Páginas

sábado, agosto 24, 2024

Geografia

Este é o retrato da distribuição geográfica do futebol português em termos de competições que se podem considerar profissionais. 
A primeira liga concentrada nos distritos de Braga, Lisboa e Porto com a presença solitária de um clube de Aveiro e outro de Faro mais os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
A segunda liga é um pouco mais dispersa porque mantendo a concentração em Lisboa e Porto tem menos Braga mas acrescenta dois distritos do centro (Leiria e Viseu) e o distrito de Vila Real mantendo uma equipa da Madeira mas sem representação dos Açores.
A Liga 3 , disputada em duas séries com dez clubes em cada, mantendo a já habitual concentração nos dois maiores distritos tem uma representação diversa porque para lá de Braga com três clubes tem Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém , Açores mas não tem Algarve nem Madeira.
Finalmente o campeonato de Portugal disputado em quatro séries,por onde infelizmente anda o Vitória B, é naturalmente o campeonato com maior amplitude geográfica dado ser também aquele que integra mais clubes num total de 56.
E o único que está presente em todos os distritos do continente, nos Açores e na Madeira,
Merece bem o nome de Campeonato de Portugal.
É o retrato do nosso futebol que em alguns aspectos é bme parecido com o retrato do país.
Depois Falamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário