Páginas

segunda-feira, julho 15, 2013

Louva a Deus

3 comentários:

  1. Nos dias que correm, louvar a Deus, é tudo o que podemos fazer!

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo : A magia das línguas permite de encontrar por vezes traduções curiosas no reino animal! Assim, o" Louva a Deus", que desconhecia, é o que os Provençais, em França, chamam "Prie Dieu" , que é quase similar.

    O que é interessante, é que o mesmo insecto, no resto da França, se chama "Mante Religieuse", da família das "mantis", derivada do grego Màvtiç, profeta, adivinhadora, que Théocrite jà tinha mencionado.

    E porquê "religieuse"? Devido à posição das patas anteriores, dobradas, posição de oração, que o insecto adopta quando se prepara para apanhar as presas!

    Curiosamente, os Canadianos Franceses da Acadia, chamam-lhe " Cavalo do Diabo"!

    Mas o mais curioso, é que estes "Louva a Deus", "Prie Dieu", "Mante Religieuse" e "Cavalo do Diabo", que são o mesmo insecto, têm o raio da mania de comer os amantes depois de copular! Devoram-nos! E ainda mais curioso, os pobres amantes, mesmo depois de perder a cabeça, decapitada pela fêmea, continuam a copular e a produzir spermatozoïdes! Alguns dizem que é por abnegação e outros que é puro canibalismo! De qualquer maneira, "nada se perde ,nada se cria, tudo se transforma" como dizia Lavoisier!

    Pergunto a mim mesmo se na politica este género de "Mante Religiosa" que devora os melhores amigos também existe.

    Freitas Pereira

    ResponderEliminar
  3. Cara CMM:
    Quase tudo...
    Caro Joaquim de Freitas:
    A erudição do meu Amigo não tem limites.
    Mas de facto as subtilezas da linguagem são algo de fascinante.
    E confirmo que na politica existem muitas e muitas "Mante Religiosas".

    ResponderEliminar