A começar, e porque gosto de clareza, devo dizer duas coisas.
Uma é que considero Sérgio Conceição um grande treinador, provavelmente o melhor a trabalhar em Portugal na actualidade, cujos resultados falam por si e não são susceptíveis de desmentido.
A segunda é que Sérgio Conceição tem um sério problema de descontrolo emocional que o leva a tomar atitudes que não o dignificam, prejudicam a equipa e o clube, e embora agradem a alguns sectores da bancada não são toleráveis no futebol profissional nem servem nenhum tipo de Causa.
Admito que os sérios problemas internos do FCP exacerbem este estado emocional mas não o justificam nem desculpam.
Dito isto há que pôr algum gelo no assunto.
Porque à boleia das atitudes de Sérgio Conceição e cada vez que uma delas surge entram em campo duas "indústrias" bem definidas.
A dos memes (como o que ilustra este texto) que tem imensa piada e não é exclusiva de Sérgio Conceição porque faz humor com muitos outros protagonistas e a do farisaismo que abre a porta a tudo quanto é hipócrita, falso moralistas e serventuário de cartilhices de há muito conhecidas e com origens bem identificadas.
E a "indústria" do farisaismo tem como único objectivo destruir, incinerar, calcinar, arrasar o treinador e o cidadão Sérgio Conceição.
Provavelmente porque os "industriais" digerem e digeriram muito mal os sucessos do treinador.
E a prova maior desse farisaismo a metro é o facto de os mesmos que sempre que podem caem em cima de Sérgio Conceição com uma fúria implacável terem andado anos e anos calados quando Jorge Jesus ao serviço de Benfica e Sporting protagonizou dezenas de episódios iguais e mais graves que até incluiram agressões a agentes policiais que estavem no cumprimento do seu dever.
Mas aí os "industriais" do farisaísmo ficaram calados.
Como calados ficam, depois de arrasarem Sérgio Conceição por se ter recusado a sair do banco depois de expulso, quando se lhes lembra que Roger Schmidt fez exactamente o mesmo quando treinava o Bayer Leverkusen
Repito que as atitudes de Sérgio Conceição são completamente reprováveis e é bom que ele arranje forma de se controlar emocionalmente para não continuar a tomar atitudes que o prejuducam a ele , à equipa que treine em cada momento, ao clube que o tenha ao seu serviço e ao próprio futebol.
Não estou é para aturar hipócritas e falsos moralistas.
Sempre muito ladinos quanto aos "pecados" alheios mas calados que nem ratos quanto aos próprios.
Depois Falamos.
Caro Luis Cirilo,
ResponderEliminarUsa um argumento algo infantil e muito fácil de ser desmontado.
Quando Jorge Jesus ultrapassava os limites os andrades, rasgavam as vestes agora como é com o treinador deles assobiam para o lado e acham que é a "rassa pourto". Se uns falam agira e estacam calados antes agora os que falavam antes calam-se agora.
Não se pode desculpar o Conceição só porque Roger Schmidt também teve uma atitude semelhante, mas já que o faz, convém tambem escrever que Roger Schmidt pediu desculpa publicamente na conferencia de imprensa. Já o Conceição no dia seguinte já de cabeça fria mas com grande melão, nao só nãose desculpou como se escondeu atrás do Conceição pai.
Para finalizar Conceição tem 24 expulsões e Roger Schmidt tem 8.
Caro cards:
ResponderEliminarSe era táo fácil de desmontar o argumento não entendo porque não o conseguiu minimamente.
Porque o texto nao era sobre Conceição nem sobre Schmidt.
Era sobre os fariseus e hipócritas que perante atitudes semelhantes tem posturas diferentes consoante a cor do clube.
E você limitou-se a lainhar nesse coro desafinado.