Páginas

segunda-feira, outubro 30, 2023

Bola de Ouro

Messi não merecia.Não merecia esta Bola de Ouro e menos ainda a sua brilhantissima carreira merecia que a FIFA e France Football desvirtuassem completamente o sentido do prémio numa obsessão que apenas interesses comerciais explicam em lhe dar sucessivas Bolas de Ouro.
Porque das oito Messi mereceu, sem qualquer dúvida, cinco mas as três restantes foram benesses de quem atribui o prémio.
Porque com justiça teriam sido ganhas uma por Cristiano Ronaldo e outra por Lewandoski e a deste ano só podia ser ganha por Haaland face à extraordinária época que fez.
Messi ganhou o Mundial, é verdade, mas o troféu não é suposto premiar quem ganha mundiais mas sim quem faz a melhor época.
E Messi não integrou o onze do ano na Liga francesa, nem na Liga dos Campeões e nos Estados Unidos fez um percurso discreto com a sua equipa a classificar-se em décimo quarto lugar na MLS.
Lionel Messi ficará na História do futebol por ter sido um dos mais extraordinários jogadores de sempre mas não pelas Bolas de Ouro.
Porque tendo vencido justamente cinco, mas tendo-lhe sido dadas três, elas graças à FIFA e ao France Football correm o risco de serem mais cadastro que curriculo no seu brilhante palmarés.
De resto quando em 2017 a Bola de Ouro foi dada a Modric e não a Messi ou Ronaldo, e qualquer um deles a teria merecido amplamente, isso foi o seu canto de cisne.
A partir daí não é um prémio mas sim uma encomenda.
Paz à sua alma.
Depois Falamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário