Não conheço receitas infalíveis para ganhar eleições.
Mas sei, por alguma experiência destas coisas, que existem alguns pressupostos muito importantes para enfrentar um acto eleitoral com probabilidades de sucesso.
Falo,naturalmente, a nível de um partido de poder como o PSD é.
Alguns são evidentes para toda a gente:
Líder forte, afirmativo, que crie naturais empatias com os eleitores.
Programa eleitoral que vá de encontro, dentro dos princípios e filosofia do partido,aquilo que os eleitores em cada momento esperam do PSD.
Comissão politica nacional,o orgão mais visível, composta por dirigentes em quem os portugueses se revejam e cujas opiniões sejam levadas em conta.
Secretário geral( e secretaria geral) operativo,dinâmico e com controle absoluto do processo eleitoral e todas as áreas da campanha.
Campanha eleitoral estruturada em termos de "vender" o que o líder tem de melhor e a atenuar o que tem de menos bom.
Mensagens politicas claras, atractivas e de imediata percepção até pelo mais distraído dos eleitores.
Orgãos distritais e concelhios motivados para o trabalho eleitoral, detentores de informação actualizada sobre todo o processo e com os materiais de campanha atempadamente distribuídos.
E depois aquele elemento tantas vezes esquecido mas sem o qual não existem vitórias.
Os funcionários do PSD.
Bons profissionais na sua generalidade, com muitos anos de dedicação ao partido (alguns estão lá desde o inicio !) e uma exemplar isenção face ás lideranças que se vão sucedendo.
Conheço-os quase todos, com muitos trabalhei,sei que são um dos nossos mais preciosos activos.
Por junto contribuíram para muitas e muitas vitória do partido.
Atrevo-me a dizer que mais do que a esmagadora maioria dos dirigentes que pelo PSD tem passado.
Num ano em que o partido está envolvido e três eleições a motivação da máquina é absolutamente fundamental.
Porque se trata de gente com muitos anos de partido creio que a motivação não se fará por promessas salariais ou de progressão nas carreiras porque de desilusões estão quase todos cheios.
Mas far-se-á ,seguramente, pela mais humana das razões.
Fazê-los sentir que são importantes (e são) para os objectivos do partido,que a direcção eleita contas com eles,que do seu profissionalismo mais uma vez se esperam pequenos "milagres".
Pode não se lhes dar mais nada.
Mas tratá-los com a consideração devida parece-me excelente opção.
E se não existem receitas infalíveis para obter vitória há, repito,alguns pressupostos que é uma pena se não forem respeitados.
Porque as guerras também se ganham, e perdem,nos pequenos pormenores
Depois Falamos
Que grande receita...
ResponderEliminarCaro Cirilo a verdade que conhecemos é que o Secretário Geral do PSD não existe.
ResponderEliminarA segunda verdade é que a maior parte dos funcionários do PSD não são bons. São leais a quem os meteu lá, aos amigos a quem lhes apetece e muitas vezes julgam-se nos lugares dos políticos.
ResponderEliminarA terceira verdade é que nem as Distritais nem as concelhias e muito menos os militantes sabem o que defender. Não fazem ideia nenhuma do que distingue o PSD do PS.
ResponderEliminarA quarta verdade é que o PSD tem uma lider que nada diz aos portugueses. "Fora de prazo". Com um lider carismatico o PSD ganhava estas eleições de caras.
ResponderEliminarA quinta verdade é que Sócrates pode fazer o que lhe apetecer que não tem ninguém que lhe faça oposição e que aos olhos das pessoas seja uma alternativa.
ResponderEliminarSexta verdade é que no PSD só um ex-ministro de Cavaco, passado estes anos todos, é que parece poder ter sucesso e credibilidade.
ResponderEliminarSétima verdade é que as Comissões Políticas Nacionais em vez de procurarem pessoas capazes de ir para o terreno e deixar a sua vida profissional um pouco de lado fazem precisamente o contrario. Escolhem pessoas que o unico objectivo é ganhar notoriedade para se afirmarem nas suas profissões.
ResponderEliminarOitava verdade quantos portugueses conhecem o trabalho desses elementos da CPN? Ou são indicações das Distritais (fiéis ao dono que os indica) ou são iluminados fiéis ao lider mas que não servem para mais nada além de dizer que sim quando o chefe pisca o olho.
ResponderEliminarCC
... e agora caro Cirilo?
ResponderEliminar"Clockwork Orange"(A Laranja Mecânica),Stanley Kubrick,1971
ResponderEliminarCaro anonimo, tantas verdades! mas convenhamos que umas são mais que outras. E cada um tem sua verdade, que em alguns vai variando consoante se estamos em cargos eleitos, se apoiamos a lider, ou se pelo contrário estamos na "oposição interna" e o lider tem a desfaçatez de ter ideias diferentes das nossas (ex:Aguiar Branco, Antonio Borges, Pacheco Pereira, etc...).Por isso vai-me desculpar mas no PSD olho sempre com alguma desconfiança para quem nos vem elencar verdades. Por muito certas que algumas sejam.
ResponderEliminarQuanto aos funcionários do PSD, concordo totalmente co o post. Aliás quem o escreveu de certeza que os conhece bem melhor que a generalidade dos militantes.
Tente ir pagar uma quota ou pedir uma informação uns minutos antes das 17 que vai ver a resposta que tem. Já presenciei pessoas de longe, chegarem à sede perto do fecho e não serem atendidas. pedirem-lhes para voltarem no outro dia mais cedo.
ResponderEliminarPara não falar do regabofe que é as listagens de militantes continuarem a sair para onde não devem.
Tente ir pagar uma quota ou pedir uma informação uns minutos antes das 17 que vai ver a resposta que tem. Já presenciei pessoas de longe, chegarem à sede perto do fecho e não serem atendidas. pedirem-lhes para voltarem no outro dia mais cedo.
ResponderEliminarPara não falar do regabofe que é as listagens de militantes continuarem a sair para onde não devem.
cara maria: mal vi a imagem lembrei-me logo desse filme. hoje estamos de acordo.
ResponderEliminarNunca tinha pensado na actual CPN como uma máquina de triturar laranjas, mas que é verdade é!
ResponderEliminarO texto do post é muito acertado e vê-se que escrito por quem sabe o que se passa.
ResponderEliminarE então também saberá que um dos problemas maiores é um senhor que não foi eleito mas sim nomeado que quer mandar em tudo e em todos com uma arrogância e uma falta de educação incriveis.
Foi cá metido não para ajudar a dra Manuela mas para preparar o terreno para o amigo do Porto. Ou por outras palavras para preparar o percurso do rio até á foz se é que me faço entender.
esse senhor que ainda por cima está ressabiado por nao ter sido metido na lista da europa vai ser o coveito da dra Manuela se continuarem a deixá-lo fazer tudo que lhe apetece.
Veja o outdoor de que fala noutro post para demonstrar o que estou a dizer.
claro que a falta de autoridade do secretário geral também nao ajuda porque parece que tem medo dele.
no fim quem se lixa é sempre o mexilhão ou seja os funcionários.
Eu lembrei-me de uma música do meu tempo de adolescente, assim: -´´olhó robot! É prá menina, é pró menino, alo!...``, pura nostalgia.
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarNão há receitas infaliveis.
Mas há minimos obrigatórios.
Quanto ao secretário geral,cuja acção não conheço de perto,penso que seja ele quem for tem de ter controle absoluto da máquina do partido.
Incluindo a máquina de campanha.
Não patilho da sua ideia quanto aos funcionários.
Podem existir alguns casos desses mas a grande maioria é constituida por excelentes profissionais que tem dado muito ao partido.
A questão da diferenciação entre PSD e PS é muito interessante.
Parece-me matéria muito adequada para o gabinete de estudos tratar.
E divulgar.
Sobre a liderança...é a que temos !
A minha opção,no tempo de a fazer,foi outra.
Agora temos de nos unir em volta de quem está.
Sócrates não estará tão a vontade assim; mas claro que deviamos fazer uma oposição muito mais enérgica.
A questão das cpn e das pessoas que para lá vao (nesta e em todas as anteriores)pode ser um pouco como diz mas não é assim com toda a gente.
Até porque,á excepção da comissão permanente,pouco se sabe acerca de quem vai para a cpn.
O problema é que desde o tempo do "cavaquismo" os orgãos politicos foram perdendo influência e capacidade de decisão (e até de debate) em função do poder dos lideres e do seu circulo próximo.
Cara Teresa :
E agora ?
Teimar,persistir e continuar a acreditar que o PSD é o melhor partido para governar Portugal.
Cara Maria:
Grtande filme. Quem me dera que o PSD ás vezes,fosse mesmo uma "laranja mecânica" em termos de organização e funcionamento.
Caro João:
No PSD há, e sempre houve,muitas verdades.
E cada um acreditar na sua verdade não tem nada de negativo desde que não se negue aos outros o direto de terem as suas verdade.
Esses que citas, e mais alguns aprendizes,é que achando-se donos da verdade absoluta não reconhecem que podem existir outras verdades bem mais...verdadeiras.
Quanto aos funcionários,de facto,falo com conhecimento de causa.
Caro Anónimo:
Os funcionários do PSD nem são santos nem são infaliveis.
Mas são,na esmagadora maioria,excelentes profissionais,dedicados ao partido e com provas dadas.
Cara Dri:
É a vantagem de termos uma cor tão bonita.
Caro Anónimo:
Boa piada.Mas um bocado mázinha para quase todos os membros da CPN.
Caro Anónimo:
O seu comentário dá "pano para mangas" porque refere,com perfeito conhecimento de causa ao que me parece,o que se passa hoje dentro do PSD.
Mas sobre isso,neste momento,prefiro não dizer mais nada.
Espero que esteja enganado.
Caro cb:
ResponderEliminarTambém me lembro bem dessa maquina.
Acho,mas não tenho a certeza,que era interpretada pelos "Táxi" ...
Caro Luis Cirilo ´´TAXI`` sim senhor, os tais da ´´chiclete``.
ResponderEliminarCaro cb :
ResponderEliminarBons tempos...