Já o escrevi noutras ocasiões mas entendo repeti-lo agora que caminhamos para uma altura de decisões importantes na vida do clube.
Anunciei a 28 de Outubro, em Assembleia Geral, a minha disponibilidade para uma candidatura á presidência do Vitória quando o clube tiver eleições.
E em função disso, de estar disponível mas sabendo que não há eleições marcadas, tenho recusado (e vou continuar a fazê-lo) prestar declarações à comunicação social sobre esse assunto.
Por duas razões:
Em primeiro lugar porque não havendo eleições não há campanha eleitoral.
Em segundo lugar porque discordando da actual direcção em muita coisa, e considerando que o seu ciclo já terminou e eleições antecipadas são a saída desejável para a actual situação, tenho por ela o respeito devido a quem exerce funções legitimado pelo voto maioritário dos sócios.
Entendo que é urgente construir um “novo “ Vitória e que essa construção só pode ser alicerçada numa clarificação eleitoral.
Mas não sobre “terra queimada”!
O que equivale por dizer que estando a preparar uma alternativa em termos programáticos e de pessoas para lhe darem corpo o tenho feito com a maior discrição porque se há coisa que entendo errada seria transformar este período tão delicado da vida do clube num “reality show” tipo “big brother” em que tudo se vê e tudo se sabe.
Quando a situação o exigir a alternativa estará pronta isso posso assegurar.
Por isso, pese embora a estranheza de alguns e até a incompreensão de uns poucos, tenho mantido algum silêncio sobre a vida do clube nas últimas semanas.
Porque embora entenda que se está a perder tempo em termos da tal clarificação necessária também sou de opinião que, tendo o presidente da direcção assumido publicamente o compromisso de até 31 de Janeiro de 2012 encontrar uma solução financeira para o clube, é do mais elementar bom senso aguardar por essa data para avaliar definitivamente a situação.
Seria tristemente irónico que os sócios ainda pusessem ser “acusados” de ter sido por qualquer precipitação da sua parte que o clube tinha visto inviabilizada uma eventual boa solução para o seu enorme problema financeiro. Aliás terá sido também esse, e bem do meu ponto de vista, o entendimento do presidente da assembleia-geral ao dar á direcção esse prazo (estipulado pela própria) para encontrarem a tal solução financeira de molde a posteriormente poder ser levada á Assembleia Geral juntamente com o relatório e contas chumbado em Outubro e o plano de reestruturação financeiro.
Creio, pois, que o mais elementar sentido de responsabilidade e a preservação até ao limite de uma unidade clubistica já de si muito fragilizada, “obriga” a que todos usemos da máxima contenção até ao dia 31 de Janeiro.
Na certeza de que nessa data das duas uma:
Ou a direcção comunica ao presidente da Assembleia Geral já estar em condições de levar á apreciação dos sócios o plano de reestruturação e consequente solução financeira e depois sujeita-se ao veredicto dos associados.
Ou não o fazendo, e desrespeitando portanto o prazo que ela mesmo tinha estipulado, dará toda a legitimidade ao presidente da assembleia-geral para agir em conformidade.
Ou marcando nova AG para discussão do relatório e contas anteriormente chumbado ou usando outros instrumentos á sua disposição para resolver de uma vez por todas este impasse.
Na certeza absoluta de que também aí os sócios saberão o que é melhor para o clube.
Pessoalmente entendo que o melhor para o Vitória será mesmo a direcção encontrar uma boa solução financeira, que não comprometa o futuro desportivo, e levá-la á AG juntamente com o relatório e contas.
Anunciando em simultâneo a sua demissão ,e o pedido de eleições antecipadas num prazo razoável, assim devolvendo a palavra aos sócios.
E aí cada um assumirá as suas responsabilidades.
Creio que embora isso exija de todos um esforço adicional de paciência valerá a pena esperar por 31 de Janeiro.
Estou sinceramente convicto que nestes tempos conturbados isso é o que melhor defende os interesses do Vitória.
Depois Falamos
Sr Luis Cirilo, sempre que se trata de defender o clube contra quem o dirigi o Sr sempre fez o mesmo...assobia para o ar.
ResponderEliminarJa no tempo da outra senhora o fez.
Mas qual o motivo?
Politiquices ou tiques de politico?
Por isso mesmo, o blogue que assinamos tem estado calado, não que não faltem "episódios" para contar, mas porque sabemos que apartir di dia 1 de Feveiro e depois deste nosso silencio, mas muito mais pelo que aí vem, muita gente vai ter de mudar de "casa".
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarPara poder aceitar essa critica ela teria de ser verdadeira. E é falsa.
Porque tenho sido muito claro no que digo e penso da situação do clube.
Digo-o nas assembleias gerais,escrevo-o aqui e em orgãos de comunicação com que colaboro,não tenho tabus em relação ao clube a quem o dirige.
Também não faço do assunto uma "guerra civil" que não é caso para tanto.
E faço tudo ás claras.
Não escrevendo fáceis comentários anónimos em blogues.
Quanto ao politico é linguagem que a direcção tentou usar para me criticar numa certa fase anterior e esgota-se no vazio que encerra.
Tenho,sempre tive,vida fora da politica e sou sócio do Vitória à 40 anos. E isso é o que verdadeiramente incomoda muita gente.
Caro Afonso:
Sonre isso não tenho qualquer duvida.
Há gente no Vitória que vai mesmo ter de mudar de casa.
E de camarote.
Porque há muito "borlista" no camarote presidencial que vai passar a ter de pagar as cotas e ir para a bancada. Se são vitorianos como é evidente.
A muitos borlistas nos camarotes e fáceis de detectar. Basta dar uma olhada e vesse bem que é que tem a lata de estar sempre de dentes arreganhados...
ResponderEliminarSe fossem vitorianos...
ResponderEliminarPosição sensata e correcta, como seria de esperar, vindo de que vem.
ResponderEliminarDesejo-te toda a boa sorte meu amigo!
Vejam lá se esses "borlistas" dos camarotes não serão patrocinadores, alguns deles a segurar o clube por estes dias.
ResponderEliminarNão cuspam nos prato que comem.
Quem muito fala (escreve neste caso) arrisca-se a dizer muitas asneiras.
Será que temos assim tantos "patrocinadores"?
ResponderEliminarEntão porque razão não se vê publicidade de tantas empresas nas Camisolas do clube?
Porque razão estão tantos camarotes por vender?
Ou será que os Patrocinadores têm direito a encher o Camarote Presidencial até ao ultimo lugar disponivel?
Haja paciencia para "lavar alguns pratos" que apenas no Camarote Presidencial são usados!
Mas outra coisa:
ResponderEliminarAfinal porque razão estão neste momento os "patrocinadores" a segurar o clube?
Eles não se comprometeram a "patrocinar" ou será que é só por causa dos bolinhos de bacalhau?
Ou será que andam já a dar "mais" do que estava inicialmente acordado?
Vamos lá por tudo em "pratos limpos".
patrocinadores...esta esta muito boa!!!
ResponderEliminarDeixem-se de guerras, o clube está como está porque os Vitorianos mesmo aqueles que nada têm a dizer, pensam muito alto.
ResponderEliminarCriticar,sim
Pressão,sem duvida
Mas todos temos o dever de fazer o melhor para bem do clube, cada um para o lugar que está destinado, a mim pessoalmente cabe-me apoiar, pois não sou candidato, na altura certa irem fazer o meu juizo de valor, mas para já, tenho de defender os meus, que são o VSC.
APL
Parece que anda por aqui alguém que deve andar sempre na pesca das vinhetas
ResponderEliminarCaro vip:
ResponderEliminarsão fáceis de detectar são.
Caro Miguel:
Então essa conversa é que nos levava longe!
Caro Rui Miguel:
Eu sei que sim meu amigo.
Caro Anónimo:
Só enfia bonés quem quer.
Mas os borlistas podem ficar descansados porque nos bares do estádio não falta de comer e beber.
Tem é de pagar!
E se são vitorianos certamente vão continuar a ir aos jogos.
Caro Afonso:
Ora nem mais.
Essa é que é a questão.
Eu sei ,isso sim, de patrocinadores reais que foram tão mal tratados que acabaram por deixar d epatrocinar o clube e especialmente as modalidades.
Caro benachour 10:
Não está mal não.
Caro APL:
De acordo.
Que cada um cumpra o que entende ser seu dever.
Caro vip:
Bem provável.
soube que ainda há dias no intervalo de um jogo,o recente Vice Jorge Afonso desmascarou alguns desses mamas sagrados e que os pôs fora da sala presidencial .pena ser o unico lá dentro a lutar pelo Vitória.
ResponderEliminarCaro Jake Carvalho:
ResponderEliminarOuvi falar...
Boa noite, caro LC.Como toda a gente já sabia e esperava, o dia 31 de Janeiro passou, e solução financeira prometida pela direção, nem vê-la!Vou ficar a aguardar que cumpra a sua palavra, e pronuncie-se sobre isto de forma clara, sem rodriguinhos politiqueiros...
ResponderEliminarVitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Caro vitória até morrer:
ResponderEliminarVou tomar uma posição como é evidente.
Boa noite.Qual e quando, caro Lc?
ResponderEliminarVitória até morrer!!!!!!!!!!!!!!!
Caro vitoria até morrer:
ResponderEliminarJá disse hoje na TSF a minha posição sobre o assunto.
A situação é gravissima,o passivo está descontrolado, no Vitória tem de haver juizo ou não há Vitoria