Já aqui atrasado tive oportunidade de me insurgir,bloguisticamente falando,contra o tremendo erro que é a aposta no TGV nesta altura de crise financeira gravíssima.
A bem dizer até me parece que seria um erro em qualquer altura porque a linha Lisboa-Madrid jamais será rentável e o percurso Porto-Lisboa tem um custo brutal para tão reduzido ganho de tempo.
Bem melhor seria,do meu ponto de vista,utilizar uma pequena parte desse dinheiro para modernizar linhas já existentes (inconcebível o percurso Guimarães-Porto continuar a demorar cerca de hora e meia)ou até reabrir linhas que nunca deviam ter sido fechadas.
Mas o governo insiste na fuga para a frente e na teimosia da alta velocidade !
Sabe-se agora,ainda por cima,que da pior maneira.
Escolhendo ,entre as duas opções existentes, a que é mais cara.
E não é uma diferença de vinte e cinco tostões como se dizia antigamente.
São mais de mil milhões de euros de diferença.
Porque o governo teima em fazer a ligação Lisboa-Alenquer pela margem direita do Tejo com mais de 60% do percurso a ser feito por túneis e viadutos (que não são como os da foto seguramente) o que encarece imenso a obra.
Quando a margem esquerda pela tipologia do terreno e seu tipo de propriedade seria muito mais barato.
Mesmo considerando a necessidade de construir uma ponte ferroviária para a passagem do comboio para a margem esquerda.
Curiosa teimosia esta que mantém o traçado estudado para o caso do novo aeroporto de Lisboa ter sido localizado na Ota.
Mas não foi e supõe-se que o governo tenha noção disso...
Será que tudo isto tem a ver com a valorização/desvalorização de terrenos naquela zona de que tanto se falou aquando da discussão da localização do novo aeroporto ?
Não sei.
Mas gastar em vão mais de mil milhões de euros permite todas as interrogações.
Mesmo aquela que leva a interpretar a sigla TGV como "Temos Grande Vigarice".
Teremos ?
A ver vamos.
Depois Falamos
sou contra o tgv, sou favor do melhoramento e crescimento das nossas linhas ferreas. e triste ver a quantidade de linhas que esta ao abandono mas mais triste ainda sao os horarios. por exemplo porque que em vez de um tgv nao alargam os horarios do alfa de forma que se possa circular entre o pais ate mais tardiamente em negocios evitando o automovel?
ResponderEliminarE a oposição?
ResponderEliminarO que faz?
Nada.
Como sempre.
Não há caracter.
Não há atitude.
Estou completamente de acordo com o Luis Cirilo.
ResponderEliminarDe facto a olhar para este governo dá-me a nítida sensação de que “quem vier a seguir que feche a porta!”
E o mais grave é ver os maiores projectos públicos nacionais, concorde-se ou não com eles, tendencialmente mais importantes para as gerações futuras, serem tratados com tanta desconsideração e desprimor pelo Ministro Mário Lino que mais me parece um elefante numa loja de porcelanas.
Esse senhor nem para presidente do condomínio servia quanto mais para um cargo governativo...
E com isto chego aos dois motivos que, para além da crise económica, obstam, a meu ver, à criação do TGV em Portugal:
O primeiro prende-se com o sub-aproveitamento da actual linha de alta velocidade. De facto, a CP está equipada com vários comboios alfa pendular, capazes de atingir velocidades de cruzeiro na ordem dos 220 kms/h mas que, e devido às linhas férreas, nalguns troços com cinquenta anos, não passam, imagine-se, dos 60kms/h!
Falo por experiência própria, todas as semanas viajo nos comboios rápidos e se, no troço Lisboa-Porto, ainda se anda a uma velocidade considerável, do Porto para a estação da rua do caires é uma vergonha, uma pessoa com um minimo de saúde anda mais depressa que o comboio! Já para não falar que não entendo o porquê do comboio alfa-pendular não vir a Guimarães.
E assim chego ao segundo argumento, talvez o mais importante para o bolso de quem viaja que é o preço do serviço.
Tenho ouvido e lido que o preço mais baixo da viagem Lisboa-Madrid em TGV irá ser de, pelo menos, € 40.
Ora, pesquisando na internet, e mesmo em Junho/Julho de 2008 com o preço do barril de petróleo nos 150 dólares, facilmente arranjariamos bilhetes de avião a €30, €35. Mais barato, mais cómodo, mais rápido.
E isto sem termos que investir largas centenas de milhões de euros, onerando as gerações futuras e diminuindo apenas a taxa de desemprego de Cabo-Verde, Brasil, Angola, Ucrânia e Moldávia...
As contas assim tornam-se mais fáceis de fazer...
Dado o teor do artigo, a foto está um espectáculo!!
ResponderEliminarSegundo tenho lido, (apesar de me parecer absurdo o TGV), é inevitável a construção de uma segunda linha Porto-Lisboa, porque a actual está congestionada.
ResponderEliminar"A Ponte do Rio Kwai",David Lean,com Willliam Holden,Alec Guinness... 1957
ResponderEliminarCara Dri:
ResponderEliminarEstamos de acordo.
Mas infelizmente os poderes politicos nunca estiveram para aí virados.
CAro Jose Alves:
Duvido que alguma vez algum partido tenha pensado sériamente na questão ferroviária.
Acho que tirando a linha Lisboa-Porto e as linhas de Lisboa para Sintra e Cascais nem deve saber que existem outras linhas.
Exagerei um pouco mas não será muito diferente a realidade.
Caro Sérgio Agostinho:
O ministro Lino é apenas uma prova da casmurrice de Sócrates.
Porque depois das posições que tomou quanto ao novo aeroporto não acredito que ainda exista alguém que o leve minimamente a sério.
Mas o P.M. é mais de quebrar do que de torcer.
Quanto ao resto tens toda a razão.
Linhas actuais sub aproveitadas e total falta de competitividade do ligação a Madrid.
Hoje face a tudo o que se conhece o TGV é um erro.
Grave e carissimo.
Caro Anónimo:
A foto é de um comboio no Alasca.
Que se mantém em funcionamento e com grande sucesso.
Caro Anónimo:
Fala-se da possibilidade de construir ,de facto,uma segunda linha.Embora haja quem defenda que a actual totalmente modernizada será suficiente.
Cara Maria:
Grande filme esse.
Revi-o um destes dias no canal AXN salvo erro
Isto é incrível, estas grandes obras é só para dar trabalho as grandes construtoras, estas ligações entre certos políticos e empresas que muitas vezes lhes oferecem altos cargos muito bem remunerados depois de eles abandonarem o Governo são escandalosos, têm que ser mais investigadas e com isenção e firmeza e não só no ramo da construção, mas em muitos mais (bancário, energia etc...).
ResponderEliminarEu sou contra o TGV, como já disse, é só para alguns ganhar uns "tostões", nós temos o alfa-pendular que faz a ligação entre o Porto e Lisboa numa viagem muito confortável e rápida, e só não é mais rápida porque certos troços da linha não permitem utilizar a potência máxima daquele comboio, mas em vez de melhorar esta linha vamos gastar milhões e milhões que tanta falta fazem...e mais não digo, nem vale a pena...
´´- Mil milhões mais caro...``, e isto sem contarmos com as inergumnas, vigaristas, volumosas, irresponsaveis, inevitaveis,..., derrapagens.
ResponderEliminarÉ deveras revoltante com que leviandade se gere o dinheiro dos ´´outros``.
Para mais informações consultem www.base.gov.pt e http://transparencia/pt.org, mas por favor sentem-se primeiro.
Caro Pantic:
ResponderEliminarAs suas observações são pertinentes e oriundas do bom senso.
Que infelixmente o governo parece não ter ao insistir neste e noutros erros.
Espero que os portugueses,através do voto,parem este autêntico desgoverno do sr Sócrates e dos seus "muchachos".
Caro cb:
Tem você toda a razão.
Porque aos custos previstos tem de somar-se as derrapagens.
Que se forem como nalguns estádios ou na casa da música não vão ser coisa pouca.
Diga-me,caro Luis Cirilo,se não votarmos em Socrates,vamos votar em quem?
ResponderEliminarCom toda a sinceridade que lhe for possível.
Votarmos,os outros,porque pelo que me diz respeito está completamente fora de causa voltar a cair nesse erro,pelo menos enquanto os roubos continuarem,como é previsivel olhando o perfil dos nossos actuais politicos.
ResponderEliminarTGV na margem esquerda do Tejo? "Jamais"!!!
ResponderEliminarAinda nos vamos rir muito disto, como com o "Alcochete Jamais"!
Caro Jose Alves:
ResponderEliminarEu votarei,como sempre,no PSD.
Porque continuo a achar que é o partido com maior sentido de Estado do actual leque politico.
E questões como esta do TGV exigem governos responsáveis e que ponham os interesses do país á frente dos partidários.
Caro Sic Gloria:
Por acaso também acho que o Mario "Jamais" ainda vai fazer uma das suas já habituais piruetas.
TGV pra Guimarães,já!
ResponderEliminarComboio Guimarães/Porto demora quase 1,30 h. Estamos em 2009 em pleno século XXI. A remodelação da linha férrea, serviu para quê? O comboio até ao Porto para quase 300vezes, estações e apeadeiros...Basta! Quem pode fazer algo?
Caro Rocha Kalhau:
ResponderEliminarÉ verdade.
Estamos no século 21 e demoramos 9o minutos para andar 50 klm.
Achei piada a essa do TGV para Guimarães.
Foi gira.
Mas por cá TGV significa,apenas, "Temos (um) Grande Vitória".