares anuais de borla, não tem qualquer moral para falar das assistências do scbraga.

    Não vale a pena inventar historinhas e mandar areia para os olhos dos seus associados, os dados estão disponiveis para todos consultarem: últimas épocas o 4º clube com maior nº de espectadores foi o scbraga.

    Acredito que o entusiamos por guimarães para o jogo de sexta seja muito: não é todos os dias que se recebe um ex-finalista da liga europa e já recorrente participante da liga dos campeões !

    Até sexta,

    ResponderEliminar
  6. bla bla bla...este parece o passos, atira para o ar a ver se pega...

    ResponderEliminar
  7. Joana Miguel3:37 da tarde

    são muitas vezes o quarto dos ultimos isso são...

    sempre preocupados com o Braga, tenha calma é só mais um jogo, mas pronto ao fim ao cabo é normal olhar para cima e procurar aprender com os melhores, mas isso não é só para quem quer e muitas vezes nem para quem pode é para quem de facto consegue! fala fala fala, não se vê NADA...agora já "fala para os adeptos" está numa de "inchar" os egos? este blog está a atingir uma comicidade que é de louvar caríssimo!

    ResponderEliminar
  8. Caros Vitorianos e "outros",
    depois de ler estes comentários não pude deixar de enviar o meu, especialmente dedicado a um tal de Ricardo Gomes. Mas ainda tem dúvidas de quem é o 4º clube com mais adeptos em Portugal? Fala que nos dois últimos anos marrocos ficou à frente em número de adeptos, mas também outra coisa não seria de esperar com as temporadas que têm feito, e mesmo assim ficaram à frente mas "à rasquinha". E desde já lhe digo que mesmo assim é vergonhoso. Não tiro mérito ao que têm feito ultimamente, mas nunca por nunca irão conseguir ser tantos e tão bons como nós. Vale o que vale, mas tenhos, e penso que poderei falar por todos os Vitorianos, muito orgulho nisso.

    ResponderEliminar
  9. Caro Ricardo:
    Fique com a sua verdade que eu fico com a minha. Apenas lhe relembro que na 2ª liga tinhamos o dobro da assistência da que tem o braga na champions.
    Caro Anonimo:
    É um estilo.
    Cara Joana:
    Então aproveite e ria-se.

    ResponderEliminar
  10. senhor cirilo gostava mesmo que ponderasse os bilhetes de acompanhante apenas para a poente, nascente e sul. faremos do estadio um inferno ajudaremos em tesouraria e empurramos o grande vitoria para o triunfo. sao mais que tres pontos e tambem o orgulho de um povo que esta em jogo. Avante vitoria

    ResponderEliminar
  11. Se o Braga ou o Vitoria tem borlas mesmo de borla ou borlas de acompanhante ou cadeiras ou outras coisas deixo ao critério/fervor clubistico de cada um mas os numeros, esses frios numeros falam por si e como adoro estatisticas vou ter de publicar o seguinte:

    EPOCAS BRAGA VITORIA
    2011/2012 227542 181165
    2010/2011 231281 215445
    2009/2010 216503 250816
    2008/2009 164335 259118
    2007/2008 234211 306791
    2006/2007 201600 309030

    Total (6 Epocas) 1275472 1522365

    DIFERENÇA: 246893


    Ou seja em 6 épocas o Vitoria leva uma de avanço, isto é, o total tem uma diferença de espectadores que o Braga nunca conseguiu em nenhuma das 6 épocas (246893) nestes tempos que são de ouro para o Braga!

    Assim concluo o seguinte: o Braga já não cresce mais em termos de assistencias e o Vitoria mesmo com prestação mediocre atrai multidoes em numeros superiores.

    (Fonte: LPFP)

    ResponderEliminar
  12. Sr. Círilo estou-lhe a achar uma piada, que nem imagina.
    Há uns posts atrás falava da rivalidade minhota e que dela os laços tinham de se formar, porque, afinal de contas, somos o Minho. Agora vem com indirectas desse calibre.
    « Fique com a sua verdade que eu fico com a minha. Apenas lhe relembro que na 2ª liga tinhamos o dobro da assistência da que tem o braga na champions. » Pois é, senhor... pois é, mas também não se esqueça em que dia foi, as horas e os preços. Infelizmente estamos todos em crise e nem todos podem pagar 35€ por um pack para a CHAMPIONS! Porque bilhetes a 4€ para ver um jogo da 2ª divisão todo o povo (ainda) aguenta.
    Deixe-se de peneiras que não está em posição de tal. Se realmente gostasse de futebol e de ver espectáculo no seu tão adorado estádio faria preços acessíveis, mas eu compreendo... da última vez que aí fomos na televisão só se ouviam as 800 pessoas do meu Enorme. Eu compreendo... têm de se fazer valer de alguma coisa, nem que seja a cantar.

    ResponderEliminar
  13. Caro anonimo das 9:59,voce nao devia ter feito isso, cara joana e o gomes vão ficar sem argumentos!Mas sera que esses adeptos bi-clubistas e de borlas têm noção da barbaridade que estao a dizer?Fiquem com o seguinte...Quando o VITORIA se consolidar e renascer desta enorme crise o braga simplesmente desaparece do mapa!Valor a quem o tem,voces estao realmente a fazer épocas brutais mas quanto ao fervor clubistico fiquem na vossa triste realidade,nao passam dos 13 a 15 mil adeptos!!Parabens pela bela equipa que têm mas nao comparem o clube nem as duas massas associativas porque isso é absolutamente incomparável!!!Saudacoes

    ResponderEliminar
  14. Caro anonimo das 9:59,voce nao devia ter feito isso, cara joana e o gomes vão ficar sem argumentos!Mas sera que esses adeptos bi-clubistas e de borlas têm noção da barbaridade que estao a dizer?Fiquem com o seguinte...Quando o VITORIA se consolidar e renascer desta enorme crise o braga simplesmente desaparece do mapa!Valor a quem o tem,voces estao realmente a fazer épocas brutais mas quanto ao fervor clubistico fiquem na vossa triste realidade,nao passam dos 13 a 15 mil adeptos!!Parabens pela bela equipa que têm mas nao comparem o clube nem as duas massas associativas porque isso é absolutamente incomparável!!!Saudacoes

    ResponderEliminar
  15. A sério que fico parvo com a inteligência dos adeptos vitorianos:

    "o Braga já não cresce mais em termos de assistencias e o Vitoria mesmo com prestação mediocre atrai multidoes em numeros superiores."

    Se há clube que tem crescido nas assistências é o scbraga, e isto sim chama-se crescimento sustentado. Já vocês cada vez são menos época após época, e não venham dizer que são os resultados pois ainda recentemente foram a uma final da taça de portugal e há pouco tempo ficaram em 3º lugar no campeonato.

    Se há clube que tem margem de progressão é o scbraga, já o mesmo não acontece com vocês. Enquanto vocês se focam na vossa cidade, nós temos uma região "Minho" para conquistar...

    E não sei como conseguem dizer que o vitoria atrai multidões superiores, se nos últimos anos ficaram sempre atrás de nós no numero de assistências...devo ser mesmo burro x)


    Caro Cirilo, a diferença é que nós para ver um jogo da champions pagamos 17 euros por jogo ( bilhete de sócio)...vocês oferecem cadeiras, vendem lugares anuais a 15 euros...ou colocam bilhetes para derbys a 4 euros x) E depois ainda me vêm falar de borlas!

    ResponderEliminar
  16. O Ricardo Gomes, não fales à sorte. Os bilhetes a 4 euros, são para sócios sem lugar anual.
    "da última vez que aí fomos na televisão só se ouviam as 800 pessoas do meu Enorme".
    É para rir? Vieram 6 camionetas eu contei-as e vieram 800, quando nem 400 vieram.Agora sim, vejo bem a adulteração de factos.
    Um Clube que leva 11 mil e 500 adeptos num jogo da Champions, está tudo dito, não há fervor, não há paixão, não há empolgamento nessa Cidade!
    Razão tinha o "Bob o construtor" em 2007!

    ResponderEliminar
  17. Será que não percebem que com a crise que está instalada em Portugal torna-se difícil para os adeptos de um clube como o SCBraga que o ano passado chegou à final da Liga Europa depois de muitos jogos, jogos da Liga dos Campeões, pagar quotização e lugares anuais. A abertura de portas é uma forma do Presidente agradecer a todos o esforço enorme que fazem para assistir aos jogos do SCBraga. Já o guimarães não pode fazer o mesmo, porque nem dinheiro teve para se inscrever para a Liga Europa, quanto mais abrir as portas.

    ResponderEliminar
  18. Além de ser o anónimo que gosta de estatísticas, também gosto muito de humor e cá vai uma: Este termo inventado agora de Braguista não tem nada de novo nem de diferente é apenas uma adaptação de Benfiquista ou Sportinguista ou Portista. Quanto a nós, NÃO somos "Vitoriístas" somos VITORIANOS, o que é muito diferente e tem um significado escondido - quer dizer que somos do vitoria à anos! (perceberam caros "Benfiguistas" ? Vitorianos = do Vitória à anos)


    ResponderEliminar
  19. Pelo que leio aqui, o melhor é o VSC ir outra vez para a segunda, para ter adeptos no estádio. É que ultimamente os números têm caído (e muito). Em 2006/07 eram 300 mil e na época passada 180 mil... sempre a descer. Dá que pensar. E as épocas não têm sido assim tão fracas quanto isso. Acabam normalmente entre o 5º e o 8º, afinal nada que fuja do habitual.

    Eu pensava que esse campeonato do número de adeptos já tinha acabado, mas pelos vistos voltaram a pegar nele... Por mim, podem ganhar sempre esse campeonato, desde que o SCBraga fique sempre à vossa frente (como tem sido habitual nos últimos 10 anos).
    Já agora, também seria interessante fazerem os campeonatos das dívidas e dos buracos orçamentais. Aí, receio, que o SCBraga esteja atrás do VSC.

    Espero que sexta-feira seja um bom jogo e que ganhe o melhor.


    ResponderEliminar
  20. Estimado Ricardo Gomes e restantes marroquinos, apenas quero citar um marroquino que trabalha comigo:
    "Eu dantes era benfiquista, mas nos últimos anos sou do braga"

    como ele, qtos mais têm este "amor" passageiro?

    ResponderEliminar
  21. o Braga tem um tipo de lugares anuais muito sui generis: "Transmissão do cartão dentro do mesmo sexo e segmento etário"....

    Questões de ....fidelidade clubística....

    JM

    ResponderEliminar
  22. Pois... Onde anda o meu comentário?? Não convém, claro. Pode passar uma imagem menos... bairrista...

    ResponderEliminar
  23. o sr. ricardo gomes é um espanto de coerência.

    Preocupa-se que o VSC tenha lugares anuais grátis para menores de 14 anos, e que isso enviese as estatísticas das assistências....

    Provavelmente sabe mais do VSC que do SCB, que tem a mesma política:

    SC Braga vs Olhanense
    Preços:
    Sócios: 5€ (Quota 09)
    Sócio sub 14 (Quota 09) - gratuito


    http://www.scbraga.pt/news/futebol/tarde-de-domingo-com-futebol


    Haja paciência....

    JM

    ResponderEliminar
  24. Caros comentadores:
    Creio que é por demais evidente que as estatisticas só são fiáveis se forem feitas com base em numeros reais.
    EM Guimarães são.
    Em Braga nem tanto.
    De resto aproveito paras esclarecer que a História não tem apenas os ultimos 10 anos como os adeptos do Braga gostam e fazer crer.
    Tem 90.
    E aí a vantagem do Vitória é esmagadora.
    Bastará atentar nos ONZE campeonatos da 1ª liga que temos a mais

    ResponderEliminar