Na primeira década deste século os blogues eram uma rede social extremamente popular e que mereciam a atenção de muita gente pela qualidade de que se revestiam e pela enorme variedade de assuntos que versavam.
Conheci blogues fabulosos que lia com enorme prazer e participei nalguns, para lá do meu "Depois Falamos", de que guardo grata memória pela qualidade do que lá escreviam e pela intensidade dos debates que proporcionavam em temas como a politica ou o desporto.
E então quando se tratava de blogues vitorianos como o saudoso "D.Afonso Henriques" era mesmo um enorme gosto ler o que lá se escrevia e o que lá se discutia.
Mas depois vieram o Facebook, o Twitter, o Instagram e os autores e participantes de blogues migraram massivamente para essas novas redes sociais, onde se privilegiam os textos curtos (especialmente no Twitter) e as fotografias em detrimento dos escritos mais longos típicos dos blogues.
Mas eles não acabaram e continuam a existir só que com um universo mais pequeno de particpantes e leitores o que não impede, bem pelo contrário, que mantenham todo o interesse e permitam o acesso a conhecimentos que não cabem noutras redes sociais.
Falemos então do Vitória e dos blogues que lhe estiveram e estão associados.
Já aqui mencionei o "D.Afonso Henriques", que era essencialmente um blogue de opinião e debate, e vou agora referir dois blogues que são passado e futuro unidos pelo fio condutor de serem verdadeiro serviço público vitoriano.
O "Glórias do Passado", do Alberto Castro Abreu, que se dedicava á investigação da História do Vitória e que publicou centenas de fantástico textos sobre jogadores, equipas, treinadores, dirigentes, etc, do passado e que é um blogue indispensável para quem quiser conhecer o que foi o Vitória de outros tempos. Infelizmente suspendeu, e creio que difinitivamente, a sua publicação em 2011.
E se este é um blogue do passado há agora um novo blogue do presente e do futuro, provando que a blogosfera continua a ter razão de ser, chamado "Histórias Criticas Vitória" e que se dedica a publicar e fazer arquivo para consulta pública das muitas centenas de textos publicados no mural do Facebook com o mesmo nome.
Dividido por anos, de fácil consulta, é um espaço fantástico para quem quiser conhecer a História do Vitória ou aprofundar os conhecimentos que tenha sobre a mesma e de leitura recomendável a quem se quiser pronunciar sobre o clube com conhecimento de causa.
Em boa hora apareceu e o que desejo, como "velho" caminhante dos espaços da blogosfera, é que se mantenha por muitos anos num verdadeiro serviço público de formação e informação da enorme "Causa" que é o Vitória Sport Clube.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário