Páginas

sábado, janeiro 02, 2021

Rivalidades

Foto: Bola de Cautchu

Costuma dizer-se, e é bem verdade , que as rivalidades entre clubes são o sal e a pimenta do futebol pese embora quando as doses são excessivas essas rivalidades acabem por degenerar em fenómenos sem os os quais o futebol e as sociedades passavam muito bem.
Dentro das rivalidades há-as de três géneros pelo menos.
Aquelas que se processam entre clubes da mesma comunidade/cidade , aquelas que existem entre clubes da mesma região mas de comunidades diferentes e as que existem entre clubes de comunidades/regiões afastadas e que representam muitas vezes a dicotomia, política e eonómica social entre elas.
Olhando o caso português podemos apontar como exemplo do primeiro caso a rivalidade entre Benfica e Sporting, do segundo entre Vitória e Braga e da terceiro as rivalidades de Porto com Benfica e Sporting.
Deixando de lado o futebol português, sobre o qual cada vez apetece escrever menos com excepção de Vitória e selecção nacional,  e olhando a pátria do futebol é evidente que também em Inglaterra existem grandes rivalidades de que poderemos citar as existentes entre Liverpool e Manchester United, Newcastle e Sunderland ou entre as várias equipas de Londes com especial enfoque nas que opõe Tottenham , Arsenal e Chelsea.
Mas a que a fotografia documenta é outra.
Nottingham Forest e Notts County são dois clubes da cidade de Nottingham.
Que protagonizam um dos exemplos de rivalidade entre clubes da mesma cidade com a curiosidade de os seus estádios se situarem a poucas centenas de metros um do outro separados apenas pelo rio Trent que banha a cidade de Nottingham.
Rivalidade essa que não tem expressão nos relvados, pelo menos em termos de primeiras equipas, porque há muitos anos que os dois clubes não disputam os mesmos campeonatos.
O Notts County, o mais antigo clube profissional do mundo fundado em 1862, que foi um dos doze fundadores da Liga inglesa está agora no quinto escalão e já não disputa a primeira liga desde 1982 remontando a 1894 a sua única vitória na Taça de Inglaterra.
Joga no seu estádio de Meadow Lane que aparece em segundo plano na fotografia.
O Nottingham Forest, fundado em 1865, tem um palmarés e um percurso no futebol inquestionavelmente mais rico que o seu vizinho e rival.
Venceu um campeonato da primeira liga, duas taças de Inglaterra, quatro taças da liga inglesa entre outros título de menor relevo mas as suas maiores conquistas foram duas taças dos campeões europeus e uma supertaça europeia no final dos anos setenta do século passado.
Actualmente joga no segundo escalão  (Championship) e tem no plantel três futebolistas portugueses.
Tobias Figueiredo, Iuri Ribeiro e nosso bem conhecido Cafu.
O seu estádio, City Ground, aparece em primeiro plano na fotografia.
Mas nem o jogarem em escalões muito diferentes, nem o serem clubes de dimensões incomparáveis face a um passado já remoto em que se equivaliam, retira às suas massas adeptas o sabor de uma rivalidade mais que centenária que a proximidade dos estádios apenas aumenta e dá um sabor especial.
Depois Falamos

Sem comentários:

Enviar um comentário