Proprietário e redactor do jornal "A Corneta do Diabo", Palma Cavalão surge em Os Maias, de Eça de Queirós, como um jornalista corrupto, facilmente "agitado com o tinir do dinheiro". O nome de "Cavalão" fora atribuído ao Palma para o "distinguir de outro benemérito chamado Palma Cavalinho. "Sem carácter, publica artigos injuriosos ou retira-os desde que para isso lhe paguem. Como reconhece Ega, sobre um artigo do Dâmaso a denunciar as relações de Carlos e Maria Eduarda, "o artigo fora-lhe, simplesmente, encomendado e pago. No terreno do dinheiro vence sempre quem tem mais dinheiro."Baixo e gordo, como se depreende das palavras de Alencar que o define como "canalha", "vil bolinha de matéria pútrida!..." e "chouricinho de pus!", Palma Cavalão é o símbolo do jornalismo de escândalo, feito por jornalistas imorais e corruptos.
A.A. Barroso in Blogue "Dar à Tramela"
"Os Maias" do genial Eça de Queirós são o meu livro preferido de toda a literatura portuguesa.
Um retrato espantoso do Portugal do século 19 (aplicável ao 20 e ao 21) e daquilo que era e é a sociedade portuguesa.
Figuras marcantes do livro (e da época que ele retrata)como o conde Gouvarinho, o Tomás de Alencar, o Vilaça, o Cohen, a Raquel, o Castro Gomes, o Eusebiozinho, o Carlos da Maia, a Maria Eduarda, o João da Ega e tantas outras personagens são fáceis de identificar em protagonistas da sociedade de hoje.
Os retratos permanecem imutáveis.
Admito que é mais dificil ,nos tempos correntes, encontrar personagens com a grandeza de Afonso da Maia um patriarca cujo figura atravessa e marca toda a obra.
Mas lembrei-me deste livro a propósito de uma das suas mais caracteristicas personagens, acima descrita por A. A. Barroso um estudioso da obra de Eça, que é o jornalista Palma Cavalão.
Espécie raro na época mas hoje fácil de encontrar um pouco por todo o lado.
Até em Guimarães...
Até nas eleições do Vitória...
Depois Falamos
Sr. Luis Cirilo
ResponderEliminarJá percebemos que deverá haver alguém a incomodá-lo com algum tipo de "papagaiada", mas aceitará que lhe sublinhe que isso não é perceptível para a generalidade das pessoas, pois neste momento queremos é esperança e projectos. E, muito sinceramente, de si não esperava fait-divers para encher tempo. Espero que passe ao que se segue, que será certamente mais importante.
Cumps.
JM
Caro JM:
ResponderEliminarA incomodar não será o caso.
Mas a indignar seguramente.
Porque estou farto de pregadores de moral e virtude para os outros quando em relação s a si próprios são o que se sabe.
Quanto ao resto...cada coisa a seu tempo.
E não serão estes "artistas" que me farão trocar o essencial pelo acessório
retrato perfeito desse "jornaleiro" especialista em fretes.
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarPalma Cavalão e o seu jornal "A Corneta do Diabo" são marcos da literatura queirosiana. E de jornaliso que ainda se faz por aí...
Se nao me engano estamos a falar de j. E. G, esse referencial de idoneidade da nossa praça
ResponderEliminarAdivinhei?
Caro cm:
ResponderEliminarAcho que tem um certo jeito para artes adivinhatórias...
Depois das notícias mais recentes, creio que o Sr. Luis Cirilo se aperceber que há mais Palma Cavalões que aqueles que julgava....
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarDisso não tenho a minima duvida.