Páginas

quarta-feira, outubro 08, 2014

Novos Tempos

Foto: Record
A convocatória de Fernando Santos para o particular com a França e o importantíssimo jogo com a Dinamarca mostrou bem a vantagem de ter um seleccionador experiente, não sujeito a "estados de alma" e com a maturidade necessária a interpretar correctamente as coisas.
É uma convocatória muito abrangente com 24 jogadores (agora 23 depois da "baixa" de Coentrão) e que revela bem a preocupação de FS em sarar feridas antigas e nalguns casos muito mal explicadas.
Chamou os "proscritos" Ricardo Carvalho e Danny que estavam incompatibilizados com o antecessor por razões conhecidas mas a quem nunca foi dada uma segunda oportunidade por Paulo Bento que confundia autoridade e liderança com autoritarismo e birras.
Reintegrou Tiago, ausente desde o mundial da África do Sul e que bem falta fez nestes anos, e fê lo com a mais absoluta das naturalidades.
Convocou os "esquecidos" de PB como Quaresma, Eliseu e Antunes cujas ausências do Mundial do Brasil foram uma das mais graves marcas da incapacidade de Paulo Bento para treinar uma selecção como a de Portugal.
Deu a primeira oportunidade a José Fonte (finalmente), Cédric , João Mário, Adrien (uma das grandes injustiças de PB)e Ivo Pinto naquilo que é uma renovação com qualidade.
E deixou sossegadinhos nos seus clubes alguns daqueles que PB "inventara" como jogadores de selecção quando nas suas equipas ás vezes nem do banco passam.
André Almeida, Ivan Cavaleiro, Josué, Licá e outros que tais.
Fez o que tinha de ser feito.
Sarou feridas, enterrou o passado e colocou os "contadores" a zero para todos os jogadores seleccionáveis.
Significa isto que concordo totalmente com a convocatória?
Quase.
Há um a mais (Éder) e um a menos (André André)porque no primeiro caso é insistir no que já se percebeu que não vale a pena e no segundo não contemplar um dos melhores médios portugueses da actualidade.
Mas reconheço que para o lugar de ponta de lança as alternativas são mais que escassas.
Bem feito o trabalho de casa vem agora o verdadeiro desafio.
Os jogos.
E essa será sempre a avaliação decisiva do trabalho do seleccionador.
Depois Falamos

6 comentários:

  1. Se o que diz M. Cajuda é verdade e eu acredito que sim, F. Santos tem amigos no BES, concorda com um tal empresário, (J.M.) e alinha com uma marca de equipamentos desportivos, (nike).
    Está tudo esclarecido do antes e depois.

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Silva:
    Aguardemos pelo trabalho dele para depois avaliarmos.
    QUanto a JM e à Nike esperemos que não existam as "proximidades" do passado

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5:19 p.m.

    Só quem não conhece Fernando Santos poderá fazer juizos de valor faleciosos, para já ele até não tem (nem nunca teve) empresário e depois rege a sua vida por uma conduta ética e moral que não está ao alcance de muitos.

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo:
    Por acaso também é essa a minha opinião acerca de Fernando Santos. E por isso defendi desde o primeiro momento a sua escolha para seleccionador.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro,
    Não consigo concordar com isso de "sarar feridas e enterrar o passado". O que R.Carvalho de Danny fizerem é indesculpável e não deviam voltar à Seleção. Ponto final. Mas infelizmente somos um povo de brandos costumes e temos tendência a perdoar e esquecer tudo rapidamente. Além do mais R.Carvalho com 36 anos, faz mesmo falta à Seleção ?? Não me parece !

    Tiago é um caso completamente diferente, em determinada altura da sua carreira, informou da s/indisponibilidade para a Seleção, e agora voltou a manifestar a sua disponibilidade.

    Quanto aos restantes selecionados existem casos muito justos de regressos (Eliseu e Antunes), mas também injustiças como Quaresma que no seu clube pouco ou nada joga. Acima de tudo penso que F.Santos tentou fazer uma convocatório para agradar a Gregos e a Troianos, e conseguiu.

    P.S. Acho uma certa piada à maioria dos comentadores e pseudo entendidos em futebol, que a seguir ao mundial pediam uma renovação da Seleção com sangue "novo", agora que foi renovada basicamente com os "velhinhos" toda a gente acha que está tudo bem.
    Como dizia o Pimenta . . . o que hoje é verdade, amanha é mentira.

    P.S.2. Quanto ao Edér, por muito que me custe, infelizmente não vejo alternativas (talvez o Orlando Sá), pelo que a sua convocatória é normal e totalmente aceitável.

    P.S.3 O nosso André, quando finalmente um Selecionador se dignou a vê-lo ao vivo, afundou-se completamente, com a restante equipa, na Madeira, pelo que a sua ausência é compreenssivel.

    ResponderEliminar
  6. Caro Luís Costa:
    O que sabemos dos casos Ricardo Carvalho/Danny é aquilo que a imprensa foi transmitindo. Provavelmente F.Santos terá mais informação. seja como for houve arrependimento e pedido de desculpas. Quanto á idade não me interessa para nada e muito menos na selecção. Porque a idade vê-se no campo e o plantel da selecção é feito jogo a jogo. Ricardo Carvalho tem estado em bom plano no Mónaco e a sua experiência(e qualidade) serão certamente muito úteis.
    Percebo os argumentos quanto ao Éder mas receio bem que seja perda de tempo. Quanto ao André André penso que vale mais a época que tem feito do que apenas um jogo em que tudo correu mal à equipa. Com o Boavista regressou ás boas exibições. Se o seleccionador se baseasse nos jogos dele que viu na televisão (e há jogadores,quase todos, que foram convocados com base nas visualizações televisivas)certamente teria sido convocado

    ResponderEliminar