A menos de duas semanas do inicio do campeonato é legitimo que os vitorianos se interroguem sobre que equipa,e que ambições,vai o Vitória ter para a época de 2010/2011.
Creio que os jogos de preparação,sendo isso mesmo de preparação,não devem servir para tirar demasiadas ilacções embora forneçam indícios que não devem ser desprezados.
Não assisti,nem vou assistir,á sua maioria e por isso baseio-me no pouco que vi e no muito que li para dizer o seguinte:
Os resultados não tem sido particularmente animadores mas também não tem sido de molde a provocar excessivas inquietações até porque é fácil perceber onde está o problema maior deste plantel.
Já lá vamos.
Creio que temos um bom treinador.
Identificado com o clube,atento á formação,com provas dadas no futebol português.
Por aí, se não aparecerem destabilizações,creio que tudo está tranquilo.
Quanto á equipa:
Na baliza com Nilson,provavelmente o melhor guarda redes da Liga,estamos seguros .
Já Serginho deixa interrogações algo preocupantes e talvez por isso Cláudio Ramos tenha ficado no plantel.
Nas laterais parece-me que os lugares estão razoavelmente preenchidos embora Santana seja uma incógnita e Alex deixe algumas interrogações que se espera sejam desfeitas.
No centro da defesa é que,aí sim,está o maior problema desta equipa.
O Vitória precisa de contratar dois centrais para serem titulares de caras.
Porque os que temos ...valha-nos Deus.
No meio campo os lugares estão bem ocupados.
Para trinco Flávio (o jogador fetiche do treinador),Custódio e Ostolaza,ainda a adaptar-se ao futebol europeu,dão boas garantias.
Tenho pena que Dinis não tenha ainda ,ao que tudo indica,a sua oportunidade.
Depois João Alves, Edson,Rui Miguel são jogadores experientes e que podem dar "peso" á intermediária.
Talvez um 10 "puro" não caísse mal nesta intermediária.
Na frente,que é onde a "bola pincha", creio que estamos muito bem.
Talvez no melhor nível dos ultimos dez ou quinze anos.
Três bons pontas de lança:Douglas,Edgar e William.
Bons extremos: Targino,Faouzi,João Ribeiro e Maranhão.
E aquele que promete ser a estrela da companhia: Bébé!
Há muitos anos que não via no Vitória um jogador português, "desconhecido", que me entusiasmasse tanto pelo potencial evidenciado.
Envergadura fisica,capacidade técnica,remate,drible, assistências perfeitas, "atrevimento" competitivo acima da média,um manual de bem jogar futebol aos 20 anos de idade feitos há quinze dias.
Vindo da II B.
Teve a sorte de encontrar Manuel Machado que seguramente o saberá moldar.
E explicar-lhe as dificuldades e armadilhas do mundo em que entra agora.
Mas que é um jogador que entusiasma lá isso é.
Conclusão:
Com dois bons centrais ,um 10 se houver possibilidades,o Vitória pode perfeitamente fazer um campeonato á medida da ambição dos seus associados.
Afinal a única que conta.
Depois Falamos
Tal qual, Luís Cirilo...
ResponderEliminarImportante mesmo era que o plantel se definisse de uma vez, com a confirmação dos dois centrais e do Toscano.
Eu compreendo que as negociações possam estar a ser difíceis, mas o tempo de pré-temporada já começa mesmo a escassear para que se possa entrar no campeonato com o pé direito.
De qualquer modo, parece-me que a preparação da época tem estado a ser feita com muita ponderação.
Apesar de não estar demasiadamente entusiasmado, a verdade é que se vislumbram muitas possibilidades.
Aquilo que me parece é que este ano temos razões suficientes para ter esperança.
E é assim que eu estou... com muita esperança...
Pois, pois, mas o cargos desta direção estão todos tomados, inclusivé o engraxador das chuteiras ou ´botas` como diz o seu amigo Ribeiro Cristovão...
ResponderEliminarAgora que saiu o Moreno e continuámos com o Targino( pese embora a notícia em sentido contrário avançada pelo Sr. Cirilo em 1ª mão), penso que com dois centrais, e os que se falam João Paulo e Halliche agradam-me, estamos prontos para nos bater com qualquer adversário. E será natural que tenhamos dificuldades enquanto a defesa não afinar. Aliás, problema com o qual o FC Porto por exemplo também se debate.
ResponderEliminarMeio campo, acho que o Custódio vai acabar por se impor, e o Rui Miguel tem necessariamente de explodir, não vejo necessidade do tal «número10».
Quanto ao ataque, para além de estarmos muito bem servidos, frente de ataque e flancos, muito me agrada ver gente que vai dar espectáculo, e todos nós sabemos o quanto andámos necessitados de irreverência e de quem nos entusiasme: tanto quanto necessitamos de resultados na minha opinião. E Faouzi e Bebe vão dar espectáculo.
Principalmente Bebe, com quem muita gente ficou ofendida quando disse em entrevista à Vitória TV que vinha para ser titular. O rapaz é irreverente, tem qualidade e atitude e sabe o que vale.
E deixamos ir embora um central como o Lazaretti... Imperdoável na minha opinião, valia bem a pena o esforço financeiro.
ResponderEliminar"Vindo da II B."
ResponderEliminarEsse é um ponto importante.
Cá em Portugal também existem grandes jogadores! É preciso é procurar bem!
Mas não. Têm o "fetiche" do Brasil...
Caro José Rialto:
ResponderEliminarSejamos francos: Tanto tempo a negociar com um jogador de um clube da II divisão brasileira que nem dinheiro tem para pagar aos seus profissionais ?
Não vendem ? ok,já devia estar CÁ uma alternativa.
Agora esperança também tenho.
Se vierem dois centrais.
Caro Anónimo:
Imagino que sim.
Caro Paulo César:
Quanto ao Targino...Depois Falamos.
A verdade é que também a imprensa nacional,nomeadamente o "Público", falou dessa transferência.
Quanto ao resto estamos de acordo.
O tal 10 não me parece prioritário e só seria de contratar se surgisse algo de irrecusável.
O Hugo Viana por exemplo.
Agora os centrais são prioridade absoluta.
Caro Pantic:
Inteiramente de acordo.
Nem percebo porque não o foram ainda buscar. Se há dinheiro para o Toscano...
Caro Mr Karvalhovsky:
Exactamente.
Existem na liga de honra e na II B jogadores que só precisam de uma oportunidade para "explodirem".
Infelizmente existe o tal "fetiche"(acho que com o acordo ortográfico se passou a dizer comissões)Brasil que adultera toda a realidade do nosso futebol.
A um miudo português de 19/20 anos,acabada a formação,empresta-se a clubes de III divisão e vai-se buscar um miudo da mesma idade ao Brasil.
É um disparate completo.
Efectivamente este plantel ainda precisa de uns retoques, sobretudo no centro da defesa. Mais agora que venderam o Moreno. E aqui é que eu me começo a preocupar. Estamos a perder referencias dentro do balneário. Estamos a vender jogadores portugueses e a comprar estrangeiros ás resmas. Estamos mais uma vez a perder a nossa identidade.
ResponderEliminarFaçamos contas ao numero de estrangeiros que temos no plantel, que são em maior numero que os portugueses.
É verdade que temos um bom treinador, um vitoriano, um conhecedor da realidade do nosso clube, mas parece que está a ser um pouco condescendente com a actuação da direcção do clube relativamente à compra e venda de jogadores. Estamos a 12 dias do 1º jogo do campeonato, ainda poderá sair mais alguns jogadores e continuamos à espera de alguém cujo valor desconhecemos. Eu já vi este filme e espero que o final da história não seja o mesmo, para bem de todos e sobretudo da direcção do clube.
Tal como diz temos um jovem a despontar. Bébé tem tido excelentes exibições e bem demonstrando o porquê da cobiça de outros clubes, nomeadamente o Belenenses.
ResponderEliminarNo entanto, depois de vir a público a noticia de que o Vitória iria melhorar o seu contrato e colocar um clausula de rescisão de 9 milhões de euros, eis que hoje aparece na imprensa desportiva mais um empresário a reclamar direitos sobre o jogador, ameaçando fazer participação para a FIFA. Desde que Emílio Macedo da Silva é presidente, creio que este é o segundo caso que vem a público, depois de Rabiola.
Uma coisa é certa, quem descobriu e indicou o Bébé ao Vitória, assim como outros dois atletas que ainda ontem se vincularam ao nosso clube, foi o Sr. Rogério Gomes. Este senhor, tio do Paulo Jorge Gomes Bento, desde a era de Pimenta Machado que mantém uma ligação estreita ao Vitória. Muitos outros jogadores foram trazidos por ele,como Dimas, Lixa entre outros e nunca nenhum caso destes se verificou. Isto para dizer que temos fortes razões para desconfiar que afinal aquele comissionista que se disse ter abandonado o Vitória, continua a trabalhar na sombra. Esperamos pela resposta da Direcção do Vitória ao dito empresário e os devidos esclarecimentos aos associados no site do clube.
Ta bem Luis Cirilo, ta bem...
ResponderEliminarBem visto. Assino por baixo.
Precisamos acima de tudo de começar bem, e ter alguma sorte nos primeiros jogos.
Porque sem sorte, nao vamos mesmo a lado nenhum.
Quanto ao resto, vai aparecer!
Caro Lourenço:
ResponderEliminarCreio que o mais preocupante é a absoluta falta de qualidade dos centrais que temos.
E não me venham dizer que o Valdomiro até marca uns golos porque a primeira missão dele não é essa!
Daí que ou vem dois centrais para serem titulares ou receio uma época muito intranquila.
Tive pena da saida do Moreno porque além do seu vitorianismo é um bom jogador.
Mas a vida é assim.
Quanto ao Bébé duas notas:
O Rogério Gomes tem sido um olheiro de alta qualidade que já para cá trouxe excelentes jogadores.
Infelizmente durante anos recentes esteve marginalizado. Talvez por vir dos tempos de P.Machado.
Também concordo consigo quanto ao comissionista. Embora digam que foi embora desconfio que nunca deixou de andar por aí...
Caro Grilo:
ResponderEliminarClaro que começar bem ajuda muito. Moraliza a equipa,vende cadeiras,traz novos sócios,vend emerchandising.
Se já existir é claro.
Mas para isso é preciso uma equipa consistente a defender e a atacar.
e se para a frente estou tranquilo com as opções,para a defesa creio que estamos muito mal.
E o tempo não espera.
Sinceramente, apesar de ter sido desde sempre apoiante desta direcção, estou cansado e farto de tantas aselhices e inabilidades.
ResponderEliminarPode não parecer mas a pré-época já começou há mês e meio e estamos, a uma semana do início do campeonato, sem dois bons centrais e à espera do D. Sebastião (Halische e João Paulo). Será isto normal? Alguém andou mês e meio a brincar, tentando contratar o Toscano.
Valerá a pena trocar o certo pelo incerto? Há € 400.000 para o Toscano e não há essa mesma quantia para comprar o Gustavo?
Sabendo da nossa necessidade em comprar um central de jeito (Gustavo) e do risco que é comprar um jogador brasileiro como o Toscano (que tarda em adaptar-se ao futebol europeu, quando se adapta...) não seria melhor,mais sensato, pelo mesmo investimento, jogar pelo seguro e trazer novamente o Gustavo???
Outra coisa que não entendo é o tempo que o Vitória aguarda para que o benfica empreste o Halische. Será que vamos aguardar até à manhã do dia 31 de Agosto e, nesse dia, quando alguém entender que fomos, novamente, enganados vamos ao mercado "desenrascar" os dois centrais???
Com isto tudo, se um qualquer jogador pode chegar ao Vitória (na melhor das hipóteses) na semana anterior ao início do campeonato, desde já dou a ideia de se acabarem com as pré-épocas. Não fazem falta para esta direcção, para o ano, reune-se o plantel no dia anterior ao início da competição. Chega...
Caro Sérgio:
ResponderEliminarDo meu ponto de vista continua a existir excesso de amadorismo na estrutura vitoriana.
Parece que existe uma obsessão por vender primeiro e comprar depois sem se acautelar devidamente o plantel.
Toda(?)a gente sabe que uma boa equipa se constroi de trás para a frente. Com estes centrais, e por mais golos que a equipa marque,vai ser dificil fazer bons resultados.
Gustavo era uma excelente contratação mas que por si só não chegava. Atenuava as lacunas mas não as resolvia de todo.
São precisos dois centrais.