Páginas

terça-feira, julho 07, 2015

Números Preocupantes

A actualização dos seus associados, que o Vitória por imposição estatutária leva a cabo de cinco em cinco anos, revela na recentemente feita números absolutamente preocupantes.
Entre 2010 e 2015 o clube perdeu 11.000 associados, ou seja, um terço do seu universo associativo.
Há razões que explicam isso.
A crise financeira dos últimos anos que transformou, para muitos, o pagamento de cotas numa prioridade distante face a outras mais urgentes.
A emigração que levou muitos vitorianos, especialmente jovens, a saírem do país.
Os dias de jogos, com especial incidência nas segundas feiras, que impedem que muitos possam estar no estádio a apoiar a equipa.
Alguma falta de resultados desportivos e de luta por metas mais ambiciosas que desanimaram alguns associados menos firmes nas suas convicções vitorianas.
A praga das "borlas" que dispensou muita gente de pagar cotas face à garantia do convitezinho.
E chegou-se a esta situação de o clube ter apenas (sem aspas) 18.600 associados na actualidade.
Sendo certo que um número razoável deles não terá as cotas em dia o que torna a situação ainda mais preocupante.
Há que reagir a esta brutal baixa de números associativos.
Penso que podem ser feitas meia dúzia de coisas nesse sentido.
1) Uma campanha de filiação de novos associados em condições atractivas. Nomeadamente premiando quem propuser novos sócios.
2) Implementar um regulamento que permita, em condições a definir, a recuperação de muitos dos 11.000 agora excluídos.
3) Apostar decididamente em pacotes família para incentivar que as famílias vão ao futebol.
4) Modernizar o pagamento de cotas via multibanco tornando numa operação simples o que agora é burocrático e pouco atractivo. Se um sócio chegar a uma caixa multibanco digitar entidade, referência e montante a pagar (como em tantos outros pagamentos que se fazem)e ficar com a cota regularizada estou certo que isso contribuirá para que os sócios vão mantendo a ligação ao clube actualizada.
5) Acabar com as ofertas de bilhetes por tudo e por nada, em quase todos os jogos, fazendo que quem paga cotas e lugar anual se sinta completamente prejudicado em relação aqueles que apenas vão ao futebol com base nessas ofertas.
6) Acabar, de uma vez por todas, com a pouca vergonha que é a distribuição de centenas de convites por jogo que apenas serve para permitir a entrada gratuita dos amigos de quem tem esses convites para distribuir sem sequer se cuidar de saber se os "penetras" são ao menos adeptos do Vitória.
Essa politica de convites para os amigos, que tem anos e anos,apenas serve para prejudicar os interesses do Vitória e por isso é mais que tempo de acabar com ela de uma vez por todas.
Certo é que é preciso reagir a esta drástica baixa de associados.
Desvalorizá-la ou pensar que ela se resolve por si própria terá certamente dramáticas consequências no futuro do clube.
Há que agir.
Depois Falamos.

16 comentários:

  1. Boa tarde

    Ora aqui está um tema(problema), que nos deve merecer a todos, mas mesmo a todos Vitorianos a máxima atenção e que cada um de nós se empenhe com todas as armas que possuir para a sua resolução.
    O Snr. Cirilo mencionou algumas das razões desta queda e destas saliento a saida dos jovens para o estrangeiro que se contarão por milhares.Mas o que eu penso que contará mais é a falta de mensagem mobilizadora de dentro para fora, o desporto é gerido por paixões e se não houver da parte de quem comanda discurso capaz de mobilizar, as pessoas caem na rotina e deixam de participar.O presidente tem que falar para os sócios,tem de haver ambição,lutar por coisas,metas a atingir.A nossa gente quando chamada a participar não regateia esforços, é só saber despertar esses sentimentos.
    Agora que uma campanha URGENTE E IMEDIATA é necessária não restam duvidas e por favor façam-na de forma a que todos participem e não se limitem a fazer menção no sítio do clube.

    Cumprimentos
    J.M.

    ResponderEliminar
  2. 7) Se me permite, uma importantíssima, a criação de uma quota estudante, é incomportável um estudante com 18 anos pagar 13 euros/mês, sabendo que muitos nessa idade entram na universidade, e entre pagar uma coisa e outra, obviamente que escolhem a sua formação, porque a maior parte não consegue pagar as duas. A mesma coisa que digo dos estudantes, digo dos reformados ou desempregados. Penso que são pequenos grandes pormenores que faltam no Vitória.

    Quanto ao resto, perfeitamente de acordo consigo, princiapalmente quanto ao ponto 1), 3),4), e claramente, o assunto borlas. É urgente apostar em medidas sérias, porque sendo realistas, há muito tempo que este assunto parece abandonado.

    ResponderEliminar
  3. São números preocupantes, concordo, mas o período 2010-2015, abrange várias presidências, não sendo possível avaliar o ritmo de perda de associados. Infelizmente, só por ocasião da actualização é que a perda de associados é um problema.
    Haverá uma multiplicidade de factores que explicam esta enorme perda (razões pessoais, económicas, profissionais, falecimentos, falta de identificação com o clube, etc). Para este universo de ex-sócios, porventura deveriam ser incentivados os actuais cobradores a diligenciarem no sentido de recuperar o maior numero possivel.
    Mais que diagnósticos, mais que dizer e apregoar "Juntos vamos fazer história", deixo aqui algumas notas e propostas:
    - 7.500 associados adicionais representam ao final de 1 ano uma receita bruta acrescida superior a um milhão de euros.
    - Tenho 25 anos de associado. Nunca recebi uma carta do Vitória em minha casa. Fosse para me dar os parabéns por ocasião do meu aniversário, fosse para me apresentar vantagens comerciais pelo facto de ser associado do VSC, fosse para me convidar a renovar o lugar anual, fosse para me desafiar a arranjar novos associados para o clube. Todos gostamos de sentir gratidão.
    Em gestão estratégica usamos uma matriz: Criar, Aumentar, Reduzir, Eliminar. Esta matriz poderá ser útil para inverter a tendência de perda de associados:
    Criar: uma verdadeira campanha de marketing para angariação de novos associados. Criativa, dinâmica mas eficiente, com agilidade de processo, nos locais onde faça sentido captar novos sócios, e premiando quem angaria novos associados.
    Aumentar: a fidelização dos actuais e novos associados. Uma nova estratégia comunicacional, seja com o universo vitoriano, com a comunicação social ou com a estrutura directiva do futebol em Portugal. A disponibilização de vantagens comerciais intrínsecas à filiação no VSC. Negociar em nome dos sócios a aquisição de bilhetes nos jogos fora. Reivindicar junto da Sport TV dias e horários de jogo mais apropriados.
    Reduzir: burocracia e inépcia; O sistema de cobrança de quotas é anacrónico e vetusto. Entrar no estádio é um problema. Não adianta dizerem às pessoas para irem mais cedo. Cada um vai à hora que pode. Revistar as pessoas não pode ser feito junto às portas de acesso às bancadas.
    Eliminar: acabem lá com as borlas e os convites.

    DF

    ResponderEliminar
  4. Off- topic

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=558891

    Será a sua oportunidade de comandar os destinos do nosso Vitória?!

    ResponderEliminar
  5. o ponto 4), pagar quotas por multibanco já é possível. A única desvantagem é que tem um acréscimo de 1€ para receber os dados de pagamento (via correio).

    ResponderEliminar
  6. eu ex sócio do vitoria nº 11008 em 2011 fiquei desempregado mandei um mail ao vitoria a dizer que que estava desempregado e que era eu que pagava as cotas do meu filho e do meu neto
    se avia algum desconto para desempregados nunca obtive resposta visto que a reformados a receber reformas maiores que o fundo de desemprego deixei de ser sócio com muita pena mas se quiser ir ver jogos também consigo convites mas não quero

    ResponderEliminar
  7. Isso é um problema do Vitória Sport Clube, não é um problema do que é importante, o Vitoria Sport Clube,SAD...por isso o Baixinho que manda na SAD não se vai chatear com isto...aliás o ideal é haver cada vez menos...

    ResponderEliminar
  8. Caro Cirilo,

    Fica mais uma proposta, que me parece interessante, de Paulo Rebelo no fórum Vitoriasempre:
    [...]Por último e peço desculpa por me estar a alongar demais mas para mim é o mais importante é fazer com que os "arredores" do concelho sintam o clube tbm como seu! Temos no estádio ou pelo menos tínhamos o patrocínio da arriva, temos os serviços do TUG, temos que tentar chegar a acordo com essas 2 redes de transportes para haverem sitios de concentração em todas as freguesias do concelho que saiam directos para o estádio 1h/2h antes em que o destino no autocarro é VSC vs XXX. E que regressem 1h/45min após o apito final em que quem tiver o cartão de sócio do clube pague 1euro ou até seja gratuito em troca de publicidade no estádio! E em que o vitória a meio da semana publique no seu site os sitios de saída dos autocarros e os horários de todos os autocarros, fazer de cada jogo uma mega deslocação uma peregrinação[...]

    ResponderEliminar
  9. Caro J.M.
    Concordo com o seu comentário.
    Também falta um discurso mobilizador que galvanize os adeptos. Embora o melhor "discurso" seja uma boa equipa a lutar pelos quatro primeiros lugares.
    Caro Anónimo:
    Também me parece que será importante encontrar soluções para determinadas faixas etárias. Os estudantes devem ser uma das prioridades para isso. Para isso e para captar novos adeptos nos alunos da U.M. Quanto aos reformados os associado com mais de 60 anos já pagam menos.
    Caro Daniel Freitas:
    Não posso estar mais de acordo com o seu comentário e as suas sugestões. Há coisas tão fáceis de fazer que a unica admiração é porque razão ainda não foram feitas. Quanto á sport-tv é uma questão mais complicada mas não impossível. Aliás acho que a própria Liga devia ser parte interveniente na calendarização das transmissões de molde a defender a presença de público nos estádios. Por exemplo um Nacional-Estoril numa segunda feira à noite terá mais ou menos os mesmos espectadores do mesmo jogo num domingo á tarde. Mas já um Vitória-Estoril é muito diferente. O grande problema é que o negócio da sport-tv é ter gente em frente á televisão e não nos estádios. E daí a calendarização de muitos jogos.
    Caro Anonimo:
    Luís Duque vai continuar na LPFP.
    Caro Druyda:
    Já existe mas é burocrático,lento e caro.
    Se o clube disponibilizasse na área do site reservada aos sócios as referências de pagamento era muito mais simples. Cada sócio entrava com a sua password(como já acontece) e tinha lá as suas referências para pagar. Simples e fácil. Não percebo é porque não está implementada.
    Caro Anónimo:
    Infelizmente não é caso único.
    Creio que nessa área (dos desempregados) já há algumas coisas a serem feitas desde 2012. Não sei é qual o ponto de situação actual.
    Caro Anónimo:
    Sem clube não há SAD. E embora admita que para alguns o que interessa é a SAD todos sabem que o clube tem de sobreviver. E ter muitos associados é uma boa ajuda à sobrevivência.


    ResponderEliminar
  10. Caro Pedro:
    Sem duvida uma excelente sugestão.
    Bem fará a direcção do clube/SAD se estiver atenta ás sugestões dos associados

    ResponderEliminar
  11. Eu de minha parte ja estou a tentar criar um grupo de vitorianos das zonas de Ronfe,Joane,Airão ,Oliveira Santa Maria etc ,para cativar novos sócios e tambem para deslocações nos jogos fora ,a ver vamos se da para ajudar....

    ResponderEliminar
  12. O Vitória tem seguramente 5.000 sócios ferrenhos, daqueles que amam verdadeiramente o CLUBE,ora se esses 5000 sócios tentarem trazer para o clube 2 novos sócios temos 10.000 novos sócios. Mãos à obra, eu farei a minha parte.

    Cumprimentos
    J.M.

    ResponderEliminar
  13. Caro lobo:
    É uma excelente iniciativa.
    Esperemos que tenha o maior sucesso e que seja replicada noutras áreas do concelho.
    É uma excelente forma de ajudar o Vitória

    ResponderEliminar
  14. Caro J.M:
    É uma boa iniciativa.
    E se todos ajudarem o Vitória pode perfeitamente voltar a ter 30.000 sócios.

    ResponderEliminar
  15. António Novais4:43 da tarde

    Sou sócio do VSC 966 e o meu ponto de vista é este; o futebol tem perdido muitos adeptos porque não há verdade desportiva, e então a lei da liga de não deixar entrar guarda chuvas para dentro do estádio em dias de chuva é mais um motivo para se ver os jogos na sport tv, porque os dirigentes da Liga, da Federação e dos clubes tem a sua garagem e o seu camarote, o sócio pagante deixa o carro a 500M ou mais, e chega ao estádio todo encharcado. Tudo isto faz com que o futebol não só em Guimarães como em todo o país perca adeptos.

    ResponderEliminar
  16. Caro António Novais:
    Quanto à verdade desportiva estamos de acordo. Não há nem me parece que venha a haver tão cedo.
    Quanto aos guarda chuvas a questão, no nosso estádio, pode ser ultrapassada porque junto das entradas há bengaleiros onde eles podem ser guardados durante os jogos. Não é muito cómodo, é verdade, mas face aos actuais regulamentos é o que se pode fazer

    ResponderEliminar