Contextualizemos.
Desde 2001 que Famalicão é um dos bastões autárquicos do PSD no distrito de Braga.
Nesse ano, e depois de décadas de liderança socialista, a Câmara foi ganha por uma coligação PSD/CDS liderada pelo arquitecto Armindo Costa dando sequência a um muito bem elaborado trabalho político iniciado em 1997.
Fez os três mandatos permitidos por lei e em 2013 foi substituido pelo seu vice presidente Paulo Cunha.
Que fez dois mandatos mas não quis ser candidato ao terceiro e a candidatura foi encabeçada pelo então vereador Mário Passos que é hoje o presidente.
Actualmente Paulo Cunha é presidente da distrital de Braga do PSD e um dos vice presidente de Luís Montenegro na comissão política nacional do partido.
No passado fim de semana realizaram-se eleições para a concelhia de Famalicão.
Mário Passos foi candidato a presidente da concelhia e Paulo Cunha a presidente da mesa do plenário concelhio.
E aqui surge o primeiro factor de estranheza.
Aparece outra lista candidata aos orgãos e concorrendo com a lista do presidente da câmara!
Convenhamos que não é frequente.
Mas a estranheza é ainda maior quando se sabe que essa lista é encabeçada pela vereadora Sofia Fernandes que assim disputa a liderança da concelhia ao presidente do municipio.
Admirados?
Vão ficar mais.
A lista da vereadora vence de forma arrasadora com 417 votos contra 275 derrotando a lista do presidente da câmara e do ex presidente da câmara e actual presidente da distrital e vice presidente do partido!
Estranhíssimo não é?
Apesar de tudo nem tanto, especialmente para quem conhecer bem a realidade de Famalicão, se constatarmos que a lista de Sofia Fernandes tinha como mandatário o eng. Fernando Costa (Mito) anterior presidente da concelhia e o verdadeiro detentor do poder no PSD de Famalicão desde 1997.
Seria muito tentador a partir daqui teorizar sobre o que se passou e essencialmente sobre o que se vai passar, em Famalicão no distrito e noutros âmbitos políticos nacionais e não só, mas não o farei.
Direi apenas que conheço bem a Sofia Fernandes e que a considero um excelente quadro político, uma pessoa de valores e com valor, perfeitamente à altura dos desafios que lhe forem postos no presente e no futuro.
Em suma uma bela história esta.
Depois Falamos.
Em tempo: A lista de Sofia Fernandes foi a primeira a ser apresentada o que tem a sua relevância como é óbvio.
https://www.noticiasdefamalicao.pt/sofia-fernandes-vence-mario-passos-e-paulo-cunha-e-conquista-psd-famalicao-com-vantagem-esmagadora/?fbclid=IwAR1OmWIVA5gBr73EyR3MNdM8RslxQSlKwfrXo-IqfHiH9QJL5C7IPwVRqKY
Sem comentários:
Enviar um comentário