Páginas

quinta-feira, setembro 28, 2023

Protocolo

Já em publicação de há anos atrás me referi a este "O Livro do Protocolo" , da autoria do Embaixador José Bouza Serrano (que foi chefe do protocolo de Estado), e que tão útil me foi em diversas circunstâncias da minha vida profissional.
Publicado em 2011 e com algumas reedições é um guia precioso para quem tiver de organizar os mais diversos tipos de cerimónias e eventos.
Explica (e ensina) como se organiza uma cerimónia, como e a quem se fazem os convites, com que antecedência devem ser enviados, qual a precedência na ocupação dos lugares, o que vestir consoante o tipo de evento, quem fala e quem fica calado, o tipo de discurso consoante a cerimónia, o tratamento a dispensar à comunicação social, as honrarias a conceder, os cumprimentos de mão, com beijos ou apenas um aceno de cabeça e muito mais.
Para lá das normas que regem o Protocolo de Estado em todas as suas vertentes do protocolo diplomático ao religioso passando pelo autárquico, pela presidência da república e muitos mais.
Em suma um livro de extrema utilidade para quem quiser organizar eventos sem cometer erros, cair na parolice e desconsiderar os convidados para os actos.
E nesta sociedade facilitadora e que cai no facilitismo com extrema frequência fazer as coisas bem feitas é uma marca distintiva de quem sabe o papel que lhe cabe desempenhar e vela por prestigiar as instituições que serve seja em que cargo ou posição for.
Depois Falamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário