Páginas

segunda-feira, abril 26, 2010

Que Moeda ?


As presidenciais ainda vem longe e o tempo de optar também.
Tendo como certo que jamais votarei em Manuel Alegre que fique claro.
Mas ás vezes há momentos de encontro connosco próprios propícios a reflexões e ao rebuscar de memórias esquecidas.
De factos,acontecimentos e atitudes.
Um destes dias veio-me á memória o famoso artigo de Cavaco Silva em 2004, sobre a boa e má moeda, que ajudou bastante á queda do governo de Pedro Santana Lopes e consequente dissolução do Parlamento.
E a legislativas antecipadas que colocaram no poder este desgraçado governo e este péssimo primeiro ministro.
José Sócrates de seu nome.
As voltas que a vida dá quiseram, por vontade dos portugueses, que Cavaco Silva fosse eleito Presidente da República pouco tempo depois.
Beneficiando daquele equilíbrio de poderes que os portugueses sempre procuraram fazer entre Presidente e Governo.
Durante quatro anos tem Cavaco convivido com um governo que, praticamente desde a primeira hora, está permanentemente envolvido em trapalhadas, em negócios mal explicados,em suspeitas graves em volta de variados assuntos,em erros de previsão,em mentiras ao próprio Parlamento.
Curiosamente,ou talvez não, com todos os caminhos a irem dar ao primeiro ministro.
A quem Cavaco,voluntária ou involuntariamente pouco interessa agora,muito ajudou a chegar ao cargo.
Interrogo-me a mim próprio se em horas de reflexão ,que seguramente também terá, o Presidente da República não sentirá um enorme peso na consciência pelo estado em que o país está .
Pelo mau governo que tem.
Pelo primeiro ministro que mais desprestigiou a função e o cargo em toda a História do Portugal democrático.
Porque ele, Cavaco Silva, ajudou-o e ajudou-os a chegarem lá.
E lá tem permitido que se mantenham apesar de tudo que se vê e sabe.
Por muitíssimo menos,nada que se compare sequer,Jorge Sampaio demitiu Pedro Santana Lopes.
Afinal quem era a boa e a má moeda ?
Interrogações, duvidas e angustias politicas que terei de resolver até ás presidenciais.
Que,pensando bem, se calhar não vem tão longe quanto isso...
Depois Falamos

7 comentários:

  1. Caro Luís,

    Concordo com tudo. O Luís ainda não decidiu. Eu já decidi há muito tempo o meu voto.

    Posso até dizer-lhe sem qualquer tipo de problema, que já em 2006 não votei em Cavaco Silva. Também não votei noutro.

    Nestas eleições em 2011 o voto poderá ser o mesmo, ou então terei oportunidade de votar noutro candidato. Quem sabe aparece um que me agrada.

    Fi-lo e fa-lo-ei não só pelas razões que o Luís enumera, mas também por outras que não irei aqui revelar.

    Como imagina aqui em casa há um conhecimento profundo de quem é o Prof. ACS e as qualidades (ou defeitos) pessoais também entram em linha de conta.

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis Melo:
    Compreendo perfeitamente que não vote em ACS.
    E também compreendo que aí em casa também não votem.
    No vosso lugar faria o mesmo.
    Já cá ando há muito tempo e sei bem ,não sabendo tudo nem nada que se pareça,das vossas razões.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Esta foto permite de dizer :

    Je t'aime, moi non plus "

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Cirilo,

    Eu sei que não devemos estar sempre a ajustar contas com o passado, mas sinto-me sempre tentado a voltar a defender Pedro Santana Lopes e o seu executivo, que resulta de uma maioria dada pelos cidadãos democraticamente ao PSD e ao CDS.
    Disse, o dr. Luís Cirilo, que Sampaio demitiu Sampaio. Mas, para sermos precisos, não foi isso que aconteceu, porque, contitucionalmente, para que se possa demitir o Governo é preciso apresentar algumas razões. Ora, Sampaio manifestamente não tinha razões e não demitiu o Governo.
    O que fez foi dissolver a Assembleia, que leva o Governo por arrasto. É que dissolver a AR não é a mesma coisa porque não se exige que o PR justifique essa decisão.
    Estará aqui, porventura, algo que merece ser revisto, com iniciativa do PSD.
    O que se verifica hoje é que Cavaco tem razões para demitir o Governo e tem condições (melhores do que as que tinha Sampaio) para dissolver a AR.
    Não o faz.
    E, se não o faz, penso que tem uma razão: tenho sérias dúvidas de que haja alguém que, nestas condições, queira mesmo governar o país.
    Relativamente ao apoio presidencial, eu apoio Cavaco Silva. Apesar de saber que algumas das suas acções (e omissões) prejudicaram o PSD numa altura decisiva, eleitoral, com sondagens a dar empate.
    E de ter ouvido gente (com responsabilidade política) dizer na rua aquilo que "desdisse" mais tarde, noutros contextos.
    Creio que, depois de 36 anos (34 e meio, para ser mais preciso) que resultaram em fracasso, a possibilidade de ter um PR como Manuel Alegre seria um passo atrás.
    Não estou seguro de que Cavaco vença na primeira volta. Nem estou assim tão convencido de que vencerá uma segunda volta. Pelo sim, pelo não, sendo Cavaco o único candidato (se o vier mesmo a ser) da área do PSD, nesta conjuntura, é nele que irei votar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Sérgio Ferreira1:04 da tarde

    Sinceramente, apesar da conjuntura política actual levar, inevitavelmente, ao novo apoio da direita à sua sua reeleição mas já estou cansado deste troglódita da política que tanto mal tem feito ao nosso PSD e a Portugal.
    Num caso muito concreto, na recente visita oficial à República Checa, ao ouvir os vários discursos do Presidente local em que, em todos eles, criticava duramente o estado das finanças públicas Portuguesas (em que o Sr. Silva também "ajudou" à festa durante dez anos...) e ao preferir "assobiar para o lado" não defendendo as políticas que têm sido tomadas prestou, uma vez mais, um mau serviço ao país. Foi o bobo da corte.Quem cala consente.

    Mas, mais grave do que tudo isto, e no seguimento das críticas que o senhor fez no discurso do 25 de Abril aos prémios dos gestores públicos (n.d. directamente ao António Mexia), estou aqui a lembrar-me dos caros devaneios que o senhor Silva tem quando está de FÉRIAS no algarve. No ano passado fechou o espaço aéreo na Praia da Coelha (sua alteza real não gosta de ser incomodado na praia!), e este ano, depois das férias da Páscoa, quando eu vinha do Algarve na A2 fui ultrapassado pela comitiva Presidencial do Sr. Cavaco Silva. Querem saber a composição da comitiva?? Um Golf da Brigada de Trânsito da defunta GNR com as bandeiras da casa civil da Presidencia da República, mais três Audis A4 3.0TDI Quatro, mais três BMWs série 3 mais o carro do Cavaco, um Mercedes Classe S...! Nem o Obama precisaria disto. Terceiro mundista a imagem que vi!

    Quem gasta o que gasta do erário público numas simpes mini férias de Páscoa não tem qualquer moral para criticar o que os outros ganham em cargos públicos. O António Mexia cria riqueza e postos de trabalho no país o Sr. Cavaco gasta o dinheiro de todos nós e consome-nos a paciência.

    António Mexia, olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço, terá pensado o Sr. Silva no seu discurso no domingo passado...

    ResponderEliminar
  6. Caro Freitas Pereira:
    Ora nem mais.
    Bem observado.
    Caro António:
    É impossivel decidirmos o futuro sem para formarmos opinião recorrermos á memória.
    E o que ela me diz,neste caso,é que Sampaio fez um grande frete ao PS e dissolveu um Parlamento em que o governo dispunha de uma maioria absoluta coesa e que funcionava bem.
    Estava lá,sei do que falo.
    MAs também me diz que algumas pessoas do PSD,a começar por Cavaco Silva, lhe deram incentivos e apoios morais para ele tomar essa decisão.
    E também sei que o presidente Cavaco tem tido muito maior tolerância para com este péssimo primeiro ministro do que o cidadão(e militante do PSD)Cavaco teve para com PSL.
    Em 2006 votei Cavaco Silva.
    Em 2011,se o voltar a fazer,será precisamente para evitar a eleição de uma tragédia anunciada chamada Manuel Alegre.
    Aliás a razão fundamental para nele,Cavaco, ter votado em 2006.
    Porque entre Cavaco,Soares e Alegre a escolha não podia ser outra.
    Mas,sinceramente,ainda não decidi.
    Porque estou farto da sobranceria de Cavaco em relação ao PSD.

    ResponderEliminar
  7. Caro Sérgio Ferreira:
    As deslocações do Presidente da República,chame-se Cavaco,Sampaio,Soares, obedecem a regras de protocolo e segurança que não são definidas pelo próprio.
    É assim que está definido.
    Já a questão do discurso do presidente checo foi muito desagradável e teria merecido uma resposta mais firme do PR.
    Mas é mais fácil achar do que fazer
    como todos sabemos.
    Quanto ao António Mexia,de quem tenho boa opinião,concordo que os ganhos dele são imorais.
    Como de outros gestores de empresas participadas pelo Estado.

    ResponderEliminar