Deixei passar algumas horas antes de escrever estas linhas sobre o Bétis-Vitória que ,com enorme indignação, acompanhei via um canal de televisão creio que espanhol chamado SIC.
Mas a indignação televisiva fica para depois.
Para já a indignação do "costume".
Em que numa prova da UEFA do "querido" senhor Platini o Vitória Sport Clube (de Guimarães, Portugal) foi mais uma vez escandalosamente prejudicado por uma equipa de arbitragem cuja principal tarefa parece ter sido inclinar decisivamente o relvado para o lado da equipa do país do senhor Angel Villar o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol e simultâneamente presidente do comité de arbitragem da UEFA do senhor Platini.
Uma grande penalidade (e o cartão vermelho respectivo) sobre Malonga e o golo bético em fora de jogo foram os lances mais escandalosos mas muitos outros houve em que a diferença de critérios foi gritante.
Dos critérios disciplinares a lances de andebol que o árbitro e o fiscal de linha( num dos casos a dois passos) não sancionaram para não terem de mostrar segundo amarelo a um jogador espanhol.
S. Petersburgo, Basileia, Sevilha são etapas de um calvário vitoriano na UEFA que parece não ter fim.
Mas não foi só pelo árbitro que perdemos.
Perdemos igualmente por erros defensivos e ofensivos, das sucessivas perdas de bola no golo sofrido a duas oportunidades desperdiçadas de baliza aberta, dos quais a responsabilidade é unicamente da equipa e da sua falta de experiência em jogos deste nível.
E depois há realidades que não são passíveis de serem camufladas:
Kanu (21 anos)Paulo Oliveira (21) Abdoulaye (22) e Addy (23) serão provavelmente o quarteto defensivo mais jovem da Liga Europa.
E isso "paga-se" em termos de falta de experiência como hoje se viu em vários lances.
Onde valeu, em pelo menos duas ocasiões flagrantes, a enorme categoria de Douglas.
E daí para a frente, com a excepção de André Santos, a experiência em jogos europeus também é pouca ou nenhuma.
E isso "paga-se".
E se jogadores como Leonel Olimpio colmatam isso com a enorme experiência profissional outros estão a fazer o seu caminho e chegarão,rapidamente estou certo, ao patamar competitivo adequado a jogar numa Liga Europa.
Dir-me-ão, sem por em causa a qualidade de Russi também ele a ambientar-se a outro tipo de futebol, que Maazou fez falta.
Fez.
Muita.
Por culpa própria (lá está mais um erro de que só nos podemos culpar a nós) porque ninguém o mandou tirar a camisola para festejar o golo em Lyon.
Conclusão de tudo isto?
Acredito que vamos passar á fase seguinte.
Porque em Guimarães quer o Bétis quer o Lyon estão perfeitamente ao nosso alcance e a "fúria portuguesa"(no relvado e nas bancadas), alimentada pelo roubo de hoje, permitirá duas vitórias que nos apurarão.
Depois Falamos.
P.S. Quanto á indignação televisiva ela é fácil de explicar.
O canal, possivelmente espanhol,chamado SIC no jornal da tarde anunciava um Bétis-Sporting (!!!)vá-se lá saber porquê.
Os comentadores do jogo, além de muito felizes com o golo do benfiquista Miguel Vitor a jogar num clube qualquer de um qualquer país, fartaram-se de disparatar nos comentários(só a titulo de exemplo com a equipa a perder queriam tirar Russi e meter Barrientos...) e revelaram uma "isenção" que nunca lhes vi quando o clube português em campo é de Lisboa ou do Porto.
Até queriam expulsar o Addy num lance que nem falta foi!
Temos de transformar o nosso estádio num verdadeiro "INFERNO".Doutra forma não vamos lá.
ResponderEliminarTodos temos que assumir os nossos erros!
ResponderEliminarO vitória errou ao falhar oportunidades escandalosas, que neste competição não se podem desperdiçar, o Kanu no golo andou perdido,penalty claro a favor do vitória,nao me parece pelas repetições que o golo seja fora de jogo,penso que o luis não pode afirmar com toda a firmeza.O Addy faz falta para cartão vermelho.
Acima de tudo penso que o Vitória provou que pode vencer este Betis assim como o Lyon nos próximos jogos e passar á próxima fase, que com toda a razão o presidente Julio Mendes disse que era deveras importante financeiramente.
Devemos é todos comparecer no jogo de cá, em massa para provar que somos únicos e diferentes.
Agora temos é de pensar no Paços Ferreira e vencer, para não fugirmos dos lugares cimeiros.
Força Vitoria
Fala e bem do jogo de St. Petersburgh.
ResponderEliminarTambém um grande roubo na história europeia do nosso clube...
Ontem foi mais um, sem dúvidas...
Caro Anónimo:
ResponderEliminarIsso é indispensável. Os vitorianos tem de estar presentes em massa. Mais de 20.000.
Caro ar:
E eu digo isso no texto. Também temos grandes responsabilidades na derrota.
Mas cá vamos conseguir o apuramento.
Quanto á Liga temos de ganhar e Paços de Ferreira. Pelos 3 pontos e pela oportunidade de ultrapassarmos um certo clube.
Caro Mr Karvalhovsky:
E infelizmente outros virão. O que terá,pelo menos, a vantagem de estarmos nas competições europeias