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sábado, novembro 23, 2013

"Pepsifobia".

Imagem de capa da página de Facebook "Nunca mais vou beber Pepsi"

Devo dizer em abono da verdade que não gosto de Pepsi.
Nunca gostei.
Pelo sabor da bebida nada mais!
Nesse tipo de refrigerante sempre preferi a Coca Cola original (embora a com sabor a baunilha também seja do meu agrado) pelo que em termos de bebidas o assunto fica por aqui.
Vamos ao resto.
O duplo triunfo sobre a Suécia, em especial no segundo jogo pelas caracteristicas de que se revestiu, despertou no país um entusiasmo pela selecção como há muito não se via porque o apuramento para um mundial tão especial como é o do Brasil chegou a estar bem tremido.
A par desse entusiasmo aconteceu, e continua a acontecer, uma imensa "Ronaldomania" bem justificada pela importância do jogador no apuramento de Portugal.
A que estupidamente Blatter também ajudou bastante.
Bem como a para nós sempre agradável sensação de ver o país pobre ganhar ao país rico!
Fenómeno estranho, isso sim, foi a "Pepsifobia" que tomou conta dos portugueses mesmo de muitos que nem ligam ao futebol.
É verdade que o anúncio da Pepsi sueca é de mau gosto, imbecil, traduzindo a tal arrogância dos ricos face aos pobres.
Mas mesmo com o sadismo do boneco a representar Ronaldo e Portugal ser atropelado pelo comboio e ficar com a cabeça esmagada por uma lata da bebida era apenas um anúncio publicitário.
Estúpido mas anúncio.
Então o que terá desatado esta onda de indignação que leva a página de facebook acima referida a ter mais de 180.000 "Gosto" em três dias, que inundou as redes sociais de fotografias(com recurso a photoshop) engraçadissimas nalguns casos, que mobilizou o engenho e o espírito gozão de tantos portugueses em tão pouco tempo?
O futebol? Ronaldo? A selecção?
Penso que não.
Do meu ponto de vista a Pepsi, além da infelicidade do anúncio, teve o azar de aparecer aos olhos dos portugueses como mais alguém que nos quer esmagar (até no comboio e na lata a Pepsi teve azar) sem respeito nem consideração.
Fartos da "troika", fartos dos "mercados", fartos das agências de rating", fartos das multinacionais que nos exploram, fartos da Europa rica insensível aos problemas da Europa pobre, os portugueses viram neste anúncio da Pepsi a corporização de todos os males que nos afectam e das sobrancerias com que nos humilham.
Mas com uma diferença fundamental.
É que a estes (Pepsi e Suécia) Portugal venceu.
E toda esta raiva  que os portugueses descarregam sobre a Pepsi é, no fundo, um enorme manguito (à Zé Povinho) a todos os outros que ainda não conseguimos vencer.
É uma interpretação pessoal que faço desta "Pepsifobia".
Depois Falamos.

2 comentários:

  1. "Fartos da "troika", fartos dos "mercados", fartos das agências de rating", fartos das multinacionais que nos exploram,..."

    É verdade. Só faltou acrescentar farto deste governo e do anterior.

    Eu diria farto desta classe política com assento na A.R., que vai da esquerda à direita.


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  2. Caro Anónimo:
    Não me custa admitir que tem razão.
    E que de facto grande parte dos portugueses está farto dos seus politicos.
    É uma questão que devia preocupar transversalmente a classe politica ao invés de se envolverem em continuas picardias e questiunculas que apenas lhe diminuem a credibilidade

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