De Espanha a Itália , passando por França, e com especial incidência em Portugal.
Onde semana após semana, com raras excepções, se vêem estádios com cada vez menos espectadores.
Do meu ponto de vista tal deve-se a 10 razões fundamentais que alinharei de seguida sem a mínima preocupação de as hierarquizar por ordem de importância.
- Qualidade (ou falta dela) do futebol que se pratica. Regra geral abaixo do exígivel para uma competição profissional. Incluindo as inaceitáveis perdas de tempo por tudo e por nada.
- Verdade(ou falta dela) desportiva em que ninguém acredita a não ser os directamente beneficiados pelos favores dos poderes ocultos no futebol. A discrepância de tratamento entres os chamados grandes e os outros é chocante.
- Excesso de televisão. Quase todos os jogos de campeonato são televisionados e torna-se tentador,especialmente no inverno, optar pelo sofá e ver vários jogos de enfiada.
- Preço dos bilhetes. Nalguns casos absurdamente caros para a qualidade do espectáculo e para as condições de conforto de muitos estádios. Um destes dias num jogo do Vitória B fora de casa (campeonato nacional de seniores) vendiam-se bilhetes a 8 euros!
- Constantes quezílias entre dirigentes dos principais clubes, sempre pelos mesmos motivos, que tiram credibilidade à "industria" futebol e cansam as pessoas de verem sempre as mesmas ladainhas.
- Horário dos jogos. Face ás transmissões televisivas praticam-se horários pouco convidativos e com o inconveniente de estarem sempre em alteração. É impossível planear a alguns dias de distância um fim de semana.
- Falta de condições de alguns estádios. Exceptuando os do euro 2004( e mais um ou outro como o Restelo) a maioria dos estádios são velhos, desconfortáveis e pouco convidativos a assistir a um jogo com condições mínimas.
- O futebol tem hoje má imagem. Pela falta de verdade desportiva, pelas negociatas quem torno dele se fazem, pela falta de Honra que lhe está associada, por ter dirigentes a nível internacional como Blatter ou Platini que só o descredibilizam.
- A violância nos estádios e acessos, especialmente nestes, continua a fazer parte do menu dos principais jogos da Liga. E isso afasta as familias do futebol.
- A televisão mete-nos pela casa dentro, várias vezes por semana, jogadores como Ronaldo, Messi, Ibrahimovic, Aguero, Bale e tantos outros de classe mundial. Quando se chega ao estádio os "nossos" não jogam como os da televisão. E isso desmotiva.
Algumas podem ser combatidas de forma relativamente rápida.
Outras demoram mais tempo e exigem reformas sérias nos estádios, nas competições, na LPFP.
E nas mentalidades.
Porventura a reforma mais difícil.
Depois Falamos
Concordo com tudo que diz. Mas faltou mencionar, a falta de aposta nos jogadores portugueses,e no nosso caso de jogadores feitos no Vitória e naturais de Guimarães, pois conheço muitos.....Ainda pago as minhas cotas mas confesso que não tenho ido ao estádio por ver fracos jogadores estrangeiros em detrimento dos vimaranenses
ResponderEliminarCaro José Sousa:
ResponderEliminarAcho que pode voltaqr tranquilamente ao estádio. Cada vez há mais jogadores na equipa A feitos no Vitória.
Ve-se mesmo que o socio josé sousa nao sabe do que fala. O vitoria tem jogado entre 6 e oito jogadores portugueses, sendo que quase sempre 4 ou 5 sao formados no Vitoria.
ResponderEliminarpena é que o povo nao saiba do que fala
Caro Anónimo:
ResponderEliminarDe facto o Vitória tem apostado em jogadores portugueses de forma crescente