Páginas

quinta-feira, setembro 15, 2016

Em Falso

Não se pode considerar que as equipas portuguesas tenham começado da melhor forma a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Dois empates caseiros e uma derrota forasteira são um pecúlio pobre , pese embora a derrota ter sido em cada do campeão europeu e em condições a que me referirei mais adiante,que não colocando em risco o apuramento vai obrigá-las (especialmente FCP e SLB) a correrem atrás do prejuízo.
Por partes:
O Benfica , desfalcado por lesão de Jonas, Jimenez, Mitroglou e Rafa e por impedimento regulamentar de Carlos Xistra, Bruno Paixão, João Capela e afins que tanto jeito lhe dão nas competições internas para ultrapassarem dificuldades postas pelos adversários, não conseguiu mais que um empata face a um Besiktas que em condições normais (bastariam os lesionados...) estaria ao seu alcance.
Ainda assim acredito que o o clube de Lisboa, a par do Nápoles, será apurado num dos dois primeiros lugares do grupo.
No "Dragão", o Porto sem lesionados e também sem "ajudantes" que frequentam alguns dos seus jogos a nível interno, fez um mau resultado perante o Copenhaga e agora terá de procurar fora aquilo que perdeu em casa.
Sem mais distracções, e mesmo considerando a evidente crise estrutural que por lá se vive, o Porto tal como o Benfica deverá apurar-se para a fase seguinte sem dificuldades de maior porque é claramente, a par do Leicester, uma das duas melhores equipas do seu grupo.
Resta o Sporting.
Que perdeu em casa do campeão europeu em título Real Madrid, uma equipa incomparavelmente melhor que Besiktas e Copenhaga, mas fazendo uma bela exibição e quase conseguindo vencer porque os espanhóis apenas conseguiram empatar a um minuto do fim e fizeram o golo do triunfo no ultimo minuto do tempo de compensação.
O Sporting deixou uma excelente imagem em Madrid, mostrou a ambição europeia que noutros anos lhe faltou e provou que Jorge Jesus é de facto um excelente treinador que meteu Zidane num bolso pequeno.
Pode ser especulativo, admito, mas creio que com Slimani e João Mário os leões teriam regressado do Santiago Bernabéu com os três pontos.
Ainda assim há que considerar que face ao poderio de Real Madrid e Borussia Dortmund dificilmente o clube de Alvalade pode aspirar a um dos dois primeiros lugares do seu grupo.
Mas as contas fazem-se no fim.
Depois Falamos

P.S. No jogo que mais me interessava o Barcelona esmagou o Celtic por um robusto 7-0 eivado de golos espectaculares. Por Camp Nou passa uma forte candidatura ao título europeu desta época.

4 comentários:

  1. Caro Cirilo,

    Julgo que tanto os lampiões como os corruptos não têm razões de queixa dos árbitros que lhes calharam em rifa.

    Em lisboa ficou um penalti evidente por assinalar a favor da equipa turca.

    No porto, em que a equipa da casa, mais uma vez, jogou em superioridade numérica, a expulsão do jogador dinamarquês resulta de uma grosseira simulação. A decisão do árbitro foi absurda.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Caro JRV:
    As arbitragens deram para eles não perderem.
    Mas não deram para ganharem como acontece tantas vezes na Liga

    ResponderEliminar
  3. benfica e porto igualaram.se aos adversários também na vulgaridade !
    O Sporting estav a dar um recital até que o,mais uma vez o Jesus inventou errando nas substituições que fizeram a equipa perder acutilância no ataque,e também perder o meio-campo !
    Aquela "refra" de que os menos favoritos não devem sentir tanto a pressão,e jogar mais à vontade,foi cumprida aí a uns...75%.
    Em Braga,uma das equipas poupou-se nitidamente para o próximo jogo do campeonato,e a outra parecia estar a jogar em casa,tal o à vontade,e o dominio que exerceu do 1º ao último minuto de descontos ! Podem considerar-se derrotados por terem empatado !

    ResponderEliminar
  4. Caro De Guimarães:
    De facto o nosso campeonato está nivelado por baixo.
    E não é só na qualidade do futebol

    ResponderEliminar