Em Portugal há muitas formas de inclinar os relvados a favor de dois(ás vezes três)e em detrimento de todos os outros.
Numa fase mais primitiva era apenas através dos árbitros.
Depois,já numa fase de "especialização",passou a ser através de fiscais de linha e dos observadores dos jogos.
Mas o "sistema" é criativo e bem á portuguesa não para de inventar novas formas de falsear a verdade desportiva dos campeonatos.
Já se conhecia,embora com um silêncio vergonhoso de todos os outros, a habilidade que é o sorteio da Liga feito no exclusivo interesse de favorecer os conhecidos 3"estarolas".
Mas de há algum tempo a esta parte uma nova ferramenta surgiu e de eficácia comprovada.
A calendarização televisiva dos jogos e o tempo de descanso que permite a uns e retira a outros.
Exemplos concretos:
Manuel Machado lamentava, com toda a razão, que tendo o Vitória o mais difícil adversário europeu o seu jogo com o Porto (o mais difícil adversário interno ou não fosse o campeão em titulo)se tivesse de disputar num domingo á noite enquanto os outros europeus tinham jogado ou sexta(Benfica) ou sábado(Sporting e Braga) ganhando com isso mais um dia de descanso.
Claro que isso tem a ver com a programação da sporttv e com o facto de os clubes aceitarem passivamente o tal sorteio condicionado.
Agora repete-se a "brincadeira":
Jogamos quinta feira com o Atlético de Madrid e domingo com o Beira Mar.
O mesmo acontece,aliás, com o Sporting que joga nos mesmos dias.
Já o Braga apenas actua na segunda feira beneficiando do tal dia de descanso a mais.
E o Benfica,que joga na quarta feira com o Twente,também só disputa o seu jogo da 3ª jornada na segunda feira seguinte!
Frente ao Nacional que também beneficia dos tais dias a mais de descanso.
Não sei,sinceramente, que vão os representantes dos clubes desfavorecidos(que são quase todos)fazer ás assembleias gerais da Liga.
A verdade é que o "sistema" cada vez inclina mais os relvados!
Arbitragens, disciplina,sorteios e televisões tudo são instrumentos para falsear a verdade desportiva das competições.
Há silêncios que, de facto, são mais que comprometedores.
São vergonhosos!
Depois Falamos
Aqui não penso que o problema seja o sistema implantado, o problema é os dirigentes dos clubes prejudicados estarem mais preocupados com outras coisas que não a defesa dos interesses dos seus clubes...
ResponderEliminarInteresses que no nosso Clube devem ser imensos tal a passividade com que se encaram estas "inclinações"...
isto vindo de quem já pede adiamento de jogos à segunda jornada...é o cansaço...
ResponderEliminarCaro Anónimo:
ResponderEliminarEsse é que é o problema.
A passividade com que aceitam que o clube seja prejudicado por todas estas habilidades do "sistema".
Podiam não conseguir grande coisa mas ao menos protestavam.
Caro Anónimo:
Isto não é de agora.
Vem-se repetindo época atrás de época.
Quanto ao adiamento do jogo com o Nacional creio que o Vitória fez bem. Ao menos usou algo a que tem direito e sem prejudicar terceiros.
Boa tarde Sr. Luis Cirilo
ResponderEliminarGostaria de saber a sua opinião em relação aos comentarios do Sr. Pinto Brasil.
Gosto de algumas cronicas suas porque apesar de um critico desta direcção, o Sr. demarca-se da critica fácil e do falar por falar.
Mas o Sr. Pinto Brasil (candidáto da sua lista ás ultimas eleições do nosso Vitoria) com estas afirmações é Vitoriano porque paga somente as cotas!!!
Abraço
Idalécio
Caro Idalécio:
ResponderEliminarAcho que não devo comentar mais do que aquilo que vou dizer de seguida: Não conheço nenhuma razão objectiva para meter a PJ no Vitória. As duvidas sobre a gestão devem ser colocadas aos orgãos próprios do clube.
Direcção,Assembleia Geral,Conselho Fiscal,COnselho de Jurisdição.
Só com indicios comprovados de infracções graves é que admito que se recorra á Justiça. Lembro-me bem do que o clube sofreu nos anos finais de Pimenta Machado quando alguns "grandes" vitorianos fizeram o que se sabe.
desde que não se antecipem jogos..que isso é ridículo e ultimamente virou moda no nosso campeonato (ninguém lá fora faz isso, não é permitido antecipar apenas adiar)e desvirtua completamente o campeonato, e isso foi visível nos últimos dois anos. se nos lembrarmos bem o benfica antecipou um jogo cerca de 2 semanas com o leiria, prejudicando claramente o braga que era líder...e no ano passado foi o porto a fazer o mesmo antecipando um jogo 3 semanas com o nacional, prejudicando o benfica que ainda ficou mais distante...parece que no final as contas são sempre as mesmas mas não é verdade este factor desvirtua a competição
ResponderEliminarCarissimos ainda hoje estamos a pagar (Vitória S.C. e associados)bem caro pela entrada da P.J. no Vitória. Tudo isto por guerras pessoais de "ilustres" vitorianos contra Pimenta Machado. Começou na descida de divisão e continua na desorganização e no amadorismo com que se debate a actual direcção do clube. Creio que as declarações de Pinto Brasil demonstram o quanto ama o nosso Vitória. Ou seja, não ama, deseja apenas o poder, sabe-se lá porquê? Em 34 anos de associado nunca vi este senhor no D. Afonso Henriques ou em qualquer estádio do país a apoiar o Vitória, ou até mesmo no Pavilhão do clube apoiar po Voleibol ou o Basquetebol. O Vitória deve ser dirigido por vitorianos de sete costados. Sejam eles ricos ou pobres. O que é preciso é agrupar esses vitorianos e construir uma Direcção Forte.
ResponderEliminarNão digo q não tenha razão, mas tantas queixas? não tarda nada começam a ser conhecidos pelo clube dos calimeros!
ResponderEliminarmostrem dentro do campo.. ganhem!
Caro Anónimo:
ResponderEliminarConcordo que a regulamentação dos campeonatos devia ser mais perfeita.
Mas para isso era necessário haver vontade. E não há.
Caro Lourenço:
Realmente de salvadores da Pátria já tivemos a nossa dose. Que nos permitiu conhecer estádios como o de Gondomar ou regresso a palcos esquecidos como Chaves ou Matosinhos!
Daí que entenda que salvo indicios fortes que exijam a sia intervenção a PJ está bem longe do nosso clube.
Caro Ricardo:
Não são queixas,são constatações.
Admito que incómodas para os beneficiários destas situações.
No ano passado o Manuel Machado não adiou o jogo Braga - Guimarães e disse que as equipas portuguesas, naquela altura, já tinham feito pontos suficientes para manter o ranking que ocupavam na UEFA. Foi a Braga, levou 3 - 1 e voltou a Guimarães com o rabinho entre as pernas. Nessa altura, perdeu toda a legitimidade moral para estar agora a queixar-se do calendário. Que aguente e ganhe jogos. Já agora, que seja coerente com as suas opiniões.
ResponderEliminarCaro Francisco:
ResponderEliminarConvém recordar que Vitória e Braga disputavam o terceiro lugar e que aceder ao adiamento era favorecer os interesses do Braga e prejudicar os do Vitória.
Fora isso acho que o que está em causa é aperfeiçoar os regulamentos e torná-los iguais para todos.
Porque actualmente não o são.
Tudo que o LC escreveu é verdade.
ResponderEliminarMas os clubes tem de se unir e bater o pé á Liga para conseguirem igualdade de tratamento.
Se Porto e Benfica não estiverem de acordo que joguem sozinhos
Quanto ás televisões tenho muita pena que a tacanhez do FCP tenha acabado com o programa A Bola é redonda no porto canal. era o unico debate desportivo que valia a pena ver.
ResponderEliminarCaro João:
ResponderEliminarTambém acho que uma das soluções passa pela união dos prejudicados.
Quanto ao programa do Porto canal foi de facto uma pena ter terminado