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sábado, maio 23, 2015

O Rally

Há coisas em que sou, definitivamente, um saudosista.
E o rally de Portugal, que esta semana traz uma extraordinária animação ao norte do país, é uma dessas áreas em que o saudosismo triunfa por esmagamento sobre o presente.
Não sou contra o rally, como é evidente, ao contrário de algumas vozes excessivamente ecológicas que contra ele esgrimem com argumentos que não me parecem ser suficientemente fortes para por em causa um evento que tem um retorno económico extraordinário para o país.
Para além da promoção da imagem de Portugal no mundo!
O meu problema são os "carritos" que agora se vêem a competir.
Sou de outro tempo.
Dos Audi Quattro (como o da imagem tripulado por um dos melhores pilotos de sempre o alemão Walter Rorhl), dos Ford Rs200, dos Lancia Rally 037, dos Mercedes SL500, dos Lancia Stratos, dos Renault 5 Gt Turbo, dos Lancia Delta Integrale, dos Peugeot 205, dos Toyota Celica e de outras "máquinas" desse tempo.
Os saudosos carros do chamado Grupo B.
Com potência de Fórmula 1 e a competirem entre pinheiros e precipícios!
Tripulados por génios do volante como o referido Walter Rorhl, Ari Vatanen, Hannu Mikkola, Markku Allen, Stig Blomqvist, Michele Mouton, Massimo Biasion, Bernard Darniche,Attilio Bettega,Henri Toivonen, Juha Kankkunen entre outros.
E por isso hoje não dou um passo para ver uma classificativa.
Ao contrário dos gloriosos anos 70 e 80 em que vi muitas.
As de Fafe, Ponte de Lima, S.Pedro de Moel, Martinchel, Penha ( é verdade,o Rally de Portugal chegou a ter uma classificativa na Penha) entre outras.
Bons tempos.
Depois Falamos

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