O título original, e perfeitamente adequado da publicação no blogue do Miguel Salazar, é outro:
"Fernando, Grande Chefe S(á)ioux...".
Perfeitamente explicado no texto de José Rialto que acompanha mais este genial cartoon de um grande desenhador vitoriano.
Aqui, contudo, preferi dar-lhe outro título (usando uma expressão também empregue por José Rialto) porque me parece particularmente de salientar esta magnifica vocação do Fernando Sá para ganhar jogos e troféus quando do outro lado está o verdadeiro DDT (dono disto tudo) do desporto português.
E tem-lhes ganho com uma regularidade notável.
Contra orçamentos "obscenos", contra os "Capela" da arbitragem que também existem no nosso basquetebol, contra a diferença qualitativa em termos de quantidade de jogadores que os tais orçamentos obscenos permitem.
Digo muitas vezes ( e ás vezes ao próprio Fernando Sá) que ele está para o basquetebol português como Mourinho estava para o futebol quando ainda treinava em Portugal.
Sem poder contar com os meios financeiros de que Mourinho dispôs no Benfica e especialmente no Porto.
Avançado no seu tempo.
Inovador nos processos, excepcional em tirar "tudo" dos seus jogadores, excelente na ambição e na vontade de ganhar que mostra em todas as situações e perante qualquer adversário.
Especialmente, e aí faz toda a diferença e espero que faça "escola", quando o adversário é supostamente mais forte, apontado como favorito, "dono" dos troféus antes de os ganhar.
Aí consegue "agigantar" a equipa, redobrar a ambição e reforçar a atitude.
E por isso ganha com frequência ao DDT.
E quando derrota o Benfica (derrotando Lisboa em mais que um sentido...) contribui para que o basquetebol português evolua e o nosso desporto seja menos centralizado em volta da fábula dos chamados grandes.
Depois Falamos.
caro Luis Cirilo,
ResponderEliminarNas ultimas 2 épocas o Benfica e o vitória jogaram 4 finais três venceu o Benfica e 1 venceu o vitória.
Na ultima época jogaram 7 jogos o Benfica venceu 6 e perdeu 1.
Esta época já jogaram por 3 vezes tendo o Benfica vencido 2 e o vitória 1.
E já que falou de abitragem diga-me qual foi o jogo que o Benfica venceu o Vitória em que o vitória foi roubado.
PS Já aqui escrevi que Fernando sá é um excelente treinador, o melhor da liga mas está muito mas muito longe de ser o melhor treinador português de sempre.
Caro cards:
ResponderEliminarNão sei se os números são rigorosamente esses mas ainda que sejam em nada retiram o valor ao Fernando Sá e á equipa do Vitória.
Porque são jogos de tostões contra milhões de um orçamento baixissimo contra um orçamento obsceno e que envergonha a modalidade. Nesse contexto até ganhamos muitas vezes.
Quanto ao Fernando Sá ser o melhor treinador português de sempre eu não escrevi isso em lado nenhum. Dizendo contudo que ainda não o é o vai ser de certeza. Ele ainda é muito novo e tem muito para ganhar.
P.S. Jogos em que o SLB venceu o Vitória e os árbitros favoreceram o SlB? Todos!
sim os números estão certos comecemos pelas finais ganhas pelo Benfica esta época taça hugo dos santos, época passada campeonato 3\0 e supertaça. Final vencida pelo vitória taça de portugal 13\14.
ResponderEliminarNa ultima época 7 jogos
2 na fase regular uma vitória para cada equipa 3 no play off 3 vitórias do Benfica, 1 na supertaça vitória do Benfica.
Esta época 3 jogos Benfica venceu na hugo dos santos e no jogo em casa o virória venceu o jogo em casa.
Quanto ao orçamento cada equipa tem o orçamento que tem nem são obscenos nem de tostões.
As arbitragens quando perdemos são sempre culpadas o adversário nunca tem mérito nem é humilde.
Caro cards:
ResponderEliminarÁs vezes o SLB tem mérito não o nego. Humildade é que nunca. Basta ler as declarações de Carlos Lisboa.
Quanto aos orçamentos reitero que o do SLB é obsceno porque não assenta na realidade do basquetebol português nem nas receitas angariadas pela modalidade.
caro Luis Cirilo, Eu acompanho há muito tempo o basquetebol e nunca li nada nos órgãos de comunicação social sobre o Carlos Lisboa a desprezar o seu vitória antes pelo contrário.
ResponderEliminarSe tem essas atitudes no calor do jogo a respomer a grunhos da bancada tenho de as condenar obviamente pois não é digna de treinador do Benfica por mais ofensivos que os grunhos sejam
Caro cards:
ResponderEliminarA forma como Carlos Lisboa responde aos adeptos do Benfica não é problema meu. Entendam-se.
Que Fixação... é o Fcp, é o Scp, agora até o Braga e o Vitória...
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarNão vi neste post nenhuma referência a outros clubes que não o Vitória e o Benfica