Páginas

quarta-feira, setembro 18, 2024

Comparações

Li por estes dias, num mural que não este, um conhecido vitoriano a opinar que António Miguel Cardoso (AMC) é o melhor presidente do Vitória desde Gil Mesquita! 
Respeitando a opinião, como respeito todas que são formuladas com educação e convicção, confesso que não resisti a uma sonora gargalhada. 
Até porque sei bem de onde ela germinou. 
Mas depois, num tempo em que o culto da personalidade faz o seu caminho, resolvi comparar de facto o primeiro mandato de AMC com todos os seus antecessores até ao sr. Gil Mesquita. 
Que foi, como é sabido, um dirigente histórico e com quem começou a expansão patrimonial do clube. Deixando António Pimenta Machado para o fim vamos então aos outros numa perspectiva desportiva, que é sempre a mais importante, e patrimonial deixando as questões financeiras , as questões de passivos e outras questões em termos de gestão de fora da comparação.
É AMC melhor presidente do que foi Vítor Magalhães?
Aceito que sim. 
Com Vitor Magalhães apuramos-nos uma vez para a Europa, em termos patrimoniais nada se fez e a primeira equipa desceu de divisão ao fim de quase meio século de permanência ininterrupta na na primeira liga. 
Com AMC já temos dois apuramentos europeus, em termos patrimoniais também nada se fez mas a primeira equipa não desceu de divisão. "Só" desceu a equipa B.
É AMC melhor presidente que Emílio Macedo da Silva?
Não.
A Emilio Macedo o Vitória deve a subida de divisão (quando foi eleito estavamos na segunda metade da tabela da II liga) , um terceiro lugar , o ouvirmos o hino da Champions no D. Afonso Henriques , o título nacional em voleibol e a primeira taça de Portugal em basquetebol entre outros triunfos. 
Até à data além dos dois apuramentos europeus na Liga Conferência AMC tem titulos nacionais em pólo aquático. Em termos patrimoniais nem um nem outro fizeram nada.
É AMC melhor presidente que Júlio Mendes?
Também não.
Júlio Mendes ganhou uma taça de Portugal em futebol, outra em basquetebol, conta com vários apuramentos europeus no futebol e foi no seu mandato que começaram obras de requalificação do complexo desportivo bem como no estádio com a instalação da SAD em espaços reconvertidos para o efeito.
É AMC melhor presidente que Miguel Pinto Lisboa?
Aqui há algum equilibrio. Ambos tem titulos nacionais em pólo aquático, ambos contam com apuramentos para a Liga Conferência com vantagem de AMC que já conta dois enquanto MPL conta um, mas enquanto em termos patrimoniais AMC não fez até agora nada que se visse foi com MPL que começaram as obras do mini estádio e de remodelação do complexo desportivo que com o actual presidente pararam.
Resta a comparação com António Pimenta Machado.
É AMC melhor presidente que António Pimenta Machado?
Não discuto gostos, critérios, apreciações, motivações para o que alguns dizem e escrevem sobre um mandato de três anos comparado com um de vinte e quatro.
Mas comparar o mandato de AMC com os mandatos de António Pimenta Machado é como comparar o rendimento de Adrien Butzke com o de Paulinho Cascavel.
Embora admita que haja os que prefiram Butzke tenho ideia que Cascavel foi um bocadinho melhor.
Depois Falamos.

Nota: No site do Vitória, no espaço dedicado aos presidentes do clube, apresenta-se o curriculo e as principais conquistas desportivas no mandato de cada um deles. Lamentavelmente nada aparece nos espaços dedicados a Emílio Macedo e a Júlio Mendes sobre o titulo nacional de voleibol e as duas taças de Portugal de basquetebol. Não são conquistas menores!

Sem comentários:

Enviar um comentário