

De uma página oficial de um clube espera-se comunicação institucional, respeito pelos adversários e postura exemplar e não reiterada canalhice insultuosa.
Hoje foi isto, "ontem" foi o que fizeram na apresentação de um jogador com comprimidos á mistura, mais atrás a vigarice no preço de bilhetes para um jogo em Braga que levou o Vitória a um corte de relações que um aperto de mão televisivo, sem mandato da assembleia geral vitoriana, não anula.
Entre outros exemplos possíveis.
Tenho pena que não seja possível Vitória e Braga entenderem-se para lá da normal rivalidade dos recintos de jogo.
Mas para quem nos insulta de forma institucional numa página oficial do clube só pode restar o mais absoluto desprezo.
E , é claro, a manutenção do corte de relações.
Porque o nosso nível é felizmente bem superior ao de quem autoriza canalhices destas e não queremos misturas com quem não sabe estar.
Nota: A foto em que aparece um jogador com a bandeira do seu país é uma imagem animada no twitter. Em que o jogador usa a bandeira como capa de toureiro. Se para bom entendedor meia palavra basta então uma imagem não deixa dúvidas.
A publicação fez dói-dói num dos maiores incendiários desta rivalidade? É um GIF do capitão da selecção de sub-21 de Espanha, com uma bandeira do seu país. Foi criado numa sessão fotográfica que o Braga fez com todos os seus jogadores internacionais.
ResponderEliminarO que realmente me fascina é que um sujeito que andou anos a fio a menosprezar o rival, a gabar-se de números em confrontos directos (alguns reais e outros imaginários), sempre no seu tom gabarolas e "gozão", mas quando a realidade lhe caiu em cima, quando já não se consegue agarrar a mais nada a não ser vitórias morais, fica magoado.
Renda-se, Cirilo, e aceite que não é nenhum exemplo de cordialidade, sempre incendiou até onde pôde o ambiente desta rivalidade. O seu único filtro foram os cargos políticos que foi ocupando e que o fizeram retrair-se nas farpas que quis mandar ao rival, mas sem nunca deixar de as mandar, apenas em tom ligeiramente menos "venenoso".
Andou anos a fio a gabar-se da (sua ilusão de) superioridade do Vitória, mas os últimos anos deram-lhe várias machadadas e tem que aceitar que o rival também as celebre. Nos últimos 10 anos já levou 5-0 em casa, já levou 4-0 em Braga com um golo de um jogador natural de Guimarães (Custódio), já levou várias vezes 3-0 (perdi a conta), já perdeu várias vezes o derby em casa, já perdeu um derby aos 98 minutos quando a sua bancada celebrava efusivamente o empate, só lhe faltava perder um derby que vencia por 0-2 aos 80 minutos. Acha que o rival não pode encarnar a sua pele de há 10 anos atrás, depois disto?
Permita-me apenas lamentar que um derby destes, uma rivalidade que extravasa o futebol, passe praticamente ao lado do país, temos uma comunicação social vergonhosamente centralista.
Caro Anónimo:
ResponderEliminarApenas lhe respondo por duas razões. A primeira para lhe dizer que percebo bem o comentário anónimo. Ninguém gosta de exibir tanta palermice com nome próprio. A segunda para me regozijar com o saber tanta coisa na ponta da lingua sobre a ultima dúzia de anos de confrontos entre ambos os clubes. Ignora, o que condiz com o resto, que há mais história para lá disso. E confirma o inultrapassável complexo de inferioridade de muitos braguistas perante o Vitória. Ganham jogos, classificam-se acima, ganharam mais troféus até agora mas a inveja não passa. Lá no fundo bem sabem o quanto gostavam de ser como nós. Em relação às considerações a meu respeito náo lhe vou responder. Não tenho por hábito falar acerca de mim e muito menos com anónimos. Mas para não discordar em tudo devo dizer que estou de acordo com o último parágrafo do seu comentário. E já referi isso no programa "4 à Grande". A RTP devia ter transmitido este jogo e não os dos estarolas do costume. Nota final para lhe recomendar a leitura do twitter oficial do S.C, Braga. Que confirma plenamente o carácter provocatório que referi no meu texto.
Desrespeito para com o rival e desrespeito pelo próprio jogador.
ResponderEliminarNão é só o complexo de inferioridade, é mesmo falta de nível.
Também por aqui se compreende como uma cidade belíssima como Braga, na sua essência gente educada e de nível não se reveja num clube tão rasca. Podem ganhar este mundo e o outro, há coisas que nem os bons resultados conseguem mudar.
Podem-nos ganhgar sempre, no final o Vitória ganha sempre
Caro Anónimo:
ResponderEliminarAí está uma tese que não custa subscrever.
De facto Braga cidade é bem melhor que Braga clube.