Foi um derbi digno desse nome.
Intenso, disputado, com resultado incerto até ao fim e bem jogado especialmente na primeira parte que teve momentos de excelente futebol.
Teve também as suas polémicas mas disso falaremos mais adiante.
Há 15 dias em Guimarães , para a Taça, ganhara o Braga mas jogara bem melhor o Vitória e o resultado foi completamente injusto como reconheceu quase toda a gente com excepção daqueles que como o treinador do Braga tem notórias deficiências a vários níveis.
Hoje o jogo foi bem mais equilibrado.
Mas mesmo assim a haver um vencedor teria de ser o Vitória porque foi a equipa que mais oportunidades flagrantes construiu durante os 90 minutos.
Nomeadamente um remate à trave de Bernard, um remate de Hernâni salvo em cima da linha por um defesa e um remate de Alex defendido in extremis pelo guarda redes bracarense.
Na outra baliza apenas uma espantosa defesa de Assis a remate de Rafa e um livre no primeiro minuto que o mesmo Assis sacudiu para canto.
Por isso considero que a haver um vencedor só podia ser o Vitória mas o resultado acaba por ser justo porque em boa verdade o equilíbrio foi a nota dominante num bom jogo de futebol.
Quanto á arbitragem é preciso separar as duas partes do jogo.
Na primeira um excelente trabalho de Carlos Xistra sem qualquer reparo a fazer.
Na segunda parte já não.
Parece que o intervalo lhe fez mal (não sei se lhe meteram fotografias por baixo da porta...) e voltou para uma segunda parte "caseirinha" em que teve várias decisões erradas sempre a favorecerem o Braga e a prejudicarem o Vitória não só neste jogo como para a próxima jornada.
Nada a opor ás expulsões por segundo amarelo de Hernâni (foi ingénuo ao levantar-se e "crescer" para o adversário) e de Bruno Gaspar mas muitas queixas na dualidade de critérios com que mostrou outros amarelos.
Nomeadamente a André ,que à primeira falta foi amarelado enquanto esse critério não foi seguido com jogadores do Braga, mas essencialmente com a tremenda injustiça dos amarelos a Traoré (não fez qualquer falta) e a Tomané (que sofreu falta e ainda foi punido) em dois lances em que inventou um livre perigoso contra o Vitória e perdoou idêntico castigo ao Braga em sítio bem perigoso.
Se a isso somarmos um livre perigoso perdoado ao Braga por falta sobre Bernard e um fora de jogo inexistente a Hernâni num lance em que se podia isolar percebe-se bem que houve uma amostra de "Xistrema" felizmente insuficiente para influenciar o resultado.
Não foi o resultado que o Vitória queria e merecia mas creio que a equipa e Rui Vitória estão de parabéns por mais uma boa exibição e um resultado que considero como bem positivo.
E aguardo com muita expectativa a próxima jornada.
Podemos voltar ao segundo lugar ou ficarmos a um ponto de Porto e Benfica dependendo do resultado entre eles.
Mas para isso temos de ganhar ao Rio Ave.
O que com maior ou menor dificuldade acontecerá estou certo.
Depois Falamos.
P.S. Se no relvado fomos superiores nas bancadas os adeptos vitorianos foram muitíssimo superiores na forma como apoiaram a equipa.
P.S. Se no relvado fomos superiores nas bancadas os adeptos vitorianos foram muitíssimo superiores na forma como apoiaram a equipa.
Mais 3 que vão encostar.
ResponderEliminarMas como diria o velho Quinito...
Sr. Luís Cirilo, costumo ler o seu Blog com bastante regularidade e com interesse, principalmente no que ao nosso Vitória diz respeito.
ResponderEliminarRelativamente ao derby, tenho a dizer que o treinador dos “arcebispos” é um autentico incendiário. Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, tentou e consegui condicionar o árbitro na análise dos lances e consequente amostragem dos cartões aos jogadores da sua equipa, dizendo: «O Vitória de Guimarães é a equipa que provoca mais amarelos ao adversário. Que eu saiba, o futebol é um jogo de contacto. Espero que o árbitro esteja atento».
Por várias vezes o sr. Xistra “esqueceu-se” de marcar as faltas e em alguns casos, a amostragem do respetivo cartão aos pupilos do Sérgio Conceição. A dualidade de critérios foi nítida e para além das duas destacadas por si (André André e Tómané), o cartão ao Bruno Gaspar também é injusto, porque o jogador Vitoriano vai correndo na frente do Rafa, há ali um jogo de braços (recíproco), em que o jogador do Braga ao ver que não tinha qualquer hipótese de conquistar a posição, simplesmente se atira para o chão (cá está o tal jogo de contacto)!
Relativamente às palavras premonitórias do Sérgio Conceição quanto à posição da sua equipa no final do campeonato… Penso que está na profissão errada!
E mais não digo, porque para incendiário, já basta ele!
Boa continuação, Sr. Cirilo.
Eu gostei muito do jogo de ontem, apesar de termos perdido, teoricamente, a oportunidade de virmos a ser Campeões.
ResponderEliminarVistas as coisas como deve ser, sem rodeios, o empate para cada lado é injusto. Porque o Braga merecia ter perdido por ter criado menos perigo de golo à boca da baliza do que o Vitória. Porque o Vitória merecia, pelo menos, os 3-0 no final da primeira parte.
A entrada de Tomané para o lugar do lesionado Alvez, na primeira parte, foi provavelmente o principal erro de Rui Vitória. Já agora, queria saber a opinião do Sr. Luís Cirilo sobre esta opção, pois parece-me que Tomané está cada vez mais arredado daquele lugar.
Quanto ao Sérgio Conceição há que dizer que é um treinador muito perigoso. Utiliza o insulto e o deboche como armas psicológicas recorrentes. Para ele, a agressividade deve ser estar 3 dias sem pinar como fazia no Porto. É chamar filha da puta a uma garrafa de água e enviar um Salvador para dentro do campo treinado para a fazer jogo sujo ao cair do pano. Felizmente, não valeu de nada porque foi expulso, arrastando a ingenuidade de Hernani. Este foi o grande erro do Sr. Xistra, gter ajuizado os dois comportamentos nos mesmos pratos da balança.
Se um dia este Sérgio Conceição chegar a treinador de um FCP e as claques estiverem em sintonia com aquilo que ele diz e pensa, vão ter sérios problemas de comportamento nas bancadas porque vai junta-se a pólvora ao rastilho.
Embora o meu lado racional diga que o Vitória perdeu ontem a flagrante oportunidade de ser Campeão, pese o facto de ter feito um excelente jogo, é possível ainda sonhar com o deslize dos dois primeiros nos próximos desafios que prometem ser bem complicados.
Cada vez mais estou a gostar desta equipa do Vitória como nenhuma outra que lhe antecedeu. Para mim, Sr. Luís Cirilo, é a melhor equipa mais barata que o Vitória teve em toda a sua história. Assim a jogar, Porto e Benfica não nos ganharão no Dragão e na Luz.
O próximo jogo com o Rio Ave não será fácil por causa das ausências de 4 jogadores fundamentais: Hernani, André André, Alvez e do grande Bruno Gaspar, que ontem foi o melhor em campo a par de Rafa. Provavelmente, o Bouba Saré estará em duvida porque me pareceu que saiu a mancar. Precisamos para Domingo um estádio cheio para dar força a quem joga e ultrapassar estas ausências importantes e amealhar mais 3 pontos.
Quim Rolhas
Como consequência deste jogo Rui Vitória fica de certeza sem poder contar com André, Hernâni e Bruno mas pode também ficar sem Bouba e Jonahtan, este ultimo cortesia do caceteiro mor do SCB o famoso Pedro "Tíbia" (Tíbia, Perónio, etc,etc).
ResponderEliminarMuitos acharão uma dor de cabeça ficar sem esses 5 jogadores para o jogo com o Rio Ave, eu acho que não.
A verdadeira dor de cabeça vai ser depois desse jogo pois como a história já nos demonstrou todos os que são chamados a substituir titulares, titulares se tornam!
Como poderá Rui Vitória colocar de novo na equipa Moreno ou até Defendi quando Josué e João Afonso se mostram tão eficazes? E mesmo Douglas? Entrará assim facilmente para o lugar de um cada vez mais seguro Assis?
Por isso as forças do mal podem expulsar e aleijar quem quiserem pois outros se levantarão com a mesma ou mais intensidade para o combate.
Esta equipa vale como um todo! É a marca de Rui Vitória!
Caro Luis Cirilo, esqueceu-se do lance do Rafa que rematou ou cruzou e a bola passou pela frente da linha de baliza. Quanto aos adeptos dos 11 autocarros contra 17 nossos no jogo da taça, apenas cantavam Braga é m.... e guimarães allez. Se isto é apoio, parabéns. Para a próxima não fique no sofá, vá para o meio deles, sei que se sentirá bem, porque o local é bem apropriado para um adepto da sua estirpe!Como diz o Sérgio Conceição, e você já sabe, no final o ScBraga fica sempre à frente!Parabéns por terem uma equipa com jogadores do CNS em 3* lugar!
ResponderEliminarSinceramente o empate não me satisfaz, gosto sempre de ganhar ao Braga. Mas acho que não vamos conseguir o 4/5 lugar, porque não vamos aguentar até ao final da liga esta classificação. Isso era no tempo do Pimenta, que tínhamos jogadores de categoria, estes a beira de um Ademir ou Cascavel ou Roldão, são muito fracos.
ResponderEliminarCirilo,
ResponderEliminarSabe dizer-me quantos adeptos do Vitória se deslocaram ao Municipal da Pedreira?
Obrigado.
Caro Anónimo:
ResponderEliminarSão três baixas (que podem ser quatro)importantes mas não jogam uns...jogam outros.
Caro King:
O treinador do Braga prossegue como treinador o percurso que já se conhecia como jogador. Conflituoso e malcriado q.b.
Tem você razão no seus comentários e no não valer a pena perder tempo com o sujeito.
Caro Quim Rolhas.
Objectivamente devo dizer que é um resultado adequado ao que se viu embora a existir um vencedor só pudesse ser o Vitória.
Creio que após a lesão de Álvez só podia ser Tomané a entrar porque pese embora estarmos de acordo quanto a ele ser bem mais útil noutra posição a verdade é que alternativa seria Caiado. E por isso RV fez o que tinha a fazer.
Quanto ao SC acho que nunca treinará nenhum clube acima do Braga incluindo obviamente o nosso. Aquele estilo decalcado de Jorge Jesus não tem cabimento num futebol cada vez mais exigente com a imagem. Quando for despedido do Braga, o que acontecerá durante esta época, vai ter dificuldade em arranjar trabalho acima da II liga ou, quando muito, dos que na 1ª liga jogam para não descer.
Domingo é um jogo crucial para nós. Não jogam uns ...jogam outros mas os adeptos tem de lá estar em peso. Porque qualquer resultado no "dragão" nos serve desde que façamos a nossa obrigação. Claro que um empate conjugado com o nosso triunfo nos coloca numa posição bem agradável.
Caro Francisco:
Para o próximo jogo temos a certeza de três ausências e o temos de mais uma ou duas. Penso que a preocupação de RV será colmatar as ausências forçadas e não andar a promover regressos que neste cenário significariam uma revolução quase total no onze inicial.
Penso que Assis, Josué e João Afonso continuarão a ser merecidamente titulares.
Caro Anónimo:
Percebo o anonimato do seu comentário. Há alturas de lucidez, presumo que raras, em que deve ter vergonha do que escreve. A esse estádio, pago por nós todos, não faço tenções de ir nunca.
Embora, e nisso é a única coisa que tem razão, me sinta muito bem no meio dos adeptos do Vitória dos quais faço parte desde que me conheço.
Quanto ao SC acho que nem a época acaba onde está. Porque o futebol praticado pelo Braga é pouco mais que miserável e bambúrrios de sorte como no jogo da Taça não vão acontecer sempre.
Quanto aos nossos jogadores são realmente muito bons. E são nossos!
Acho que mesmo com as dificuldades de compreensão que denota consegue perceber o que isso quer dizer.
Caro Anónimo:
Se acha os nossos jogadores fracos receio bem que não saiba do que está a falar.
Caro Anónimo:
Não sei a quantidade mas apreciei a qualidade. Foram os que mais se ouviram durante o jogo.
O Rio Ave seria difícil de qualquer maneira, pela maneira que joga, pelo treinador que tem, e pela excelente equipa que apresenta. Não é nenhum drama os que faltam:
ResponderEliminar- Bruno Gaspar ---» Nii Plange
- André André ---» Bruno Alves
- Bouba ---» Cafu
- Hernâni ---» Knezevic
Todos eles com sede de mostrar serviço e motivados até ao tutano.
2ª feira estamos em 2º lugar outra vez, e iremos à Luz discutir o 1º lugar, não tenho dúvidas. Se queremos ser campeões temos de ultrapassar os adversários, um de cada vez. Ninguém disse que ia ser fácil... mas assim é que dá gosto !
Foi um jogo devíamos ter ganho, mas enfim, o empate até pode ser um bom resultado. Pior mesmo, foram os cartões e os impedimentos para o jogo com o Rio Ave, onde aí sim, vamos ter que fazer das tripas coração, jogar para o resultado, temos mesmo de ganhar... sempre com a nossa identidade, mas o importante será mesmo a vitória.
ResponderEliminarMais uma vez a comunicação social continua a desprezar o Vitória, os resumos dos jogos só mostram a bola no posto do Bernard, "esquecendo-se" de todos os outros lances em que tivemos clara ocasião de golo. O outro a chamar papagaio ao Rui Vitória, é uma das anedotas do fim de semana, nem merece comentário, mas se ele bebesse um pouco da humildade do nosso "papagaio", só lhe ficava bem!
Miguel
Caro Anónimo:
ResponderEliminarEsperemos que Bouba possa jogar.
Quanto aos outros é evidente que fazem falta, caso contrário não seriam titulares, mas serão substituidos sem qualquer drama.
Há opções para todos os lugares.
Caro Miguel:
Vamos certamente continuar a fazer o nosso caminho. Indiferentes a esse papagaio e a outros papagaios nomeadamente televisivos. O jogo de domingo é essencial e os adeptos tem de garantir à equipa um enorme apoio de principio a fim.
O adversário tem valor e está muito bem treinado pelo Pedro Martins. Jogo bem difícil pela certa