Nem se fosse o Vitória a escolher os resultados a jornada número trinta do campeonato correria melhor na óptica dos interesses vitorianos.
Ao vencer na Madeira o Vitória cumpriu a sua obrigação, e se não tivesse feito a sua parte o resto não interessaria, e assistiu a uma invulgar conjugação de resultados do seu interesse.
Porque todos os seus concorrrentes a um lugar europeu perderam.
O Arouca em Vila do Conde, o Famalicão em Alvalade, o Vizela em casa com o Paços de Ferreira, o Boavista no Dragão e o Casa Pia em Chaves.
Ou seja o Vitória venceu em seis estádios.
É obra.
Agora a quatro escassas jornadas de terminar a Liga o que se pode antever?
Há um novo interessado na luta europeia, o Desportivo de Chaves, e os quinto e sextos lugares serão disputados entre Arouca, Vitória, Famalicão e Chaves embora Casa Pia e Vizela ainda possam ter qualquer coisa a dizer embora algo remotamente.
Em bom rigor creio que um dos dois lugares será para o Arouca.
Recebe Porto e Chaves e vai ao Estoril e a Portimão.
Quatro pontos de avanço para o Vitória, seis para o Famalicão e oito para o Chaves devem ser suficientes para garantir o quinto ou o sexto lugar sem problemas de maior.
O Vitória, que chegou a ter o quinto lugar quase garantido, é o principal concorrente do Arouca para esse posto mas a última jornada no "Dragão" complica as contas porque tem quatro ponto de atraso e o calendário ainda lhe reserva uma deslocação sempre complicada a Vila do Conde para lá de jogos caseiros com Vizela e Gil Vicente que só estarão ganhos depois de se ...ganharem.
O Famalicão, tal como Arouca e Vitória ainda tem de jogar com o Porto, receber o Chaves e deslocações a Vizela e a Vila do Conde que não se afiguram nada fáceis.
Quanto ao Chaves vai a Famalicão e Arouca , dois candidatos à Europa, e recebe o aflito Paços de Ferreira e o tranquilo Boavista.
Quanto a Casa Pia e Rio Ave não valerá a pena fazerem grandes contas porque os cinco pontos de atraso para o Vitória e nove para o Arouca, mais as dificuldades do calendário, colocam as suas hipóteses no plano do quase milagre.
Em suma creio que dentro da normalidade o Arouca e o Vitória são os dois grandes candidatos ao quinto e sexto lugar e apenas não os conseguirão se falharem onde não podem falhar.
Mas claro que um ,dois, três resultados imprevistos podem alterar muita coisa.
Vamos ter uma acesa disputa de lugares até ao fim.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário